Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS OUTRAS DISCIPLINAS NA ESCOLA _ LIGAÇÕES ENTRE ATIVIDADES FÍSICAS E INTELECTUAIS


DE MODO GERAL, POUCA IMPORTÂNCIA SE DÁ A UMA POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE "AS ATIVIDADES DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA"=atividades do corpo E "ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA"=atividades da mente.

(se entre as últimas não existe entendimento, quanto mais entre as de educação física, pois a escola tem a visão de corpo e mente de forma dissecada, separada, ao contrário dos conceitos de autores como PIAGET E WALLON que defendem a atividade corporal infantil no desenvolvimento cognitivo e melhor aprendizado nas disciplinas escolares)...

ESCOLA: RESERVA-SE À MENTE  A QUASE TOTALIDADE  DAS CONSTRUÇÕES ESCOLARES. O ESPAÇO PARA O CORPO  PERDE-SE ESCONDIDO ENTRE AS SALAS DE AULA E ADMINISTRAÇÃO!!! 

DÁ PARA IMAGINAR A ESCOLA COMO UM SER DE CABEÇA IMENSA E CORPO DIMINUTO, UM SER, POR ISSO, DEFORMADO!!!

UMA CERTA DESPROPORÇÃO ENTRE MENTE E CORPO NA UNIVERSIDADE AINDA SERIA ADMISSÍVEL, EMBORA NÃO COMPREENSÍVEL . AFINAL, UM INDIVÍDUO ADULTO JÁ ULTRAPASSOU O PERÍODO DO CRESCIMENTO FÍSICO. MAS, QUANTO ÀS CRIANÇAS, É IMCOMPREENSÍVEL O DESCUIDO COM A EDUCAÇÃO MOTORA OU DESCASO DA ESCOLA PELA ATIVIDADE CORPORAL INFANTIL.


SE PERGUNTÁSSEMOS A QUALQUER PROFISSIONAL LIGADO A EDUCAÇÃO ESCOLAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SERÃO TODOS UNÂNIMES EM AFIRMÁ-LA. MAS ELES SEMPRE SÃO QUESTIONADOS QUANTO A ESSA IMPORTÂNCIA...PRECISAM "PROVAR"  O QUE CIENTIFICAMENTE JÁ ESTÁ PROVADO ATRAVÉS DA FISOLOGIA E NEUROLOGIA...OS MÚSCULOS REAGEM AO PENSAMENTO QUE ENTENDE QUE PRECISA EXECUTAR TAL AÇÃO PARA TAL FINALIDADE, SENDO QUE ESTES, OS MÚSCULOS E TODAS AS ESTRUTURAS CORPORAIS ENVOILVIDAS NO ATO DE MOVIMENTAR,  TÊM NERVOS AFERENTES E EFERENTES  QUE LEVAM E TRAZEM INFORMAÇÕES DO ESQUEMA CORPORAL AO CÉREBRO, PERMITINDO A CRIANÇA EXECUTAR O  MOVIMENTO... ISSO É APRENDIZAGEM CORPORAL, QUE ATRAVÉS DA AÇÃO SE COMPREENDE DETERMINADA INFORMAÇÃO OU ATRAVÉS DO PENSAMENTO O CORPO VIVENCIA A INFORMAÇÃO!...DIFICILMENTE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DEIXARIA DE RESSALTAR O VALOR DAS ATIVIDADES FÍSICAS PARA O APRENDIZADO DE SUA MATÉRIA.

EX: A importância dos jogos na aprendizagem matemática das crianças de 4 a 6 anos 
http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0071 



O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, É DE VALOR INDISCUTÍVEL NA ESCOLA. NÃO HAVERIA PAIS, MAIS OU MENOS ESCLARECIDOS, QUE NÃO FOSSEM À ESCOLA RECLAMAR, CASO UMA DESSAS DISCIPLINAS NÃO CONSTASSE DO PROGRAMA DE ENSINO DE SEUS FILHOS. MAS, SE AS CRIANÇAS NÃO APRENDESSEM CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, COMO DE FATO ACONTECE EM MUITOS LUGARES, POUCOS SE IMPORTARIAM COM ISSO...ISSO É MUITO GRAVE!!!ESCOLA QUE NÃO TEM A DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA!

 
A ESCOLA  EXIGE QUE A CRIANÇA LEIA, ESCREVA, CALCULE, ENFIM, QUE COMPARTILHE SÍMBOLOS, LINGUAGENS COMUNS A UMA SOCIEDADE. PARADOXALMENTE, ESSA ATITUDE SOCIALIZADA DEVE SER PRATICADA EM CARTEIRAS QUE ISOLAM AS CRIANÇAS UMAS DAS OUTRAS E ATRAVÉS DE TAREFAS NA MAIORIA INDIVIDUAIS, EM RESUMO, EXIGE-SE UMA ATITUDE SOCIALIZADA ATRAVÉS DE PRÁTICAS INDIVIDUALIZADAS!


DIZER QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA É IMPORTANTE PORQUE FAZ A CRIANÇA USAR A ENERGIA EXCEDENTE, OU PORQUE DESENVOLVE A DISCIPLINA DO ALUNO, O COMPANHEIRISMO, A RESPONSABILIDADE, NÃO CHEGA A CONVENCER NINGUÉM DE SUA IMPORTÂNCIA NA ESCOLA. ISSO TUDO É MUITO VAGO E DISCUTÍVEL!

A escola limita muitas vezes a ação da criança, onde para FREIRE (1986), a escola deveria deixar espaço para o aluno construir seu próprio conhecimento, sem se preocupar em repassar conceitos prontos, o que segundo ele é o que freqüentemente ocorre na prática tradicional, que trata o aluno como ser passivo, em quem se “depositam” os conhecimentos e exigindo que o mesmo se enquadre dentro daquilo que acredita ser o certo. A criança tem sempre que se adaptar à escola, mas dificilmente ocorre o contrário.


#############################################################################

 # COMO É IMPORTANTE A MOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA,  DOS SENTIMENTOS, DAS RELAÇÕES SOCIAS, COMO PROVÁ-LOS?


AS TAREFAS E ATIVIDADES BEM ELABORADAS NO SENTIDO DE SE INSERIR NAS  MESMAS POSSIBILIDADES DE SE DESENVOLVER A COGNIÇÃO ATRAVÉS DE NOÇÕES DE SERIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO,  ETC... COMO POR EX.ATRAVÉS DE CORES DIFERENCIADAS, FORMAS, TAMANHOS, TEMPO,  ESQUEMA CORPORAL, DIFERENCIAÇÃO DE OBJETOS, MUDANÇAS DE ESPAÇO COM RELAÇÃO AO CORPO OU AO ESPAÇO QUE SE OCUPA DENTRE OUTRAS SUGESTÕES...A CRIANÇA É LEVADA A PENSAR, DIFERENCIAR, ESCOLHER, PERCEBER AS DIFERENÇAS, SOMAR, DIMINUIR ATRAVÉS DAQUILO QUE ELA VIVE COM SEU CORPO.

############################################################################


TODO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO DA CRIANÇA FORMA-SE BASICAMENTE A PARTIR DA ATIVIDADE DE :CLASSIFICAR E SERIAR. -PRÉ-ESCOLA



EX:  #PEDE-SE ÀS CRIANÇAS QUE BUSQUEM OBJETOS REDONDOS(FORMA-CLASSIFICAÇÃO-REDONDA) E NÃO VERDES(CLASSIFICAÇÃO-CORES OPOSTAS AO VERDE)- NADA MAIS DEVERÁ SER FEITO QUE CLASSIFICAR ENTRE A CLASSE DE REDONDOS E AQUELES QUE TENHAM QUALQUER COR QUE NÃO SEJA O VERDE.    #O PROFESSOR COMANDARIA ATIVIDADE SOLICITANDO PARA QUE AS CRIANÇAS TROUXESSEM OBJETOS DE UMA CERTA COR, DE UM CERTO PESO, TAMANHO(GRANDE, MÉDIO, PEQUENO, PP), FORMA DENTRE OUTROS ESPALHADOS PELO PÁTIO.    #UMA ATIVIDADE: VARIAÇÃO DE "BOCA DE FORNO(BRINQUEDO POPULAR TÃO CONHECIDO NO BRASIL TAMBÉM COM O NOME DE "ABACAXI")- BASICAMENTE O PROFESSOR OU UM A CRIANÇA QUE COMEÇA A COMANDAR(ESSA REVESARÁ DEPOIS COM OUTRA CRIANÇA E ASSIM SUCESSIVAMENTE):BOCA DE FORNO-FORNO-DAREI UM BOLO-BOLO-FAREIS TUDO QUE O MESTRE MANDAR?(OU ABACAXI-XI-MARACUJÁ-JÁ-FAREIS TUDO QUE O MESTRE MANDAR? AI AS OUTRAS CRIANÇAS RESPONDEM:FAREMOS.ENTÃO CORRAM ATÉ...(E AI VAI UMA ORDEM QUALQUER PARA O CUMPRIMENTO DA TAREFA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL).VARIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EM NÍVEIS CADA VEZ MAIS ELEVADOS: SUGERIR O CUMPRIMENTO DAS TAREFAS EM GRUPOS, EM FORMA DE GINCANA!

OBS: ESSAS TAREFAS PARECEM SER SIMPLES, PORÉM PARA QUEM ACABA DE ADQUIRIR ESSAS NOÇÕES, COMO CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA É ALGO M UITO COMPLEXO, CONSIDERANDO-SE QUE A TAREFA CONSISTE EM REALIZAR A AÇÃO COM RAPIDEZ. OU SEJA, NÃO HÁ TEMPO PARA PÔR-SE A PENSAR NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA, O QUE TORNA O CONHECIMENTO CORPORAL DOS OBJETOS EXTREMAMENTE IMPORTANTE E ASSOCIADO AO CONHECIMENTO CONCEITUAL DE CLASSES.ESSE JOGO PROPÕE VÁRIAS QUESTÕES AO MESMO TEMPO:1- UMA SOBRE SUBCLASSES DE CORES, OUTRA SOBRE FORMA, OUTRA QUEM CHEGAR PRIMEIRO(NO FUNDO ELA SABERÁ QUE É A VENCEDORA, A PRIMEIRA E NAO A SEGUNDA OU A TERCEIRA,QUARTA...O QUE DEPENDERÁ DE FATORES INDIVIDUAIS DE CADA UM COMO ALTURA,COORDENAÇÃO, PERCEPÇÃO,VELOCIDADE, DISPOSIÇÃO PARA REALIZAR A ATIVIDADE...).PARA CADA SITUAÇÃO ESPECÍFICA, A CRIANÇA TEM QUE FORMAR ESQUEMAS OU COMBINAÇÕES DE ESQUEMAS PARTICULARES. UM PROBLEMA APARENTEMENTE SIMPLES, COMO SEPARAR OBJETOS POR CORES, EXIGIRÁ ADAPTAÇÕES DIFERENTES DE ESQUEMAS SE A SITUAÇÃO MUDAR, POR EXEMPLO, DA SALA DE AULA PARA UM ESPAÇO ABERTO, DE UMA TAREFA INDIVIDUAL PARA UMA COLETIVA, DE UMA POSTURA SENTADA PARA UMA EM MOVIMENTO E ASSIM POR DIANTE.


################################################################################



UM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS NOÇÃO DE NÚMERO(MATEMÁTICA)-CORRESPONDÊNCIA- PRÉ-ESCOLA


*ATIVIDADE:  PEDIR PARA QUE AS CRIANÇAS SE ORGANIZEM EM DUAS FILEIRAS A E B, E SE VIREM DE FRENTE PARA O AMIGO DA FILEIRA DO LADO, TRANSFORMANDO ASSIM EM 2 COLUNAS, UMA DE FRENTE PARA O OUTRA, FORMANDO PARES. SUGERIR QUE TROQUEM PASSES COM A BOLA. ESSAS COLUNAS AGORA DEVERÃO ESTAR COM AS CRIANÇAS DISPOSTAS UM PASSO LATERALMENTE UMAS DAS OUTRAS PARA NAO SE MACHUCAREM E TEREM ESPAÇO PARA SE MOVIMENTAR.

*ANÁLISE: TRATA-SE DE UMA QUESTÃO DE CORRESPONDÊNCIA, PORQUE A CADA CRIANÇA DE UMA COLUNA CORRESPONDE UMA OUTRA NA COLUNA À FRENTE,SENDO ASSIM, UM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA NOÇÃO DE NÚMERO.

TANTO É QUE SE O PROFESSOR PERGUNTAR SE CADA COLUNA TEM O MESMO NÚMERO DE CRIANÇAS, ELAS BASEANDO-SE NA CORRESPONDÊNCIA DOS AMIGUINHOS(AS) À FRENTE,IRÃO RESPONDER QUE TEM O MESMO NÚMERO.

AGORA,SE O PROFESSOR PEDIR PARA QUE NA COLUNA "A"  AS CRIANÇAS TOMEM UMA DISTÂNCIA MAIOR ENTRE SI DO QUE AS DA COLUNA "B"(AS CRIANÇAS AQUI FICARIAM MAIS PRÓXIMAS UMAS DAS OUTRAS) E REPETIR A PERGUNTA ACIMA, AS CRIANÇAS VÃO ACHAR QUE TÊM MAIS CRIANÇAS NA FILEIRA "A", UMA VEZ QUE ESTA ESTÁ MAIS EXPANDIDA LATERALMENTE.

CONSTATANDO ESSA DIFICULDADE EM LIDAR COM QUANTIDADES, SE PEDIR PARA QUE AS CRIANÇAS TROQUEM OS PASSES COM AS BOLAS COM  SEU PAR, ORA PELO ALTO, ORA QUICANDO NO CHÃO OU ORA NA ALTURA DO PEITO(TRABALHANDO ALTURAS BAIXO,MÉDIO E ALTO), ISTO É, PROVOCANDO UMA CORRESPONDÊNCIA, FICA EVIDENCIADO QUE CADA CRIANÇA DE UMA COLUNA TEM UM COMPANHEIRO CORRESPONDENTE PARA EXECUÇAÕ DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, MESMO ESTANDO A COLUNA"A" MAIS LARGA QUE a "B"(TRABALHANDO AQUI AS MEDIDA DE COMPRIMENTO = CURTO X LARGO,PERTO X LONGE, PRÓXIMO X DISTANTE).


*CONCLUSÃO: 

VERIFICA-SE NA PRÁTICA, ATRAVÉS DAS ATIVIDADES RELATADAS ACIMA, QUE AS CRIANÇAS TÊM DIFICULDADES DE LIDAR COM CONCEITOS MATEMÁTICOS. ESSA É UMA FORMA MAIS OU MENOS SIMPLES DE VERIFICAR COMO ANDA O DESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE NÚMERO NAS CRIANÇAS!!!...NO CASO MENCIONADO,FICA ÓBVIO QUE A APRENDIZAGEM DE CONTAS MATEMÁTICAS EM SALA DE AULA ERA, PARA QUASE TODAS, UMA MERA FICÇÃO, VISTO QUE AO MUDAR A FORMA DAS FILEIRAS ELAS MUDARAM O CONCEITO DE QUANTIDADE NUMÉRICA E SOMENTE DEPOIS DA PROPOSTA DO PROFESSOR EM CONTINUAR REALIZANDO OS PASSES DE BOLA COM O AMIGO CORRESPONDENTE DA FORMAÇÃO ANTERIOR, PUDERAM CONSTATAR QUE NÃO HOUVE ALTERAÇÃO NA QUANTIDADE DE ALUNOS, QUE CONTINUAVA A MESMA QUANTIDADE NUMERICA.

 O ATO DE PROVOCAR CORRESPONDÊNCIA FARÁ A CRIANÇA CHEGAR, MAIS CEDO OU MAIS TARDE, A ADMITIR QUE A MUDANÇA DA DISPOSIÇÃOESPACIAL DOS ELEMENTOS DE UM CONJINTO NÃO ALTERA O TOTAL. ASSIM, ELA PODERÁ, DE FATO, OPERAR COM OS NÚMEROS.

A EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO PRECISA FICAR SE PREOCUPANDO EM SERVIR À MATEMÁTICA OU AO PORTUGUÊS. EM TERMOS COGNITIVOS, AS COORDENAÇÕES MOTORAS, CONTEÚDO ESPECÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ATUAM SEMPRE NA FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO QUE ALIMENTA A COGNIÇÃO, TANTO QUANTO A AFETIVIDADE E A SOCIALIZAÇÃO. TORNADO CONSCIENTE  ESSE CONHECIMENTO, INEVITAVELMENTE SE REFLETIRÁ NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE OUTRAS DISCIPLINAS, A MENOS QUE A INCOMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DA ESCOLA NÃO O PERMITA.

############################################################################################

A IMPORTÂNCIA DE DEMONSTRAR AS RELAÇÕES ENTRE OS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINA "EDUCAÇÃO FÍSICA" E OS DAS "DEMAIS DISCIPLINAS" RESIDE, NÃO NA SUA IMPORTÂNCIA COMO MEIO AUXILIAR DAS OUTRAS,MAS NA IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS COMUNS DO CONHECIMENTO E NA DEPENDÊNCIA QUE O CORPO E MENTE, AÇÃO E COMPREENSÃO, POSSUEM ENTRE SI.


"É BOM PARA A CRIANÇA APRENDER A CONTAR, LER E ESCREVER NUMERAIS, MAS É MUITO MAIS IMPORTANTE QUE ELA "CONSTRUA A ESTRUTURA MENTAL DO NÚMERO"(CONSTANCE KAMIL, P.40(20).




# LEIA TAMBÉM AQUI:

 http://educacaofisicaconceitos.blogspot.com.br/2014/06/pratica-de-atividade-fisica-na-infancia.html