Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

ABUSO E EXPLORAÇÃO CPNTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES-18 DE MAIO!

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.  Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.  Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, atéhoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
            A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais pessoas e/ou redes satisfazem seus desejos e fantasias sexuais e/ou tiram vantagens financeiras e lucram usando, para tais fins, as crianças adolescentes. Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção.  A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual.   Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual podem estar vulneráveis e tornarem-se mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo. 
As violações dos direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes não se restringem a uma relação entre vítima e autor. Essas violações ocorrem (e são provocadas) pela forma como a sociedade está organizada em cada localidade e globalmente. Podem ser destacadas, nesse aspecto, as atividades turísticas que não consideram os direitos de crianças e adolescentes, facilitando ações de exploração sexual. Nesse contexto, também estão os grandes empreendimentos que, quando não assumem a sua responsabilidade social, causam impactos nos contextos locais potencializando a gravidez na adolescência, o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, o estímulo ao uso de drogas e a entrada e permanência de meninas e meninos nas redes de exploração sexual.
O enfrentamento à violação de direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes pressupõe que a sexualidade é uma dimensão humana, desenvolvida e presente na condição cultural e histórica de homens e mulheres, que se expressa e é vivenciada diferentemente nas diversas fases da vida. Na primeira infância, a criança começa a fazer as descobertas sexuais e a notar, por exemplo, diferenças anatômicas entre os sexos. Mais à frente, com a ocorrência da puberdade, passa a vivenciar um momento especial da sexualidade, com emersão mais acentuada de desejos sexuais. Nessas fases iniciais do desenvolvimento da sexualidade (infância e adolescência), é fundamental a atenção, a orientação e a proteção a partir do adulto. Nenhuma tentativa de responsabilizar a criança e o adolescente pela violação dos seus direitos pode ser admitida pela sociedade.
Aos adultos, além da sua responsabilidade legal de proteger e defender crianças e adolescentes cabe-lhes o papel pedagógico da orientação, acolhida buscando superar mitos, tabus e preconceitos oferecendo segurança para que possam reconhecer-se como pessoa em desenvolvimento e envolverem-se coletivamente na defesa, garantia, e promoção dos seus direitos.
Queremos convocar todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, mídia – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

domingo, 6 de maio de 2012

EDUCAÇÃO FÍSICA-CONHECIMENTO MULTIDISCIPLINAR

A Educação Física é uma área de conhecimento multidisciplinar e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo as diferentes manifestações e expressões da cultura corporal do movimento humano. Sistematizada na Ginástica, no Esporte, na Dança, na Luta, na Saúde e Bem Estar, nas mostras populares bem como em outras manifestações culturais, no Jogo e na Ludicidade, atuando com veemência no Lazer e atendendo as necessidades de prevenção e tratamentos, ocupando efetivamente o espaço profissional na sociedade. A profissão colabora para formação de cidadãos crítico-reflexivos e participativos com a intenção de ressignificar os problemas da sociedade atual, na perspectiva de contribuir para a qualidade de vida dos sujeitos, atendendo aos diversos segmentos.
A Educação Física tem identidade profissional e demonstra, através das ações e atitudes dos profissionais embora reconheça a necessidade de mudanças e ressignificações nas concepções da sociedade a seu respeito.
Mudar é Preciso! Ressignificar é o Ideal!
1º de setembro – Dia do Profissional de Educação Física
Rozangela Oliveira

ESPORTE E SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: ESPORTE E SUSTENTABILIDADE: UMA HISTÓRIA

ESPORTE E SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: ESPORTE E SUSTENTABILIDADE: UMA HISTÓRIA: FRANÇA APRESENTA A SUA AGENDA 21 DO ESPORTE PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL        O moderno movimento olímpico internacional foi lançado...

TÓPICOS E CONCEITOS PESQUISADOS EM LITERATURA DA ÁREA.

ESPORTE E SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: RIO+20, ESPORTE E SUSTENTABILIDADE

ESPORTE E SUSTENTABILIDADE NO BRASIL: RIO+20, ESPORTE E SUSTENTABILIDADE:     Estão a pleno vapor os preparativos para a Rio+20, a Conferência que em junho de 2012 fará no Rio de Janeiro um grande balanço do estado...