Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERDISCIPLINARIDADE

LIVRO:http://www.submarino.com.br/produto/1/21478714/educacao+fisica+-+interdisciplinaridade+aprendizagem+e+inclusao

http://www.webartigos.com/artigos/educacao-fisica-e-interdisciplinaridade-no-ensino-fundamental/3045/
 
Muito se tem falado sobre a contribuição da interdisciplinaridade na ciência e na educação. No campo do ensino, constitui condição para a melhoria da qualidade mediante a superação contínua de sua já clássica fragmentação, uma vez que orienta a formação global do homem. Essa formação integral ocorre na medida em que os educadores estabelecem o diálogo entre suas disciplinas, eliminando barreiras artificialmente postas entre os conhecimentos produzidos e promovem a integração entre o conhecimento e a realidade concreta, as expressões da vida, que sempre dizem respeito a todas as áreas do conhecimento.


Acreditamos que as atividades propostas pela Educação Física Escolar além de aprimorar e melhorar os movimentos desenvolve o bem estar geral e preparam também para uma melhor convivência social, política, biológica e ecológica, assim, de uma forma prazerosa, e vinculando a experiência prática aos aspectos corporais estará contribuindo para o processo de aprendizagem e inclusão escolar.

Aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim, uma série de procedimentos cognitivos que devem ser favorecidos e considerados na construção do conhecimento.


O pensamento interdisciplinar na Educação Física sugere relacionar a aprendizagem escolar com o processo de desenvolvimento motor da criança. Acredita que a chave de toda educação e aprendizagem está no domínio do Esquema Corporal corresponde à organização psicomotora global. Compreendendo todos os mecanismos e processo nos níveis motores, tônicos, perceptivos, sensoriais e expressivos da criança.


O papel da Educação Física sob esta ótica, adquire a função de instrumento facilitador quando na prática, demonstra o sentido, o significado concreto, a intenção e aplicabilidade dos conteúdos adquiridos em sala de aula na teoria. Transcendendo para a vida em sociedade. A atividade motora é um meio de adaptação, de transformação e de relacionamento com o mundo, dessa forma é que se percebe a teia de relações que a Educação Física esta inserida e as conexões estabelecidas com as demais áreas do conhecimento.


No esporte a criança está em constante contato com a matemática, seja para contar pontos, dividir times, ler tabelas, construir gráficos, estudar linhas de marcação das quadras e também com ciências ao conhecer seu próprio corpo, suas partes e o funcionamento do seu organismo de um modo geral. Enfim, muitos pontos podem ser encontrados com todas as áreas e assim obter resultados positivos na aprendizagem.


O esporte, pela atividade coletiva, é um meio de socialização muito grande, desenvolve a consciência comunitária, a cooperação e a participação. Se ministrado sob a forma de treinamento de habilidades e competências individuais, respeitando a diversidade e as diferenças, passa a ter fundamental importância na inclusão escolar e também social. Deve ter a finalidade de dar oportunidade, de formar para a cidadania e apoiar-se no princípio da busca de superações, qualidade de vida e oportunidade para todos.

QUANDO A CRIANÇA LÊ, ESCREVE OU CALCULA, MOBILIZA AS NOÇÕES LÓGICAS DE PENSAMENTO, COMO CLASSIFICAÇÃO, SERIAÇÃO E CONSERVAÇÃO. SE NA SALA DE  AULA TRABALHA-SE COM ESSAS NOÇÕES  , A EDUCAÇÃO FÍSICA, DEPENDENDO DE COMO SEJA ORIENTADA, TRABALHA EM PARTE COM ESSAS NOÇÕES  E EM PARTE COM AS NOÇÕES INFRALÓGICAS COMO ESPAÇO E TEMPO  OU AINDA MAIS DIRETAMENTE COM A INTELIGÊNCIA SENSÓRIO-MOTORA(AS COORDENAÇÕES MOTORAS). É DESSAS DUAS ÚLTIMAS NOÇÕES QUE  QUE PROVÊM AS NOÇÕES DO PENSAMENTO!


NOÇÕES DO PENSAMENTO FORMA-SE ATRAVÉS DE ATIVIDADES QUE INCLUEM EM SEU CONTEXTO:


-SERIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, CONSERVAÇÃO


-ESPAÇO-TEMPO


-COORDENAÇÕES MOTORAS OU SENSÓRIO-MOTORAS (PSICOMOTRICIDADE, LATERALIDADE....)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é muito bem-vindo e necessário para o melhoramento desse blog que elaboro com artigos literários que copio na internet e matérias do meu curso de Educação Física...Espero estar contribuindo com nossa área de forma positiva!...super obrigada por estar aqui comigo!...Se gostar do blog seja um seguidor que também irei retribuir!...muita saúde, paz e luz!