# POTÊNCIA AERÓBICA OU CAPACIDADE DE TRABALHO:
1- FATORES: TAMANHO, IDADE, ALTURA E SEXO:
-Tamanho, idade, altura, sexo têm pouca importância ou influência sobre tal rendimento, isto é, a potência aeróbica ou capacidade física, sendo que esta aumenta com o crescimento.
-Assim, com o crescimento, será mais elevada nos meninos que nas meninas e essa diferença entre os sexos é atribuída à diferença da massa muscular, a qual aumenta no período de puberdade.
2- FATORES: GENÉTICOS, AMBIENTAIS:
- Os genéticos influenciam pelas alterações funcionais, dimensionais de diversos órgãos no período de crescimento.
- Os ambientais são relacionados com os hábitos de vida e comportam em 2 fases distintas:
a) Corresponde ao período da grande infância quando a "POTÊNCIA AERÓBICA" aumenta progressivamente com a idade.
b) Corresponde ao período da puberdade na qual se estabiliza e até mesmo a "POTÊNCIA AERÓBICA" diminui nas meninas devido ao aumento do tecido adiposo.
3- FATOR:CRIANÇA QUE PARTICIPA DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM MAIOR OU MENOR FREQUÊNCIA DE ATIVIDADE FÍSICA:
a) Maior frequência = Mais ativa e maior capacidade de trabalho: Criança que participa de 5 sessões, 1 hora por semana.
b) Menor frequência = Menos ativa e menor capacidade de trabalho: Criança que participa de 40 minutos por semana.
# VENTILAÇÃO PULMONAR:
- Na criança em crescimento o treinamento pode aumentar a capacidade pulmonar total.
-A "Altura" influencia nos valores da ventilação pulmonar para um determinado trabalho, assim as crianças de pequeno porte apresentam V.E (Ventilação Pulmonar) superior ao das crianças altaspara uma mesma potência ou intensidade de trabalho, porque pelo aumento da altura ocorre uma redução da das vias respiratórias e um aumento da elasticidade.
# CIRCULAÇÃO:
- No adulto a F.C (Frequência Cardíaca) aumenta de forma linear com o VO2, variando em função da condição física do indivíduo. Hás a mesma relação com a criança, mas para um determinado nível de condição física, os valores dependem da idade, sexo, altura, também o tipo de esforço exerce grande influência.
# CAPACIDADE ANAERÓBICA:
- PEQUENOS E GRANDES JOGOS
- NÃO SE CONHECE AS RAZÕES PELAS QUAIS AS CRIANÇAS E ADULTOS NÃO UTILIZAM DA MESMA MANEIRA AS FONTES DE ENERGIA AERÓBICA E ANAERÓBICA DURANTE OS PRIMEIROS MINUTOS DE EXERCÍCIO. É POSSÍVEL QUE SEJA PELOS SEGUINTES MOTIVOS:
a) Que a criança tenha uma potência anaeróbica menor.
b) Talvez ela seja favorecida por uma adaptação aeróbica mais rápida.
c) Que a criança possua maior reserva de O2 (Oxigênio) intra-muscular.
# LEIA TAMBÉM:
FISIOLOGIA DA CRIANÇA:
importância da diferenciação entre idade biológica e idade cronológica no momento de se planejar um programa de atividade física para uma população jovem. Em seqüência, abordam-se os assuntos adolescência,puberdade e maturação na discussão dos aspectos relacionados ao rendimento anaeróbio, à aptidão aeróbia eao limiar anaeróbio nessa faixa etária. Tendo em vista o crescimento do número de crianças e jovens engajados em atividades físicas, torna-se importante o desenvolvimento de estudos para avaliar as respostas fisiológicas que ocorrem nessa faixa etária,levando-se em consideração, sobretudo, a influência da maturação sobre tais respostas. Dentre as muitas razões que estimulam as pesquisas nesta área estão aquelas vinculadas à preocupação de prevenção primária e à promoção da saúde das crianças e dos adolescentes.
UNITERMOS: Crianças; Adolescentes; Maturação; Potência anaeróbia; Aptidão aeróbia; Limiar anaeróbio.
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