Por tudo isso, é preciso ter noção da importância que o repouso tem na prática da musculação, evitando o excesso no grau de dificuldade ou na duração do treino, que são os erros mais comuns. Às vezes, vale a pena fazer um intervalo para repensar se a prática de exercício físico está sendo encarada da melhor forma, se é preciso mudar alguma coisa ou se, pelo contrário, tudo corre bem com o treino e é possível continuar.
Além disso, é nos dias de descanso que os músculos que trabalharam arduamente são, de fato, moldados. Ou seja, quando se faz o planejamento do um treino é preciso incluir os dias de repouso, em número suficiente, comparativamente à quantidade de dias em que ocorre o exercício. Nos dias de repouso, se pretender manter-se ativo, fique longe da academia : passeie, corra ou ande de bicicleta.
O exagero na atividade física regular acontece quando a quantidade total de treinamento, ou seja, a relação entre frequência, intensidade e duração do exercício, exceder a capacidade de adaptação do organismo. Noites de sono agitado ou mesmo períodos de insônia, mau humor e irritabilidade no relacionamento de trabalho e familiar também podem ser sinais de que o treino está muito intenso. Outro indício são as lesões e dores muito intensas.
As associações bem como as mudanças no treinamento devem ser bem planejadas para que os novos limites sejam respeitados. Perder peso, por exemplo, exige uma dieta associada ao exercício, impondo uma adaptação ao planejamento inicial, evitando assim exercícios em excesso.
A decisão de praticar uma atividade física regular pode mudar sua vida e uma avaliação inicial, com aconselhamentos periódicos, pode garantir que esta mudança seja definitiva. Se possível, procure um médico especializado em medicina do esporte e pratique seu exercício com segurança, obtendo o máximo de orientações que ele tem a oferecer.
*****************************************************
DOR APÓS A MUSCULAÇÃO
A dor no corpo após a musculação é normal sim. O trabalho com carga causa micro lesões nas fibras musculares. “Para cicatrizar” essas lesões, a primeira reação do organismo é provocar um processo inflamatório, que vem acompanhado pela dor”. Ele diz que, após um período de 24 a 48 horas, as fibras são refeitas, ficando maiores e mais fortes para aguentar melhor o esforço. ” A dor suportável é parte do mesmo processo que faz o músculo crescer”. Conforme seu corpo se adapta ao exercício, ela desaparece, relata o site Vida Saudável.
Dica: Uma boa bolsa para gelo é um item indispensável na vida de uma malhadora de carteirinha. Ajuda a aliviar a dor se aplicada imediatamente em casos de lesões musculares, entorses, contusões, contraturas…
As dores musculares também podem ser amenizadas com a administração de vitaminas e minerais, dizem especialistas. A suplementação protege o músculo ao impedir o rompimento das membranas celulares, neutralizando os radicais livres.
O incômodo aparece após 24 horas da prática e depende diretamente da intensidade, duração de esforço e do tipo de exercício realizado. Por isso, não esqueça de alongar antes e depois da atividade, para relaxar a musculatura, e nunca treine o mesmo grupo muscular dois dias seguidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seu comentário é muito bem-vindo e necessário para o melhoramento desse blog que elaboro com artigos literários que copio na internet e matérias do meu curso de Educação Física...Espero estar contribuindo com nossa área de forma positiva!...super obrigada por estar aqui comigo!...Se gostar do blog seja um seguidor que também irei retribuir!...muita saúde, paz e luz!