Páginas

sábado, 18 de maio de 2013

PROCESSO PSICO-FISIOLÓGICO DA APRENDIZAGEM DE UM MOVIMENTO

  1. COMPREENDER O MOVIMENTO: Fazer analogias, comparações, usando o lúdico, a fantasia, variações de movimentos mais simples para chegar ao movimento mais complexo, pois o objetivo, a meta é atingir a "APRENDIZAGEM".
  2. EXECUTAR O MOVIMENTO"L I V R E M E N T E": O movimento proposto pelo professor.
  3. REPETIR O MOVIMENTO ATÉ ADQUIRIR AUTOMATIZAÇÃO DO MESMO: Assimilação, amadurecimento, individualidade.  
"CADA CRIANÇA TEM O SEU TEMPO, AS SUAS LIMITAÇÕES OU AMADURECIMENTO, VIVÊNCIAS NO MEIO EM QUE VIVE, EXPERIÊNCIAS, INDIVIDUALIDADE FISIOLÓGICA, COGNITIVA, AFETIVA, PSICOLÓGICA...E TUDO ISSO INFLUI NO APRENDIZADO!..."




  • ESTÍMULOS:
  • # Quanto mais claros e positivos forem os "estímulos" emitidos pelo professor, tanto mais rapidamente o cérebro do aluno receberá e compreenderá.
  • # Os estudos físicos normalmente trabalham em combinação uns com os outros e quanto maior for o número de sentidos físicos estimulados como: "PERCEPÇÕES VISUAIS, AUDITIVAS, TACTEIS...os movimentos paralelos que levam ao aprendizado do movimento em si são as variações mais simples, maior será a receptividade pelo cérebro do aluno.
  • # Não basta apenas preparar a atividade mental do aluno(dentro da sala de aula). é necessário manter essa atitude sempre favorável: "TEORIA X PRÁTICA". 

  • PARA ISTO, DEVE O PROFESSOR ESTABELECER EM SUAS NOVAS APLICAÇÕES.
A- Elos com os conhecimentos já adquiridos pelos alunos:



EX: 1- Vamos fazer 2 diagonais em "V", feito a letrinha, diz que a diagonal que se direciona para o lado direito, começa com a perna direita e a outra que se direciona para o lado esquerdo começa com  a perna esquerda.



        2- Vamos fazer 2 diagonais fazendo o sinal de maior(usado na matemática como ">")





  • COMO PROPORCIONAR EXPERIÊNCIAS REAIS? 




1- Dar uma visão clara do que pretende ensinar(vamos fazer isso para chegar naquilo, para atingir o objetivo, a proposta da aula)

2- Fazer o aluno sentir seu aproveitamento e sucesso, elogiando.(ex:Muito bem, parabéns você conseguiu, que lindo, olha você  no espelho e veja que está fazendo movimento, no caso de dança, perfeito, está fazendo perfeito,bater palmas para o aluno, proferir palavras de ânimo e motivação.)

3-Dar oportunidade ao aluno para apresentar suas dúvidas, fazendo perguntas no decorrr da aula.(ex: você já viu algo parecido com esse movimento?você não entendeu porque?qual a dúvida?você conhece algum movimento parecido?poderia demonstrar?e por ai vai...)


4-Motivar sempre para não cair o interesse do aluno.


5-Levar em consideração os fatores AFETIVO-COGNITIVO-SOCIAL-PSÍQUICO dos alunos, suas individualidades,ao elaborar as atividades para que se atinja os objetivosmotivação,interesse, bom rendimento , aprendizado.

6-Horário interfere também:O sistema que controla a alternância entre o sono e a vigília é um complexo regulador que fica na base do cérebro, chamado pelos especialistas de núcleo supraquiasmático. É graças ao funcionamento dessa região que as pessoas sentem sono, fome, acordam sempre no mesmo horário e conseguem ter noção sobre se é dia ou noite mesmo sem saber que horas são. Mas esse sistema de percepção não é ajustado exatamente da mesma maneira para todas as pessoas nem para todas as faixas etárias. Sabe-se que mudanças hormonais e estímulos externos modificam o mecanismo do relógio biológico muitas vezes durante a vida. 
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/hora-certa-aprender-467203.shtml

Ensinar Educação Física vai muito além de trabalhar as modalidades esportivasconvencionais, como o futebol, o basquete ou o vôlei. Saiba tudo sobre como trabalhar os esportes, claro, e a cultura corporal nas aulas, do 1º ano ao final do Ensino Médio. http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/


investigação sobre o ensino tem revelado que os processos cognitivos dos alunos influenciam de forma determinante a sua aprendizagem. Com efeito, o professor pode  ter um comportamento de ensino muito adequado (utilizando destrezas de ensino de modo eficazmaspor exemplo, se os alunos apresentarem níveis de atenção ou desmotivação reduzidoscertamente a sua aprendizagem será afetada.

Este livro convida-nos a uma reflexão sobre a complexidade das variáveis que intervêm no processo de ensino-aprendizagemenfatizando a importância de alguns processos  de pensamento dos alunos para a aprendizagembem como dos benefícios dos professores recorrerem a determinadas estratégias, no sentido de os potenciar.
LEIA MAIS-LIVRO:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é muito bem-vindo e necessário para o melhoramento desse blog que elaboro com artigos literários que copio na internet e matérias do meu curso de Educação Física...Espero estar contribuindo com nossa área de forma positiva!...super obrigada por estar aqui comigo!...Se gostar do blog seja um seguidor que também irei retribuir!...muita saúde, paz e luz!