Páginas

domingo, 6 de dezembro de 2015

CINESIOLOGIA ESTRUTURAL

  Resultado de imagem para CINESIOLOGIA FOTOS


A cinesiologia é a ciência que tem como enfoque a análise dos movimentos do corpo humano. O nome Cinesiologia vem do grego kínesis = movimento + logos = tratado, estudo. A finalidade da Cinesiologia é compreender as forças que atuam sobre o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento tais que o desempenho humano possa ser melhorado e lesão adicional possa ser prevenida. Embora os humanos tenham sempre sido capazes de ver e sentir as suas posturas e movimentos, as forças que afetam os movimentos (gravidade, tensão muscular, resistência externa e atrito) nunca são vistas e raramente são sentidas. Conhecer onde essas forças atuam, em relação a posições e movimentos do corpo no espaço, é fundamental para a capacidade de produzir movimento humano e modificá-lo.


  • CINESIOLOGIA ESTRUTURAL:

-Ligamentos
-Articulações
-Ossos
-Músculos
-Tendões
-Fáscias

  • MOVIMENTOS ARTICULARES - TIPOS:

  -Angular
 -Giro
 -Deslizamento
  -Circundação
  -Rotação

  •  PLANOS:

  -Sagital(direito/esquerdo)
  -Frontal(anterior/posterior)
  -Tranverso(superior/inferior)


  •  EIXOS:


  -Ántero-posterior
  -Látero-lateral
  -Cefálico-podálico


  •  DIREÇÃO:


  -Cefálica/podálica
  -Lateral/medial
  -Interno/externo
  -Ántero/posterior
  -Distal/Proximal



  • TIPOS DE ARTICULAÇÕES QUANTO À FORMA:

-ESFERÓIDE
-GÍNGLIMO
-TROCÓIDE
-PLANA
-SELAR
-CONDILAR
-ELIPSÓIDE


  • QUANTO AO NÚMERO:


-UNIAXIAL
-BIAXIAL
-TRIAXIAL
-NÃO-AXIAL



  •  ARTICULAÇÃO SINARTRODIAIS(imóveis):
 Encontradas nas suturas dos ossos do crânio e alvéolos dos dentes.


  •  ARTICULAÇÕES ANFIARTRODIAIS(ligeiramente móveis)

Estruturalmente são divididas em dois grupos:

  Sindesmoses: Tipo de articulação que se mantém junta por meio de estruturas ligamentares fortes, que permitem movimento mínimo entre os ossos. São exemples a articulação coracoclavicular e a articulação tibiofibular inferior
.
  Sincondroses: Tipo de articulação separada por uma fibricartilagem que permite muito pouco movimento entre os ossos. São exemplos a sífise púbica e as articulações costocondrais das costelas com o esterno.



  •  ARTICULAÇÕES DIARTRODIAIS(livremente móveis)
  São também conhecidas como sinoviais  e apresentam movimento livre. Suas extremidades ósseas  são revestidas por uma cobertura de tecido ligamentar tipo manga  conhecida como cápsula articular.


        -Articulação artrodial(deslizante): Caracteriza-se por duas superfícies ósseas planas qu se confrontam diretamente Permite movimento de deslizamento limitado. Exemplo: Ossos carpais do punho e as articulações tarsometatarsais do pé.

      -Articulação condiloidal(bola e soquete biaxial): Tipo de articulação em que os ossos permitem movimento em dois planos sem rotação. Exemplos: O punho entre o rádio e a fileira proximal de ossos carpais ou a segunda, terceira, quarta e quinta articulação metacarpofalangianas.

        -Articulação enatrodial(bola e soquete multiaxial): Tipo de articulação que permite movimento todos os planos. Exemplos: Articulação do ombro(glenoumeral) e do quadril.
             
         - Articulação gínglima(dobradiça): Tipo de articulação que permite grande amplitude de 
movimentos em apenas um plano. Exemplos: As articulações do cotovelo, do tornozelo e do joelho.
     -Articulação selar(em sela): Esse tipo de recepção recíproca é encontrada apenas no dedo polegar, na articulação carpometacarpal, e permite movimento de bola e soquete, com exceção da rotação.

      - Articulação trocoidal(pivô): Trata-se de um tipo de articulação com movimento rotacional em torno de um eixo longo.Exemplo: Rotação do rádio na articulação radioulnar.

TIPOS DE CONTRAÇÃO MUSCULAR

  Contração isométrica(F=R)
         - A Força desenvolvida pelo músculo é igual a resistência.

Contração isotônica: A tensão isotônica é caracterizada pela alteração do comprimento muscular onde a força excede a resistência provocando um movimento.
        As contrações isotônicas são divididas em:

        Contração concêntrica:

caracterizada pelo encurtamento do                                                                                     sarcômero(fase positiva do movimento)

        Contração excêntrica:

caracterizada pelo aumento do comprimento do 
sarcômero(fase negativa do movimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é muito bem-vindo e necessário para o melhoramento desse blog que elaboro com artigos literários que copio na internet e matérias do meu curso de Educação Física...Espero estar contribuindo com nossa área de forma positiva!...super obrigada por estar aqui comigo!...Se gostar do blog seja um seguidor que também irei retribuir!...muita saúde, paz e luz!