Páginas

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

PLIOMETRIA

O que é Pliometria

Tem como base principal o alongamento e encurtamento muscular, é um método de treinamento criado para desenvolver e aprimorar a capacidade máxima de exercer energia num ato de explosão.
O treinamento pliométrico consiste em exercícios que envolvam a contração excêntrica seguidas da contração concêntrica explosiva os quais também requerem o controle total na execução do movimento. 
São exercícios que recrutam maior número de fibras musculares em um curto período de tempo, o qual não somente contribui para aumentar a força muscular, a potência muscular, assim como a tonificação, músculos mais flexíveis além de promover a capacidade de resposta do sistema neuromuscular.

Pliometria e Treinamento Força
Intensidade e Volume

Para que sejam atingidos melhores resultados no desempenho físico o seu programa de treinamento deve conter além dos exercícios pliométricos o treinamento de força. Intensidade e volume são primordiais para o desempenho atlético.
Pliometria; exercícios podem e devem ser aplicados em modalidades esportivas como o Golf, a natação, o futebol, saltos em distância, corridas, basquetebol e muitas outras. Cada uma destas modalidades requer diferentes técnicas de treinamento no entanto todas aplicam o treinamento pliométrico para desenvolver a potência, velocidade, explosão e força muscular.  

"Exercícios Pliométricos"


Pliometria Salto Vertical
Os seguintes músculos estão diretamente envolvidos no salto vertical: Músculo gastrocnêmio, quadríceps, isquiotibiais e glúteos.
Músculos secundários - Abdominais e região lombar (Core).
De pé, com os pés separados a largura do quadril, músculos do coração contraídos para ajudar no desenvolvimento do movimento e estabilidade da coluna.

Inicie o movimento flexionando ligeiramente os joelhos e num movimento de explosão salte o máximo possível esticando os braços para cima ao mesmo tempo. Ao retornar a posição inicial deve permanecer no mesmo lugar. Repita o exercício pelo número de vezes que conseguir realizar o movimento sem comprometer a forma.
Salto Vertical com Agachamento 
Músculos diretamente envolvidos: Bíceps Femoral, quádriceps, core e glúteos.
Músculos secundários - Abdominais e região lombar (Core).
Este exercício segue o mesmo princípio do exemplo acima no entanto o salto é realizado a partir do agachamento. 
Será necessário encurtar para a seguir alongar os músculos do quadríceps e bíceps femoral. É importante que tanto no início como no fim do movimento a posição seja de agachamento ou seja, na posição sentado de modo a que os joelhos não ultrapassem a ponta dos dedos dos pés mantendo as costas direitas e ligeiramente inclinadas para a frente e o abdômen contraído. 
Pliométrico Salto a Fundo Alternado 
Músculos diretamente envolvidos: Bíceps Femoral, quadríceps e glúteos Secundários Músculos do Core.
De pé com pernas afastadas a medida do quadril, dê um passo atrás mantendo os joelhos flexionados e próximos ao chão e contração abdominal. 
A perna da frente deve formar um angulo de 90 graus.
Em um movimento explosivo salte verticalmente, repetindo a mesma sequência para a outra perna.
Repita o exercício pelo número de vezes que conseguir realizar o movimento sem comprometer a forma.
Salto Vertical Joelho ao Peito 
Músculos diretamente envolvidos: Bíceps Femoral, quádriceps, core e glúteos.
Músculos secundários - Ombros e costas.
De pé pernas afastadas a distância do quadril costas direitas e core bem contraído, num salto explosivo traga os joelhos o mais próximo possível do peito nunca comprometendo a postura.
Repita o exercício pelo número de vezes que conseguir.
Salto Vertical com Prancha Frontal
Músculos trabalhados: Peitoral, Ombros, abdômen e core.
Músculos secundários - Tríceps e bíceps. 
Inicie este exercício pliométrico deitado de Barriga para baixo, posicione os braços esticados alinhados com o ombro.
Apoie-se na ponta dos pés e nos braços, formando uma prancha.
Mantendo as costas bem direitas e o core sempre contraído. Com as pernas juntas impulsione os joelhos junto ao peito e levante-se erguendo os braços saltando novamente. Retorne a posição inicial e repita o exercício pelo número de vezes que conseguir.
Pliométricos Saltos Alternados 
Músculos diretamente envolvidos: Bíceps Femoral, quádriceps, core e glúteos.
Músculos secundários - ombro e costas.
A pliometria serve para aumentar a capacidade de reação e impulso por exemplo no futebol, devido ao seu movimento rápido ajuda também a aumentar a potência muscular. 
Imagine um quadrado, começando pela esquerda sendo o número 1, saltando para a sua direita o número 2, salte para trás mantendo-se a direita o número 3 e finalmente para a esquerda o número 4, regresse ao número 1 ou seja novamente para a frente retornando a todas as posições pelo número de vezes que conseguir completando o quadrado.
Mantenha a postura e os pés juntos sempre que saltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é muito bem-vindo e necessário para o melhoramento desse blog que elaboro com artigos literários que copio na internet e matérias do meu curso de Educação Física...Espero estar contribuindo com nossa área de forma positiva!...super obrigada por estar aqui comigo!...Se gostar do blog seja um seguidor que também irei retribuir!...muita saúde, paz e luz!