Páginas

terça-feira, 9 de maio de 2017

NUTRIÇÃO ESPORTIVA FUNCIONAL

“NUTRIÇÃO ESPORTIVA FUNCIONAL”

( NUTRIÇÃO DIÁRIA+PRÉ-TREINO+PÓS-TREINO )

·         ESPECÍFICA PARA CADA DESPORTO

·         MELHORA DA PERFORMANCE

·         PREVENÇÃO DE LESÕES

·         MODULAÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO DE CADA ATLETA

·         MODULAÇÃO DA ACIDOSE METABÓLICA “GERADA” NA SESSÃO DE TREINO E “ACUMULADA” NA ROTINA DE TREINOS DIÁRIOS

·         REPOSIÇÃO DE NUTRIENTES AUSENTES OU GASTOS NO TREINO 

  • MANTÉM OU MELHORA O PESO DO ATLETA,GARANTINDO O MESMO DENTRO DO IMC IDEAL PARA SUA ÓTIMA PERFORMANCE DENTRO DO DESPORTO



está na base da pirâmide oficial do Desporto, ou seja, muitas vezes “é mais importante do que o próprio treinamento em si”(PREPRAÇÃO FÍSICA + TREINAMENTO TÉCNICO E TÁTICO). Ela tem papel fundamental para que o praticante tenha a energia necessária para realizar o treino e para que sua recuperação pós-treino seja efetiva.

Para garantir que o atleta tenha um bom desempenho, melhorando assim sua performance dentro de campo ou em qualquer outra modalidade,é muito importante que ele esteja bem nutrido. Para isso, é preciso que adote uma alimentação adequada e de boa qualidade, contemplando todos os nutrientes”, explica a nutricionista do América Futebol Clube, de Belo Horizonte, Sarah Maria Lopes de Almeida Raydan, pós-graduada em segurança alimentar e qualidade nutricional pela Universidade Gama Filho (RJ). “Os jogadores taitianos parecem ter gostado mesmo da nossa comida. Quando entravam no refeitório do América, comiam pão, banana, laranja e beberam muito café”, conta Sarah. 

SEGUE ORIENTAÇÕES QUANTO A NUTRIÇÃO DIÁRIA+ PRÉ-TREINO +PÓS-TREINO, BASEADO  NA  “NUTRIÇÃO ESPORTIVA FUNCIONAL”  :



“ATLETAS DE FUTEBOL DE ALTO RENDIMENTO”:

NUTRIÇÃO DIÁRIA + PRÉ-TREINO+PÓS-TREINO
X
SUPLEMENTOS

“IMPORTÂNCIA”

*NUTRIÇÃO DIÁRIA:

Alimentos que têm a função de modular a acidose metabólica Acumulada nos treinos diários e na rotina dos treinos semanais são: 
semente de abóbora, grão de bico, inhame, lentilha, brócolis e frutas vermelhas e arroxeadas (açaí), suco de tomate, de cereja e de romã. Frutas, verduras e legumes também devem compor a dieta de um Atleta de alto rendimento (com treinos de intensidade alta)

*NUTRIÇÃO “PRÉ-TREINO”:

IMPORTANTE  FAZER ANTES DE CADA SESSÃO DE TREINO INTENSO PARA:

  • ·         GARANTIR ENERGIA NECESSÁRIA PARA O ESFORÇO,

  • ·         GARANTIR OS ESTOQUES DE GLICOGÊNIO DO FÍGADO E DOS MÚSCULOS, COM FONTES DE CARBOIDRATOS COM BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO

  • ·          E ASSIM,CONSEQUENTEMENTE, OBTER  MAIOR  RENDIMENTO  DURANTE  A  PREPARAÇÃO FÍSICA  DE ALTA INTENSIDADE VOLTADA PARA ATINGIR  MELHORES RESULTADOS  QUANTO A: 


1-      FREQUÊNCIA CARDÍACA  IDEAL OU ABAIXO DA IDEAL,

2-      VO2  Máx(Capacidade de consumo de oxigênio durante o exercício físico),

3-      IMC,

4-      4- QUALIDADES FÍSICAS ENVOLVIDAS NO DESPORTO COMO: FORÇA EXPLOSIVA (POTÊNCIA), RESISTÊNCIA CADIO-RESPIRATÓRIA(Resistência aeróbica), RML-RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA(Resistência anaeróbica), AGILIDADE, COORDENAÇÃO, VELOCIDADE, FLEXIBILIDADE, ENFIM, CAPACIDADES  NEUROMUSCULARES  E NEUROMOTORAS.

SUGESTÕES DE ALIMENTOS:

– Pré-treino: batata-doce roxa com a casca, batata inglesa com casca, milho com fio de azeite, açaí puro batido com morango ou banana, abacate amassado ou batido com banana, smoothies com castanhas e frutas vermelhas ou suco de  melância, gengibre e beterraba crua.

*NUTRIÇÃO “PÓS-TREINO”:

IMPORTANTE FAZER APÓS CADA SESSÃO DE TREINO INTENSO PARA:

  • ·         GARANTIR UMA EXCELENTE RECUPERAÇÃO FÍSICA ( em termos metabólicos e fisiológicos),  APÓS O  ESFORÇO  OU TREINO,

  • ·          RECUPERAR  OS ESTOQUES DE GLICOGÊNIO GASTOS NO TREINO

  • ·          REPARAR  O DANO MUSCULAR INDUZIDO PELO EXERCÍCIO.


SUGESTÕES DE ALIMENTOS:

– Pós-treino: após o exercício, a preocupação é recuperar os estoques de glicogênio gastos no treino e reparar o dano muscular induzido pelo exercício. Isso pode ser solucionado com alimentos contendo carboidrato de baixo para médio índice glicêmico, aliados com proteínas. Crepiocas (tapioca e ovo) com aveia, batata-doce roxa ou abóbora com frango desfiado, milho com atum,  suco de açaí batido com proteína de fácil digestibilidade e absorção (proteína hidrolisada de whey ou vegetal ou colágeno hidrolisado), macarrão japonês ou massa sem glúten com sardinha (que contém coenzima Q10, auxiliando na oxidação de gordura pós-exercício), suco de uva orgânico com colágeno hidrolisado, smoothies batidos com proteína hidrolisada de frutas vermelhas ou de açaí (que contém polifenóis, antioxidante que reduz a inflamação gerada pela semana contínua de treinos).


“SUPLEMENTAÇÃO”


– Suplementos: suplementos como creatina, bcaa, complexo B, beta-alanina e coenzima Q10 podem ser utilizados, mas a individualização da necessidade de cada nutriente e composto ativo é sempre necessária. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é muito bem-vindo e necessário para o melhoramento desse blog que elaboro com artigos literários que copio na internet e matérias do meu curso de Educação Física...Espero estar contribuindo com nossa área de forma positiva!...super obrigada por estar aqui comigo!...Se gostar do blog seja um seguidor que também irei retribuir!...muita saúde, paz e luz!