Páginas

sábado, 25 de junho de 2011

ESTÁGIOS DE DESEVOLVIMENTO(SEGUNDO PIAGET)

http://www.cerebromente.org.br/n08/mente/construtivismo/construtivismo.htm

"CONSTRUIR O CONHECIMENTO POR FASES"

"A CRIANÇA INTERIORIZA O APRENDIZADO NAS FASES OU ETAPAS ANTERIORES E TRANSFERE PARA SUA NOVA REALIDADE. ASSIM ELA DESENVOLVE, PERCEBE, ASSIMILA, AMADURECE!...EX: OLHA EU JÁ SEI FAZER TAL COISA OU ISSO!OU OLHA EU JÁ APRENDI AQUILO!

O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO É UM PROCESSO DE SUCESSIVAS MUDANÇAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DAS ESTRUTURAS COGNITIVAS, DERIVANDO CADA ESTRUTURA  DE ESTRUTURAS PRECEDENTES, OU SEJA, O INDIVÍDUO CONSTRÓI E RECONSTRÓI CONTINUAMENTE AS ESTRUTURAS QUE O TORNAM CADA VEZ MAIS APTO AO EQUILÍBRIO.

ESSAS CONSTRUÇÕES SEGUEM UM PADRÃO DENOMINADO POR PIAGET DE "ESTÁGIOS" QUE SEGUEM IDADES MAIS OU MENOS DETERMINADAS.


O IMPORTANTE É A ORDEM DOS ESTÁGIOS E NÃO A IDADE DE APARIÇÃO DELES(PORQUE CADA UM TEM SEU TEMPO PARA SE DESENVOLVER, PERCEBER, ASSIMILAR, AMADURECER).

SEGUE A ORDEM DAS ESTRUTURAS COGNITIVAS OU ESTÁGIOS, FASES COGITIVAS

1- SENSÓRIO-MOTOR
2- PRÉ-OPERATÓRIO
3- OPERATÓRIO-CONCRETO
4- OPERATÓRIO-FORMAL 



1-SENSÓRIO-MOTOR-  0 A 2 ANOS

-À partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio.


-a inteligência é prática.

-As noções de espaço e tempo são construidas pela ação.


-O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.


-EX: O bebê pega o que está em sua mão, mama o que é posto em sua boca, vê o que está diante de si, aprimorando esses esquemas, essas construções,reflexos ou atos impensados,torna-se capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo à boca, realizando atos pensados futuramente.







 2-PRÉ-OPERATÓRIO-  2 A 7 ANOS

-Inteligência simbólica, é egocêntrica, centrada em si própria, não tem noção do outro, não se coloca no lugar do outro(não entende que se o o utro não tem, não custa emprestar-"ELA NÃO QUER DIVIDIR"!

-Caracteriza-se pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior.

-É egocêntrica, centrada em si mesma e não consegue se colocar abstratamente no lugar do outro.(ex:não consegue imaginar a dor do outro que não possui o brinquedo que ela tem na mão, o qual ela não empresta).

-Não aceita a idéia do acaso e tudo quer ter uma explicação( é a fase dos "POR QUÊS)

-Já pode agir por simulação, comparação:ex: "COMO SE..."
-EX: como se fosse um pássaro(a criança abre os braços)

-Possui pecepção global sem discriminar detalhes ou fatos, isto é, os finalmentes, a idéia, o que vou propor).

-Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos ou situações.

-EX: Mostra-se para uma criança 2 bolinhas de massa iguais. Pega-se uma bolinha e faz a forma de uma salsicha. quando as bolinhas eram redondas, isto é, iguais, a criança acredita que a quantidade é  a mesma, mas quando transforma uma delas em forma de salsicha, ela acredita que a quantidade diminuiu ou aumentou, não acha que ficou igual a quantidade anterior,pois as formas são diferentes. Não relaciona fatos ou  situações. Ela não percebe que a quantidade é a mesma e que só mudou foi a forma!

-Atividades- Descentralizar a criança de si
                       Dar opções para ela conhecer o outro,  querer compartilhar com o outro
                       Sempre explicar tudo

3-OPERATÓRIO-CONCONCRETO-  7 A 11 ANOS

-A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velociade, ordem, casualidade, já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade.

-Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração.

-Desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada("REVERSIBILIDADE").

-EX: Despeja-se a água de 2 copos em outros de formatos diferentes para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa, uma vez que a criança "DIFERENCIA ASPECTOS E É CAPAZ DE REFAZER A AÇÃO".

4-OPERATÓRIO-FORMAL-  12 EM DIANTE

-A representação agora permite a abstração total.

- A criança não se limita mais representação imediata, nem somente às relações previamentes existentes mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis, logicamente buscando soluções à partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.

-As estruturas cognitivas alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

-EX: Se lhe pediu para analisar um provérbio como: "de grão em grão a galinha enche o papo", a criança TRABALHA COM LÓGICA DA IDÉIA(a qual é uma metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é muito bem-vindo e necessário para o melhoramento desse blog que elaboro com artigos literários que copio na internet e matérias do meu curso de Educação Física...Espero estar contribuindo com nossa área de forma positiva!...super obrigada por estar aqui comigo!...Se gostar do blog seja um seguidor que também irei retribuir!...muita saúde, paz e luz!