LIVROS:
-A educação pré-escolar visa à criação de condições para satisfazer as
necessidades básicas da criança, oferecendo-lhe um clima de bem-estar físico, afetivo,
social e intelectual, mediante a proposição de atividades lúdicas, que levam a criança a
agir com espontaneidade, estimulando novas descobertas e o estabelecimento de novas
relações, a partir do que já se conhece.
-A fonte do conhecimento da criança está não só na variedade de situações concretas e sociais que ela tem oportunidade de vivenciar (no seu dia-a-dia, na escola,nos momentos de lazer e brincadeiras...), mas, também, na organização lógica que essas interações vão assumindo no seu pensamento, acontecendo assim o desenvolvimento cognitivo. (A criança é um ser passivo de aprendizagem onde podemos enfatizá-la como o próprio agente do seu desenvolvimento cognitivo.)
O educador possui um papel de mediador da aprendizagem acompanhando e orientando a criança de forma que a mesma possa expressar suas dúvidas e certezas de maneira reflexiva no processo ação-reflexão-ação desde os 3 anos de idade, ou seja a fase da pré-escola que se relaciona ao atendimento educacional de crianças até os 6/7 anos de idade, fase onde estas encontram-se na
alfabetização.
-Muito importante ressaltar a importância das atividades lúdicas neste processo de ensino e aprendizagem PRÉ-ESCOLAR, bem como a formação dos educadores responsáveis pelo desenvolvimento destas crianças nessa fase, de forma que "o brincar" seja considerado o canal primordial para o desenvolvimentoa criança em seus aspectos sócio-afetivo, cognitivo, psicomotor, lingüístico e espiritual, na busca e na construção dos conhecimentos adequados a realidade inovadora, objetivando personalizar o trabalho educativo acabando dessa forma, com a adoção de modelos pedagógicos estruturados em função do aluno ideal, ISTO É, RESPEITANDO A INDIVIDUALIDADE DE CADA CRIANÇA, NÃO SÓ VISANDO A FASE DE DESENVOLVIMENTO EM QUE SE ENCONTRA.
-A CRIANÇA RECEBE UMA ATENÇÃO ESPECIAL NUM AMBIENTE AGRADÁVEL, COM MUITO CARINHO E AFETO, SENTINDO-SE SEGURA E FELIZ!
-O PRINCIPAL OBJETIVO É INCENTIVAR O GOSTO PELAS DESCOBERTAS, ESTIMULANDO A CRIATIVIDADE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
-A CRIANÇA É ESTIMULADA A RACIOCINAR, A CRIAR, A SE SOCIALIZAR E A SOLUCIONAR SITUAÇÕES, TRANSFERINDO ISSO PARA SUA REALIDADE PRESENTE E FUTURA!(A CRIANÇA AGE POR TRANSFERÊNCIA).
-É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA APRENDA A CONHECER A FAZER, A SER E A VIVER DENTRO DE UMA ABORDAGEM OU PROPOSTA QUE OFEREÇA MEIOS ADEQUADOS E COMPATÍVEIS COM SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO.
-CADA CRIANÇA APRENDE A DESENVOLVER SUAS APTIDÕES E CAPACIDADES REFLEXIVA E CRÍTICA DE FORMA PRAZEIROSA.
A criança na fase do pré-escolar, recebe informações sobre noções de cálculo,iniciação a leitura sendo trabalhado os aspectos como: esquema corporal, percepção espaço-temporal e lateralidade entre outros, considerando a complexidade dos
processos ensino e aprendizagem, onde a criança deve vivenciar situações de desafios e prazer na expectativa de adquirir habilidades que possibilitem através do lúdico o desenvolvimento de tais aspectos.
-SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS=suporte
teórico e prático para um melhor desempenho do educador que atua na educação infantil : POR MEIOS DE ATIVIDADES NATURAIS, DIFERENTES CONTESTES, JOGOS DIDÁTICOS, BRINQUEDO CANTADO, BRINCADEIRAS POPULARES... APROPRIADOS PARA ESSA FASE(RESPEITANDO CADA ETAPA E INDIVIDUALIDADE DA CRIANÇA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seu comentário é muito bem-vindo e necessário para o melhoramento desse blog que elaboro com artigos literários que copio na internet e matérias do meu curso de Educação Física...Espero estar contribuindo com nossa área de forma positiva!...super obrigada por estar aqui comigo!...Se gostar do blog seja um seguidor que também irei retribuir!...muita saúde, paz e luz!