A partir dos 2 anos de idade, em média, as crianças começam a incorporar algumas noções de direção e de orientação espacial como dentro/fora, no alto/embaixo, direita/esquerda, desde/até ou dia/noite. Compreender os fenômenos naturais implica, em primeiro lugar, a elaboração dos conceitos de tempo (duração, sucessão e ritmos) e de espaço, que são especialmente trabalhados na pré-escola - embora sejam revistos ao longo de toda a vida, de acordo com as experiências que vivemos e que caracterizam o ritmo de cada um de nós.http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/natureza-sociedade-pre-escola-636865.shtml?page=3.4
-ATIVIDADES RÍTMICAS:
OS PROFESSORES DEVEM ESTIMULAR A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES RÍTMICAS, COM A PREOCUPAÇÃO DE DESENVOLVER A NOÇÃO DE TEMPO NAS CRIANÇAS.AS ATIVIDADES COM MÚSICA, DANÇAS FOLCLÓRICAS CAPOEIRA, DANÇA ACOMPANHANDO A LETRA DA MÚSICA, O USO DE INSTRUMENTO, DA VOZ, PALMAS, ESTALAR DE DEDOS, DEPENDENDO DAS CONDIÇÕES DE CADA ESCOLA, PODEM SER PROPOSTOS NUM PROGRAMA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
-ESPAÇO E TEMPO NÃO SÃO CATEGORIAS ACESSÍVEIS AO NOSSO "MECANISMO SENSORIAL", POIS NINGUÉM VÊ O TEMPO OU ESPAÇO!...VEMOS OS OBJETOS, AS PESSOAS!
-NO ENTANTO,NAS NOSSAS AÇÕES COM ESSES OBJETOS ESTRUTURAM-SE NOÇÕES QUE REPRESENTAM AÇÕES QUE SE RELACIONAM A UMA ORDEM, UMA REGULARIDADE DE ACONTECIMENTOS, OS QUAIS VÃO FORMANDO UMA IDÉIA DE TEMPO!
*CORRER MAIS=(TEMPO + LONGO/ ESPAÇO=TRAJETÓRIA >)
*CORRER MENOS=(TEMPO + CURTO/ ESPAÇO=TRAJETÓRIA <)
*CHEGAR ANTES=(TEMPO CURTO=RÁPIDO)
*CHEGAR DEPOIS=(TEMPO LONGO=LENTO)
OBS:UMA DAS FORMAS QUE AS CRIANÇAS TÊM DE ADIVINHAR O TEMPO MARCADO É POR UM CERTO RÍTMO DE CORRIDA QUE PODEM ESTABELECER. É UMA ATIVIDADE MUITO UTILIZADA POR AQUELES QUE REALIZAM TRABALHOS DE INICIAÇÃO EM ATLETISMO, COMO CORRIDAS DE LONGA DISTÂNCIA COM POUCA INTENSIDADE OU CURTA DISTÃNCIA COM MUITA INTENSIDADE)
*A*- 2 A 2(UMA CRIANÇA ALTA E UMA MAIS BAIXA)-
CORRER ATÉ A PILASTRA E VOLTAR ANDANDO EM PASSOS LARGOS E PEGAR A BOLA E COLOCAR NUMA CAIXA:O TEMPO QUE CADA CRIANÇA LEVARÁ PARA REALIZAR A ATIVIDADE PARA DESENVOLVER A NOÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO DEPENDERÁ DA INDIVIDUALIDADE DE CADA UMA QUANTO ÀS SUAS QUALIDADES FÍSICAS ADQUIRIDAS COMO VELOCIDADE,COORDENAÇÃO, AGILIDADE... E BIOTIPO COMO TAMANHO DE CADA UMA,TIPO DE FIBRAS MUSCULARES FISIOLOGIA COMO DISPOSIÇÃO PARA REALIZAR A ATIVIDADE(CRIANÇAS BEM OU MAL ALIMENTADAS)...
*B*- O PROFESSOR AVISA AS CRIANÇAS QUE VAI MARCAR NO RELÓGIO UM CERTO TEMPO, POR EXEMPLO, 15 SEGUNDOS.AO SINAL DE INÍCIO, AS CRIANÇAS TENTAM CALCULAR MENTALMENTE O TEMPO INDICADO. CONFORME SEUS CÁLCULOS, ELAS INFORMAM O PROFESSOR QUANDO ACHAM QUE O RELÓGIO CHEGOU AOS 15 SEGUNDOS.TERMINADA A TAREFA, O PROFESSOR REVELA QUAL DELAS CHEGOU MAIS PRÓXIMO DO TEMPO ESTABELECIDO.(NESSA ATIVIDADE APENAS SE PRETENDE DAR UM REFERENCIAL MÍNIMO DE TEMPO PARA A ATIVIDADE QUE VEM A SEGUIR NA LETRA "C").
*C*- AQUI O OBJETIVO A SER ATINGIDO É QUE AS CRIANÇAS, POUCO A POUCO, COMPATIBILIZEM SEU RÍTMO DE CORRIDACOM O TEMPO
ESTIPULADO:AS CRIANÇAS SE ORGANIZAM EM GRUPOS DE TRÊS, CINCO OU OITO CRIANÇAS.O PROFESSOR COMBINA COM ELAS UM TEMPO A SER CRONOMETRADO.A UM SINAL, ELAS PARTEM CORRENDO PELA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, E QUANDO JULGAREM QUE O TEMPO TERMINOU, INFORMAM AO PROFESSOR
*OUTRAS ATIVIDADES:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seu comentário é muito bem-vindo e necessário para o melhoramento desse blog que elaboro com artigos literários que copio na internet e matérias do meu curso de Educação Física...Espero estar contribuindo com nossa área de forma positiva!...super obrigada por estar aqui comigo!...Se gostar do blog seja um seguidor que também irei retribuir!...muita saúde, paz e luz!