http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/como-organizar-rotina-creches-pre-escolas-organizacao-gestao-tempo-propostas-simultaneas-momentos-espera-544865.shtml
De acordo com os PCN’s (1998,p.30), para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor utilize, na organização do trabalho educativo as seguintes considerações:
• A interação com crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas
como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de
relacionar-se;
• Os conhecimentos prévios de qualquer natureza, que as crianças já possuem sobre o
assunto, já que elas aprendem por meio de uma construção interna ao relacionar suas
idéias com as novas informações de que dispõem e com as interações que estabelece;
• A individualidade e a diversidade;
• O grau de desafio que as atividades apresentam e o fato de que devam ser significativas
e apresentadas de maneira integrada para as crianças e o mais próximas possíveis das
práticas sociais reais;
• A resolução de problemas como forma de aprendizagem.
Essas considerações podem estruturar-se nas seguintes condições gerais relativas às
aprendizagens infantis a serem seguidas pelo educador em sua prática educativa.
Outro aspecto importante da brincadeira é o fato de possibilitar a criança a satisfação de
atuar livremente sobre determinadas situações. Muitas vezes o adulto impede que a criança
desenvolva suas habilidades por não estar ciente de que a brincadeira para a criança é
necessária uma vez que ela traz enormes contribuições ao desenvolvimento dessas
habilidades, visto que as brincadeiras facilitam o crescimento corporal, de força e resistência
física, de coordenação preceptora.
Brincando a criança aprende a decidir, ter opinião própria, descobre seu papel e seus
limites. Através do brinquedo ela descobre o prazer e satisfação de criar. Expressa sua
necessidade de explorar o mundo, a partir do domínio das habilidades de comunicação, nas
mais variadas formas, facilitando a auto-expressão. Além de colaborar no desenvolvimento
intelectual por meio de exercício de atenção, e também pelo uso progressivo de processos
mentais mais complexos como comparação e discriminação, e pelo estimulo à imaginação.
“A criança em idade pré-escolar envolve-se num
mundo ilusório e imaginário onde os desejos não
realizáveis podem ser realizados e esse mundo é o
que chamamos de brinquedo!” VYGOTSKY
(1992,p.92).
As brincadeiras quer através de jogos ou não, propiciam ainda a socialização, pelo
exercício de vários papeis sociais, com as suas normas de conduta e pela formação de
lealdades sociais. Ajudam a descoberta do EU e do OUTRO (social e cultural) contribuindo
para a difícil construção da identidade cultural.
“Jogo supõe relação social, interação. Por isso, a
participação em jogos e brincadeiras contribui para a
formação de atitudes sociais, respeito mútuo,
solidariedade, iniciativa pessoal e grupal. É jogando
e brincando que a criança aprende o valor do grupo
como força integradora e o sentido de competição e
da colaboração consciente e espontânea” RIZZI e
HAYDT (1987,p.15).
mundo que a cerca. Beneficia-se culturalmente, pois os modelos de comportamentos,
conhecimentos, crenças e valores são graças as brincadeiras mais facilmente transmitidas de
uma geração a outra, e cujo desdobramento é instigado pelas atividades criadoras.
“Sendo parte integrante da vida em geral, a atividade
lúdica tem uma função vital para o indivíduo, não só
para distração e descarga de energia, mas
principalmente como forma de assimilação da
realidade, além de ser expressão de idéias
culturalmente útil para sociedade como
comunitárias” RIZZI e HAYDT (1987,p.9).
As atividades lúdicas são valiosas para o indivíduo particularmente nos anos cruciais da
infância, nos quais se assentam os alicerces da personalidade, e para a sociedade, cujo bem
estar é condicionado pelo ajustamento dos seus membros e por sua ascensão social, ambos
capazes de serem ajudados pelas atividades lúdicas.
Através da atividade lúdica, a criança faz pequenos ensaios sobre os papéis que
possivelmente irá desempenhar quando adulta, pois quando brinca por exemplo, de faz de
conta, a criança geralmente assume a identidade do adulto. Segundo RAABE “Brincando a
criança se inicia na representação de papeis do mundo adulto que irá desempenhar mais
tarde” (1987,p.132).
Tudo aquilo que na vida real passa despercebido pela criança, passa a receber destaque
quando esta começa a brincar. Daí é que através das atividades lúdicas, a criança exercita sua
capacidade de percepção e assimilação do real.
Em suma, BRINCAR é VIVER. Mesmo quando se é adulto, o lúdico não desaparece de
nossa experiência. Apresenta-se de formas especializadas. E enquanto existir vida, sempre
existirá brincadeiras. Assim:
“O lúdico significa a construção criativa da vida
enquanto ela é vivida. É um fazer o caminho
enquanto se caminha; nem se espera que ela esteja
pronto, nem se considera que ele ficou pronto; neste
caminho criativo foi feito (esta sendo feito) com a
vida no seu ir e vir, no seu avançar e recuar. O
lúdico é a vida se construindo no seu movimento”
LUCKESI (1994,p.115).
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no
mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os
conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina e outras possam
ser de grande valia para revelar o universo infantil apontando algumas características comuns
das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.
*NATUREZA E SOCIEDADE NA PRÉ-ESCOLA=(FENÔMENOS NATURAIS/COSTUMES DE DIFERENTES CULTURAS/RESPEITAR E VALORIZAR A DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL/NORMAS DA VIDA EM SOCIEDADE):http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/natureza-sociedade-pre-escola-636865.shtml
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seu comentário é muito bem-vindo e necessário para o melhoramento desse blog que elaboro com artigos literários que copio na internet e matérias do meu curso de Educação Física...Espero estar contribuindo com nossa área de forma positiva!...super obrigada por estar aqui comigo!...Se gostar do blog seja um seguidor que também irei retribuir!...muita saúde, paz e luz!