Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

METODOLOGIA NA PRÉ-ESCOLA x NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASE(LDB) DE Nº 9394/96 x PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS(PCN's)

-Uma metodologia adequada e coerente a formação da criança, facilitando a aprendizagem, assim como as orientações didáticas são fatores decisivos para que o relacionamento professor e aluno seja aproximado, beneficiando portanto o processo ensino-aprendizagem e, finalmente, permitindo atingir o objetivo principal que é o desenvolvimento harmônico e integral da criança na pré-escola.

-Metodologias motivadoras que contribuam com o ato de brincar e no desenvolvimento da criança na fase do pré-escolar. Pois, muitas vezes o educador desconhece a real importância do lúdico para a aprendizagem da criança e na maioria das vezes não sabe como implementá-lo adequadamente às suas atividades.

-Metodologias Motivadoras  na tentativa de propiciar aos educadores a oportunidade de tomarem conhecimento da importância de como trabalhar o lúdico na pré-escola.
Acreditamos assim, que a atividade lúdica infantil deve ser encarada.


-Refletir sobre metodologias desenvolvidas durante a prática pedagógica  do Educador no contexto da Educação Infantil, na pré-escola , onde as recentes conquistas ocorridas no Brasil no campo da Educação Infantil outorgou na nova Lei de Diretrizes e Bases – LDB de nº 9394/96, a qual relata que, a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

-Os Parâmetros Curriculares Nacionais –PCN’s, documento oficial elaborado pelo Ministério da Educação e Desportos, constituem um conjunto de referências e orientações pedagógicas, que visem a contribuir com a implantação ou execução de práticas educativas de qualidade que
possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras.


-Os PCN’s apresentam uma proposta pedagógica consistente, com objetivos, conteúdos e metodologias apropriadas para serem trabalhados na Educação pré-escolar. Os PCN’s enfatizam três eixos norteadores que são: o cuidar, o educar e o brincaro que possibilita melhor compreensão a respeito da temática PRÉ-ESCOLA X EDUCADOR X METODOLOGIAS USADAS DURANTE A PRÁTICA PEDAGÓGICA!

-Desenvolvimento das práticas pedagógicas, que faz uma relação teórico-prática,
pois a teoria e a prática encontram-se em indissolúvel unidade, possibilitando maior
envolvimento da criança com a área educacional, buscando uma melhor formação
biopsicosocial e cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é muito bem-vindo e necessário para o melhoramento desse blog que elaboro com artigos literários que copio na internet e matérias do meu curso de Educação Física...Espero estar contribuindo com nossa área de forma positiva!...super obrigada por estar aqui comigo!...Se gostar do blog seja um seguidor que também irei retribuir!...muita saúde, paz e luz!