# ASPECTOS PROBLEMÁTICOS
Na prática profissional no ambiente pré-escolar, existem alguns aspectos problemáticos que necessitam de auxílio de recursos metodológicos que poderá facilitar a docência do ensino aprendizagem da Educação Infantil. São eles:
• O educador muitas vezes não consegue provocar a criança a fazer uma reflexão
sobre o seu pensar, analisar com o grupo de crianças na idade pré-escolar, em
cima dos conteúdos que estão sendo implementados e estimulá-las a formalizarem
alternativas de soluções adotadas, as dificuldades encontradas e as novas
descobertas.
• A escola não permite muitas vezes que a criança tenha a liberdade de propor a
temática para que o professor implemente os conteúdos desenvolvidos em sala de
aula em direção ao interesse da mesma.
• O educador do pré-escolar muitas vezes não consegue estimular, de maneira
correta e ordenada a criança, não oferecendo atividades variadas e compatíveis
com as suas características e necessidades, para que essa possa ter um desenvolvimento harmônico, físico e mentalmente integrado, contribuindo assim para o desenvolvimento geral, como o aprendizado da escrita, leitura e linguagem.
• Vivenciamos também a falta da aptidão do educador para o trabalho com o préescolar,
onde o afeto e habilidade em estabelecer uma linguagem para um diálogo,
são fundamentais, pois o ato de ensinar as atitudes e decisões do professor são
pontos determinantes, para ajudar a criança a participar do seu processo de
desenvolvimento.
• O brincar na pré-escola, não é trabalhado na sua essência onde o educador não
objetiva previamente resultados a serem alcançados, acontecendo simplesmente o
brincar pelo brincar.
• A falta de uma formação adequada dos educadores referente ao tratamento do
brincar trabalhada em sala de aula ou não sempre objetivando previamente os
resultados.
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# QUESTIONAMENTOS RELEVANTES SE ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA CADA CASO:
1- Qual seria a formação ideal do educador para trabalhar com a pré-escola?
2- Será que a criança que está na fase do pré-escolar com idade de 3 a 6 anos,
desenvolveria a criatividade de forma suficiente, sem o lúdico, o jogo e a
brincadeira?
3- Como o educador do ensino pré-escolar relaciona suas atividades diárias no
processo ensino-aprendizagem de acordo com as exigências dos PCN’s ?
4- Em que medida é possível desenvolver uma estratégia de ensino que ao mesmo
tempo motive a criança e estimule processos cognitivos facilitadores da
aprendizagem?
5- Diante das exigências da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação de Nº
9394/96 e o surgimento de novas tecnologias o educador é mais importante do que
nunca no processo de aprendizagem. Sendo assim que desafios o educador
enfrentará neste novo século?.
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