http://www.cerebromente.org.br/n08/mente/construtivismo/construtivismo.htm
"CONSTRUIR O CONHECIMENTO POR FASES"
"A CRIANÇA INTERIORIZA O APRENDIZADO NAS FASES OU ETAPAS ANTERIORES E TRANSFERE PARA SUA NOVA REALIDADE. ASSIM ELA DESENVOLVE, PERCEBE, ASSIMILA, AMADURECE!...EX: OLHA EU JÁ SEI FAZER TAL COISA OU ISSO!OU OLHA EU JÁ APRENDI AQUILO!
O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO É UM PROCESSO DE SUCESSIVAS MUDANÇAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DAS ESTRUTURAS COGNITIVAS, DERIVANDO CADA ESTRUTURA DE ESTRUTURAS PRECEDENTES, OU SEJA, O INDIVÍDUO CONSTRÓI E RECONSTRÓI CONTINUAMENTE AS ESTRUTURAS QUE O TORNAM CADA VEZ MAIS APTO AO EQUILÍBRIO.
ESSAS CONSTRUÇÕES SEGUEM UM PADRÃO DENOMINADO POR PIAGET DE "ESTÁGIOS" QUE SEGUEM IDADES MAIS OU MENOS DETERMINADAS.
O IMPORTANTE É A ORDEM DOS ESTÁGIOS E NÃO A IDADE DE APARIÇÃO DELES(PORQUE CADA UM TEM SEU TEMPO PARA SE DESENVOLVER, PERCEBER, ASSIMILAR, AMADURECER).
SEGUE A ORDEM DAS ESTRUTURAS COGNITIVAS OU ESTÁGIOS, FASES COGITIVAS
1- SENSÓRIO-MOTOR
2- PRÉ-OPERATÓRIO
3- OPERATÓRIO-CONCRETO
4- OPERATÓRIO-FORMAL
1-SENSÓRIO-MOTOR- 0 A 2 ANOS
-À partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio.
-a inteligência é prática.
-As noções de espaço e tempo são construidas pela ação.
-O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
-EX: O bebê pega o que está em sua mão, mama o que é posto em sua boca, vê o que está diante de si, aprimorando esses esquemas, essas construções,reflexos ou atos impensados,torna-se capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo à boca, realizando atos pensados futuramente.
2-PRÉ-OPERATÓRIO- 2 A 7 ANOS
-Inteligência simbólica, é egocêntrica, centrada em si própria, não tem noção do outro, não se coloca no lugar do outro(não entende que se o o utro não tem, não custa emprestar-"ELA NÃO QUER DIVIDIR"!
-Caracteriza-se pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior.
-É egocêntrica, centrada em si mesma e não consegue se colocar abstratamente no lugar do outro.(ex:não consegue imaginar a dor do outro que não possui o brinquedo que ela tem na mão, o qual ela não empresta).
-Não aceita a idéia do acaso e tudo quer ter uma explicação( é a fase dos "POR QUÊS)
-Já pode agir por simulação, comparação:ex: "COMO SE..."
-EX: como se fosse um pássaro(a criança abre os braços)
-Possui pecepção global sem discriminar detalhes ou fatos, isto é, os finalmentes, a idéia, o que vou propor).
-Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos ou situações.
-EX: Mostra-se para uma criança 2 bolinhas de massa iguais. Pega-se uma bolinha e faz a forma de uma salsicha. quando as bolinhas eram redondas, isto é, iguais, a criança acredita que a quantidade é a mesma, mas quando transforma uma delas em forma de salsicha, ela acredita que a quantidade diminuiu ou aumentou, não acha que ficou igual a quantidade anterior,pois as formas são diferentes. Não relaciona fatos ou situações. Ela não percebe que a quantidade é a mesma e que só mudou foi a forma!
-Atividades- Descentralizar a criança de si
Dar opções para ela conhecer o outro, querer compartilhar com o outro
Sempre explicar tudo
3-OPERATÓRIO-CONCONCRETO- 7 A 11 ANOS
-A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velociade, ordem, casualidade, já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade.
-Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração.
-Desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada("REVERSIBILIDADE").
-EX: Despeja-se a água de 2 copos em outros de formatos diferentes para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa, uma vez que a criança "DIFERENCIA ASPECTOS E É CAPAZ DE REFAZER A AÇÃO".
4-OPERATÓRIO-FORMAL- 12 EM DIANTE
-A representação agora permite a abstração total.
- A criança não se limita mais representação imediata, nem somente às relações previamentes existentes mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis, logicamente buscando soluções à partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.
-As estruturas cognitivas alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.
-EX: Se lhe pediu para analisar um provérbio como: "de grão em grão a galinha enche o papo", a criança TRABALHA COM LÓGICA DA IDÉIA(a qual é uma metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos.
Total de visualizações de página
- TREINO É PREVENÇÃO CONTRA COVID19
- EXERCÍCIO FÍSICO X COVID
- RABDOMIÓLISE X CROSS FIT
- FITNESS CANAL R7
- CREF
- CONFEF
- ANATOMIA DA COLUNA VERTEBRAL
- FISIOTERAPIA
- FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
- DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- FAÇO SEU BLOG
- YOUTUBE
- MECÂNICA DO MOVIMENTO E EXERCÍCIOS
- FISIOLOGIA DE EXERCÍCIO
- SÍNDROME DO DESFILADEIRO CERVICO-TORÁCICA+ COSTELAS ACESSÓRIAS
Pesquisar este blog
Seguidores
VAMOS TREINAR?
Translate
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário