Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Follow by Email

Seguidores

VAMOS TREINAR?

Instagram

Translate

terça-feira, 17 de novembro de 2015

ALONGAMENTO: RISCO DE NÃO ALONGAR E BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO




Alongamentos são exercícios físicos orientados, voltados para a melhora, aumento ou manutenção da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito é o aumento da flexibilidade.

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, maior a flexibilidade, o que o torna uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade de elasticidade, além de prevenir lesões.

Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, pode ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também pode ser praticado sozinho. Qualquer pessoa pode fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade de preferência acompanhada  de  um bom profissional.

RISCOS DE NÃO ALONGAR

Ao realizar um alongamento ocorre um aviso para o corpo de que você está iniciando uma sequência de movimentos que vai além daquela realizada diariamente e que não causa grandes impactos nos músculos, ossos e articulações. Essa prática torna-se fundamental para a manutenção ou flexibilização dos músculos para os iniciantes. Mesmo uma atividade de caminhada requer essa precaução. E os riscos de não alongar, você sabe quais são?

Quando uma pessoa deixa de se alongar, ela compromete seu treino. Uma consequência deste disso é o fato do indivíduo ficar mais cansado e com mais chances de ter lesões musculares. Importante também é não alongar demais, não ultrapassar os limites do corpo, isso pode fazer mal à saúde.

Qualquer pessoa pode alongar, salvo se tenha algum problema médico que a impeça de fazê-lo. A faixa etária não interfere em nada na prática do alongamento.

BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO

  • Reduz o risco de lesões musculares ou entorses articulares – torcicolos, câimbras etc;
  • Reduz as tensões musculares, relaxando;
  • Aumenta a flexibilidade e amplitude dos movimentos, melhorando o desempenho esportivo;
  • Torna mais fáceis algumas atividades físicas desgastantes, como corrida, natação etc, preparando a musculatura para o exercício;
  • Reduz o encurtamento muscular;
  • Melhora a circulação sanguínea, prevenindo problemas articulares nos braços, pernas ou costas;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Previne problemas posturais;
  • Auxilia no relaxamento mental, diminuindo o estresse;
  • Contribui para a cicatrização óssea, em casos de fratura;
  • Desenvolve a propriocepção (consciência corporal), à medida que a pessoa concentra-se na parte que está sendo alongada;
  • Reduz as cólicas menstruais, nas mulheres;
  • Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura corporal.
  • Para fazer alongamento é importante encontrar uma posição correta, assim é possível relaxar o músculo e ter tranquilidade. Sempre alongar de forma lenta, e fazer isso antes e depois da atividade, para previnir lesões (antes) e relaxar (depois).


Existem vários tipos de alongamento, procure um especialista que ele irá lhe indicar quais os melhores para você. Só para citar alguns temos:
Alongamento dinâmico
Alongamento passivo

Nenhum comentário:

CAUCULE SEU IMC-Clique na imagem!

CAUCULE SEU IMC-Clique na imagem!
Índice De Massa Corpórea

Projeto social comunitário, com foco no esporte social!...-CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA ESSE PROJETO!

Projeto social comunitário, com foco no esporte social!...-CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA ESSE PROJETO!
FUTEBOL E CIDADANIIA...AJUDEM!

SALVE O PLANETA

SALVE O PLANETA
Preserve o meio-ambiente!...Clique na Imagem!