# CONTUSÕES: trauma não cortante, provocado por pancada, por exemplo. Produz dor e dificuldade de movimento. Se o impacto for muito forte, pode haver fratura também.
# DISTENSÃO: O mesmo que estiramento, quando as fibras musculares se alongam além de sua capacidade elástica, mas sem lesão. Causa dor e incapacidade leve.
# LACERAÇÃO: É o rompimento de algumas fibras de determinado músculo, sem que ele se rasgue por completo. Costuma acontecer muito na panturrilha. A dor é intensa e incapacita por um bom tempo.
# RUPTURA: Quando o músculo se rompe totalmente, às vezes facilitando uma fratura. A imobilização será longa.
# CONTRATURA: Retesamento de um determinado músculo, causando dor difusa.
# ENTORSE: Rompimento parcial ou total de um ligamento, desestabilizando a articulação. A do tornozelo é a mais comum. Causa dor e inchaço e o tempo de recuperação depende do grau da torção.
# LUXAÇÃO: É quando o osso de uma articulação se desencaixa do outro, deformando o membro. Dói muito e incapacita o atleta por um bom tempo.
OBS: MUITOS PROFISSIONAIS ESTÃO POUCO FAMILIARIZADOS COM O SIGNIFICADO DE CERTOS TERMOS MÉDICOS, DESENGANANDO ATLETAS QUE NADA SOFRERAM, ENQUANTO MINIMINIZAM LESÕES VERDADEIRAMENTE GRAVES.
"Sem dúvida o bom condicionamento físico, o controle da quantidade de atividade física levada ao atleta, associada as condições ideais para prática e preparo, diminuem e previnem o número de lesões nos praticantes em geral."
Nenhum comentário:
Postar um comentário