LIVROS:
-A educação pré-escolar visa à criação de condições para satisfazer as
necessidades básicas da criança, oferecendo-lhe um clima de bem-estar físico, afetivo,
social e intelectual, mediante a proposição de atividades lúdicas, que levam a criança a
agir com espontaneidade, estimulando novas descobertas e o estabelecimento de novas
relações, a partir do que já se conhece.
-A fonte do conhecimento da criança está não só na variedade de situações concretas e sociais que ela tem oportunidade de vivenciar (no seu dia-a-dia, na escola,nos momentos de lazer e brincadeiras...), mas, também, na organização lógica que essas interações vão assumindo no seu pensamento, acontecendo assim o desenvolvimento cognitivo. (A criança é um ser passivo de aprendizagem onde podemos enfatizá-la como o próprio agente do seu desenvolvimento cognitivo.)
O educador possui um papel de mediador da aprendizagem acompanhando e orientando a criança de forma que a mesma possa expressar suas dúvidas e certezas de maneira reflexiva no processo ação-reflexão-ação desde os 3 anos de idade, ou seja a fase da pré-escola que se relaciona ao atendimento educacional de crianças até os 6/7 anos de idade, fase onde estas encontram-se na
alfabetização.
-Muito importante ressaltar a importância das atividades lúdicas neste processo de ensino e aprendizagem PRÉ-ESCOLAR, bem como a formação dos educadores responsáveis pelo desenvolvimento destas crianças nessa fase, de forma que "o brincar" seja considerado o canal primordial para o desenvolvimentoa criança em seus aspectos sócio-afetivo, cognitivo, psicomotor, lingüístico e espiritual, na busca e na construção dos conhecimentos adequados a realidade inovadora, objetivando personalizar o trabalho educativo acabando dessa forma, com a adoção de modelos pedagógicos estruturados em função do aluno ideal, ISTO É, RESPEITANDO A INDIVIDUALIDADE DE CADA CRIANÇA, NÃO SÓ VISANDO A FASE DE DESENVOLVIMENTO EM QUE SE ENCONTRA.
-A CRIANÇA RECEBE UMA ATENÇÃO ESPECIAL NUM AMBIENTE AGRADÁVEL, COM MUITO CARINHO E AFETO, SENTINDO-SE SEGURA E FELIZ!
-O PRINCIPAL OBJETIVO É INCENTIVAR O GOSTO PELAS DESCOBERTAS, ESTIMULANDO A CRIATIVIDADE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
-A CRIANÇA É ESTIMULADA A RACIOCINAR, A CRIAR, A SE SOCIALIZAR E A SOLUCIONAR SITUAÇÕES, TRANSFERINDO ISSO PARA SUA REALIDADE PRESENTE E FUTURA!(A CRIANÇA AGE POR TRANSFERÊNCIA).
-É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA APRENDA A CONHECER A FAZER, A SER E A VIVER DENTRO DE UMA ABORDAGEM OU PROPOSTA QUE OFEREÇA MEIOS ADEQUADOS E COMPATÍVEIS COM SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO.
-CADA CRIANÇA APRENDE A DESENVOLVER SUAS APTIDÕES E CAPACIDADES REFLEXIVA E CRÍTICA DE FORMA PRAZEIROSA.
A criança na fase do pré-escolar, recebe informações sobre noções de cálculo,iniciação a leitura sendo trabalhado os aspectos como: esquema corporal, percepção espaço-temporal e lateralidade entre outros, considerando a complexidade dos
processos ensino e aprendizagem, onde a criança deve vivenciar situações de desafios e prazer na expectativa de adquirir habilidades que possibilitem através do lúdico o desenvolvimento de tais aspectos.
-SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS=suporte
teórico e prático para um melhor desempenho do educador que atua na educação infantil : POR MEIOS DE ATIVIDADES NATURAIS, DIFERENTES CONTESTES, JOGOS DIDÁTICOS, BRINQUEDO CANTADO, BRINCADEIRAS POPULARES... APROPRIADOS PARA ESSA FASE(RESPEITANDO CADA ETAPA E INDIVIDUALIDADE DA CRIANÇA).
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