Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Seguidores

VAMOS TREINAR?

Instagram

Translate

quinta-feira, 28 de julho de 2011

RECREAÇÃO

*NÃO SUBMETE À REGRAS, AO CONTRÁRIODO JOGO!
*À PARTIR A RECREAÇÃO SE CHEGA AOS JOGOS.

 #ORIGEM DA PALAVRA RECREAÇÃO:

-VEM DO VOCABULÁRIO LATINO:

*RECREARE:REPRODUZIR,RESTABELECER,RECUPERAR,RECRIAR.

*RECREATIVO/RECREATIONS:RECREIO,DIVERTIMENTO, ENTRETENIMENTO.

*RECREAÇÃO:INTERESSE,PRAZER.

*RESPONSABILIDADES:PAIS,PROFESSORES,DIIGENTES.

#CONCEITO ATUAL:

* DIVERSAS ATIVIDADES FÍSICAS, MENTAL OU SOCIAL, AS QUAIS  RESULTAM PRAZER, FELICIDADE, SATISFAZENDO AS NECESSIDADES DE ORDEM FÍSICA, PSÍQUICA E SOCIAL  DO INDIVÍDUO.

*SÃO ATIVIDADES PROCURADAS PELOS INDIVÍDUOS PARA  OCUPAR SUAS HORAS LIVRES, BUSCANDO APENAS A SATISFAÇÃO DE RECREAR-SE, COM DISPOSIÇÃO  ÍNTIMA(ANIMADO).


#FINALIDADE:

*ATIVIDADES PARA DESGASTR EXCESSO DE NERGIA OU ESTAFA.

*É UM MEIO DE DISTRAÇÃO  DO HOMEM.

*NECESSIDADE DE PAUTA DEPOIS DO TRABALHO.

*TEM  A   RESPONSABILIDADE NA FORMAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DA PERSONALIDADE  DO HOMEM, AGE NA VIDA COOPERATIVA DO GRUPO E AJUDA A CRIARUMA ORDEM SOCIAL.

*AS ATIVIDADES RECREATIVAS FORAM E SÃO VIVIDAS DE ACORDO COM O DSENVOLVIMENTO CULTURAL DE CADA POVO.

*O  TERMO  RECREAÇÃO SUGERE ATIVIDADES QUE POSSIBILITEM RELAXAMENTO, DESCANSO,  EQUILÍBRIO FÍSICO E PSÍQUICO.

* NÃO ESTÁ LIGADA AO DESEJO DE TÉCNICA OU BUSCA DE VITÓRIA.

* O IMPORTANTE É REALIZAR AS ATIVIDADES DENTRO AS POSSIBILIDADES DO INDIVÍDUO.

*A RECREAÇÃO NÃO AFASTA  OS MENOS HÁBEIS, PELO CONTRÁRIO, PREOCUPA-SE COM ELES.

*ELA CORRIGE A ASPEREZA DA  VIDA, POIS É PRAZER, ALEGRIA, AUTENTICIDADE.

*RECREÇÃOASSOCIADA AO TRABALHO=SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENTRE PATRÃOX EMPEGADO E NO RENDIMENTO DO MESMO.

#OBJETIVOS SEGUNDO FAIXA ETÁRIA:

*CRIANÇAS: ALEGRIA,DESENVOLVIMENTO,SOCIALIAÇÃO.

*ADOLESCENTES:APERFEIÇOAMENTO DAS QUALIDADES FÍSICAS,PSÍQUICAS,SOCIAIS,TORNANDO-OS MAIS TARDE INDIVÍDUOS ÚTEIS Á SOCIEDADE.

*ADULTOS: ALIVIAR AS TENSÕES DA VIDA DIÁRIA.

*IDOSOS: PRENCHIMENTO DAS HORAS VAZIAS.

#EMPREGO DAS HORAS DO DIA A SER DIVIDIDO:

TRABALHO-REPOUSO
SONO-HIGIENE
ALIMENTAÇÃO-ATIVIDADES RECREATIVAS

# TEMPO DISPONÍVEL PARA ATIVIDADES RECREATIAS:

*CRIANÇAS ATÉ 6/7ANOS:12 HORAS
*CRIANÇAS FASE ESCOLAR:6 HORAS
*ADOLESCENTES:4 HORAS
*ADULTOS:3 HORAS
*IDOSOS:12 HORAS 

#QUANTO À FORMAE DIREÇÃO:


*FORMA- ATIVA E PASSIVA

*DIREÇÃO-LIVRE EDIRIGIDA

NECESSIDADE DO MUNDO ATUAL:


*ÁREAS DE LAZER NAS COMUNIDADES=PRAÇAS

*ATENDIMENTO RECRETIVO ÀS DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS

 















sexta-feira, 22 de julho de 2011

MACHUCOU O QUE?"ORTOPEDIA"


# CONTUSÕES: trauma não cortante, provocado por pancada, por exemplo. Produz dor e dificuldade de movimento. Se o impacto for muito forte, pode haver fratura também.

# DISTENSÃO: O mesmo que estiramento, quando as fibras musculares se alongam além de sua capacidade elástica, mas sem lesão. Causa dor e incapacidade leve.

# LACERAÇÃO: É o rompimento de algumas fibras de determinado músculo, sem que ele se rasgue por completo. Costuma acontecer muito na panturrilha. A dor é intensa e incapacita por um bom tempo.

# RUPTURA: Quando o músculo se rompe totalmente, às vezes facilitando uma fratura. A imobilização será longa.

# CONTRATURA:  Retesamento de um determinado músculo, causando dor difusa.

# ENTORSE: Rompimento parcial ou total de um ligamento, desestabilizando a articulação. A do tornozelo é a mais comum. Causa dor e inchaço e  o tempo de recuperação  depende do grau da torção.

# LUXAÇÃO:  É quando o osso de uma articulação se desencaixa do outro, deformando o membro. Dói muito e incapacita o atleta por  um bom tempo.

OBS: MUITOS PROFISSIONAIS ESTÃO POUCO FAMILIARIZADOS COM O SIGNIFICADO DE CERTOS TERMOS MÉDICOS, DESENGANANDO ATLETAS QUE NADA SOFRERAM, ENQUANTO MINIMINIZAM LESÕES VERDADEIRAMENTE GRAVES.


"Sem dúvida o bom condicionamento físico, o controle da quantidade de atividade física levada ao atleta, associada as condições ideais para prática e preparo, diminuem e previnem o número de lesões nos praticantes em geral."


terça-feira, 5 de julho de 2011

DANÇA X DESENVOLVIMENTO FÍSICO, PSIQUICO, AFETIVO, SOCIAL!






-A DANÇA DESENVOLVE A PERSONALIDADE, AFETIVIDADE, SOCIALIZA  A CRIANÇA NO TRABALHO EM GRUPO, GERA DISCIPLINA, ESPÍRITO DE COOPERAÇÃO, CRIATIVIDADE, ESTIMA, VALÊNCIAS FÍSICAS COMO A COORDENAÇÃO, AGILIDADE, FLEXIBILIDADE,TODO O DESENVOLVIMENTO NEURO-MUSCULAR, ESTIMULA A COGNIÇÃO LEVANDO AO DOMÍNIO DA LATERALIDADE, COMPREENSÃO ESPAÇO-TEMPO, QUANTIDADE...

A dança é uma forma de expressão corporal. Por meio de coreografias, os alunos aprendem a interpretar gestos e a conhecer diferentes ritmos. Todo esse aprendizado deve fazer parte do planejamento da Educação Física, como preveem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) - assim como os esportes, as lutas e a ginástica.

Para realizar um bom trabalho, é importante ir além da velha e conhecida fórmula: mostrar à turma uma coreografia pronta, ensaiá-la e apresentá-la. "Quando as danças são trazidas para a Educação Física, deve haver um estudo sobre elas", explica Marcos Garcia Neira, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Mais do que colocar a turma para se mexer, é preciso refletir sobre os diferentes tipos de dança, apresentar novos gêneros e permitir que os alunos criem passos próprios. "Cabe à disciplina proporcionar experiências que viabilizem práticas significativas com as danças presentes no universo cultural próximo e afastado", aponta o artigo As Danças Folclóricas e Populares no Currículo de Educação Física: Possibilidades e Desafios, escrito por Neira e pela professora Silvia Pavesi Sborquia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ou seja, é preciso extrapolar o que é conhecido pelas crianças, aproveitando suas vivências para apresentar novas referências.

Quatro etapas não podem ser esquecidas: mapeamento, aprofundamento, ampliação e ressignificação (veja a sequência didática). Veja como colocá-las em prática a seguir.http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/quatro-etapas-trabalhar-dancas-educacao-fisica-608046.shtml

A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal. Ela aparece em duas formas: a teatral e a social. No primeiro caso, é executada num palco, tendo como estilos principais o medieval e o balé (clássico, moderno e contemporâneo). No outro, ela é praticada ao ar livre ou em clubes de baile. Nesse grupo estão os gêneros populares - como o frevo, o forró, o carimbó etc. - e as danças de salão, do ventre e de rua. Nos dois casos, os passos cadenciados são acompanhados de música e transmitem sensações e sentimentos por meio de um conjunto ordenado (teatral), chamado coreografia. http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/corpo-movimento-aprendizagem-514704.shtml

PRÉ- ESCOLA X O CORPO NO ESPAÇO ESCOLAR X EDUCADOR

 LIVROS: 


http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/regras-brincadeiras-bola-599756.shtml
                
-A sociedade está mais consciente da importância das experiências da primeira infância, o que motiva demandas por uma educação institucional para crianças de zero a seis anos” PCN’s (1998,v.1,p.11).

-A educação pré-escolar visa à criação de condições para satisfazer as
necessidades básicas da criança, oferecendo-lhe um clima de bem-estar físico, afetivo,
social e intelectual, mediante a proposição de atividades lúdicas, que levam a criança a
agir com espontaneidade, estimulando novas descobertas e o estabelecimento de novas
relações, a partir do que já se conhece.


-A fonte do conhecimento da criança está não só na variedade de situações concretas e sociais que ela tem oportunidade de vivenciar (no seu dia-a-dia, na escola,nos momentos de lazer e brincadeiras...), mas, também,  na organização lógica que essas interações vão assumindo no seu pensamento, acontecendo assim o desenvolvimento cognitivo. (A criança é um ser passivo de aprendizagem onde podemos enfatizá-la como o próprio agente do seu desenvolvimento cognitivo.)

O educador possui um papel de mediador da aprendizagem acompanhando e orientando a criança de forma que a mesma possa expressar suas dúvidas e certezas de maneira reflexiva no processo ação-reflexão-ação desde os 3 anos de idade, ou seja a fase da pré-escola que se relaciona ao atendimento educacional de crianças até os 6/7 anos de idade, fase onde estas encontram-se na
alfabetização.



-Muito importante ressaltar a importância das atividades lúdicas neste processo de ensino e aprendizagem PRÉ-ESCOLAR, bem como a formação dos educadores responsáveis pelo desenvolvimento destas crianças nessa fase, de forma que "o brincar" seja considerado o canal primordial para o  desenvolvimentoa criança em seus aspectos sócio-afetivo, cognitivo, psicomotor, lingüístico e espiritual, na busca e na construção dos conhecimentos adequados a realidade inovadora, objetivando personalizar o trabalho educativo acabando dessa forma, com a adoção de modelos pedagógicos estruturados em função do aluno ideal, ISTO É, RESPEITANDO A INDIVIDUALIDADE DE CADA CRIANÇA, NÃO SÓ VISANDO A FASE DE DESENVOLVIMENTO EM QUE SE ENCONTRA.

-A CRIANÇA RECEBE UMA ATENÇÃO ESPECIAL NUM AMBIENTE AGRADÁVEL, COM MUITO CARINHO E AFETO, SENTINDO-SE SEGURA E FELIZ!

-O PRINCIPAL OBJETIVO É INCENTIVAR O GOSTO PELAS DESCOBERTAS, ESTIMULANDO A CRIATIVIDADE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

-A CRIANÇA É ESTIMULADA A RACIOCINAR, A CRIAR, A SE SOCIALIZAR E A SOLUCIONAR SITUAÇÕES, TRANSFERINDO ISSO PARA SUA REALIDADE PRESENTE E FUTURA!(A CRIANÇA AGE POR TRANSFERÊNCIA).

-É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA APRENDA A CONHECER A FAZER, A SER E A VIVER DENTRO DE UMA ABORDAGEM OU PROPOSTA QUE OFEREÇA MEIOS ADEQUADOS E COMPATÍVEIS COM SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO.

-CADA CRIANÇA APRENDE A DESENVOLVER SUAS APTIDÕES E CAPACIDADES REFLEXIVA E CRÍTICA DE FORMA PRAZEIROSA.

A criança na fase do pré-escolar, recebe informações sobre noções de cálculo,iniciação a leitura sendo trabalhado os aspectos como: esquema corporal, percepção espaço-temporal e lateralidade entre outros, considerando a complexidade dos
processos ensino e aprendizagem, onde a criança deve vivenciar situações de desafios e prazer na expectativa de adquirir habilidades que possibilitem através do lúdico o desenvolvimento de tais aspectos.


-SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS=suporte
teórico e prático para um melhor desempenho do educador que atua na educação infantil :
  POR MEIOS DE ATIVIDADES NATURAIS, DIFERENTES CONTESTES, JOGOS DIDÁTICOS, BRINQUEDO CANTADO, BRINCADEIRAS POPULARES... APROPRIADOS PARA ESSA FASE(RESPEITANDO CADA ETAPA E INDIVIDUALIDADE DA CRIANÇA).









VEJA SEU IMC-Clique na imagem!

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!
Índice De Massa Corpórea

SALVE O PLANETA

SALVE O PLANETA
Preserve o meio-ambiente!...Clique na Imagem!