A partir dos 2 anos de idade, em média, as crianças começam a incorporar algumas noções de direção e de orientação espacial como dentro/fora, no alto/embaixo, direita/esquerda, desde/até ou dia/noite. Compreender os fenômenos naturais implica, em primeiro lugar, a elaboração dos conceitos de tempo (duração, sucessão e ritmos) e de espaço, que são especialmente trabalhados na pré-escola - embora sejam revistos ao longo de toda a vida, de acordo com as experiências que vivemos e que caracterizam o ritmo de cada um de nós.http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/natureza-sociedade-pre-escola-636865.shtml?page=3.4
-ATIVIDADES RÍTMICAS:
OS PROFESSORES DEVEM ESTIMULAR A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES RÍTMICAS, COM A PREOCUPAÇÃO DE DESENVOLVER A NOÇÃO DE TEMPO NAS CRIANÇAS.AS ATIVIDADES COM MÚSICA, DANÇAS FOLCLÓRICAS CAPOEIRA, DANÇA ACOMPANHANDO A LETRA DA MÚSICA, O USO DE INSTRUMENTO, DA VOZ, PALMAS, ESTALAR DE DEDOS, DEPENDENDO DAS CONDIÇÕES DE CADA ESCOLA, PODEM SER PROPOSTOS NUM PROGRAMA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
-ESPAÇO E TEMPO NÃO SÃO CATEGORIAS ACESSÍVEIS AO NOSSO "MECANISMO SENSORIAL", POIS NINGUÉM VÊ O TEMPO OU ESPAÇO!...VEMOS OS OBJETOS, AS PESSOAS!
-NO ENTANTO,NAS NOSSAS AÇÕES COM ESSES OBJETOS ESTRUTURAM-SE NOÇÕES QUE REPRESENTAM AÇÕES QUE SE RELACIONAM A UMA ORDEM, UMA REGULARIDADE DE ACONTECIMENTOS, OS QUAIS VÃO FORMANDO UMA IDÉIA DE TEMPO!
*CORRER MAIS=(TEMPO + LONGO/ ESPAÇO=TRAJETÓRIA >)
*CORRER MENOS=(TEMPO + CURTO/ ESPAÇO=TRAJETÓRIA <)
*CHEGAR ANTES=(TEMPO CURTO=RÁPIDO)
*CHEGAR DEPOIS=(TEMPO LONGO=LENTO)
OBS:UMA DAS FORMAS QUE AS CRIANÇAS TÊM DE ADIVINHAR O TEMPO MARCADO É POR UM CERTO RÍTMO DE CORRIDA QUE PODEM ESTABELECER. É UMA ATIVIDADE MUITO UTILIZADA POR AQUELES QUE REALIZAM TRABALHOS DE INICIAÇÃO EM ATLETISMO, COMO CORRIDAS DE LONGA DISTÂNCIA COM POUCA INTENSIDADE OU CURTA DISTÃNCIA COM MUITA INTENSIDADE)
*A*- 2 A 2(UMA CRIANÇA ALTA E UMA MAIS BAIXA)-
CORRER ATÉ A PILASTRA E VOLTAR ANDANDO EM PASSOS LARGOS E PEGAR A BOLA E COLOCAR NUMA CAIXA:O TEMPO QUE CADA CRIANÇA LEVARÁ PARA REALIZAR A ATIVIDADE PARA DESENVOLVER A NOÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO DEPENDERÁ DA INDIVIDUALIDADE DE CADA UMA QUANTO ÀS SUAS QUALIDADES FÍSICAS ADQUIRIDAS COMO VELOCIDADE,COORDENAÇÃO, AGILIDADE... E BIOTIPO COMO TAMANHO DE CADA UMA,TIPO DE FIBRAS MUSCULARES FISIOLOGIA COMO DISPOSIÇÃO PARA REALIZAR A ATIVIDADE(CRIANÇAS BEM OU MAL ALIMENTADAS)...
*B*- O PROFESSOR AVISA AS CRIANÇAS QUE VAI MARCAR NO RELÓGIO UM CERTO TEMPO, POR EXEMPLO, 15 SEGUNDOS.AO SINAL DE INÍCIO, AS CRIANÇAS TENTAM CALCULAR MENTALMENTE O TEMPO INDICADO. CONFORME SEUS CÁLCULOS, ELAS INFORMAM O PROFESSOR QUANDO ACHAM QUE O RELÓGIO CHEGOU AOS 15 SEGUNDOS.TERMINADA A TAREFA, O PROFESSOR REVELA QUAL DELAS CHEGOU MAIS PRÓXIMO DO TEMPO ESTABELECIDO.(NESSA ATIVIDADE APENAS SE PRETENDE DAR UM REFERENCIAL MÍNIMO DE TEMPO PARA A ATIVIDADE QUE VEM A SEGUIR NA LETRA "C").
*C*- AQUI O OBJETIVO A SER ATINGIDO É QUE AS CRIANÇAS, POUCO A POUCO, COMPATIBILIZEM SEU RÍTMO DE CORRIDACOM O TEMPO
ESTIPULADO:AS CRIANÇAS SE ORGANIZAM EM GRUPOS DE TRÊS, CINCO OU OITO CRIANÇAS.O PROFESSOR COMBINA COM ELAS UM TEMPO A SER CRONOMETRADO.A UM SINAL, ELAS PARTEM CORRENDO PELA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, E QUANDO JULGAREM QUE O TEMPO TERMINOU, INFORMAM AO PROFESSOR
*OUTRAS ATIVIDADES:
Nenhum comentário:
Postar um comentário