Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Follow by Email

Seguidores

VAMOS TREINAR?

Instagram

Translate

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PRÉ-ESCOLA DE ACORDO COM "PDC's"



http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/como-organizar-rotina-creches-pre-escolas-organizacao-gestao-tempo-propostas-simultaneas-momentos-espera-544865.shtml  


De acordo com os PCN’s (1998,p.30), para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor utilize, na organização do trabalho educativo as seguintes considerações:

• A interação com crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas
como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de
relacionar-se;

• Os conhecimentos prévios de qualquer natureza, que as crianças já possuem sobre o
assunto, já que elas aprendem por meio de uma construção interna ao relacionar suas
idéias com as novas informações de que dispõem e com as interações que estabelece;

• A individualidade e a diversidade;

• O grau de desafio que as atividades apresentam e o fato de que devam ser significativas
e apresentadas de maneira integrada para as crianças e o mais próximas possíveis das
práticas sociais reais;

• A resolução de problemas como forma de aprendizagem.
Essas considerações podem estruturar-se nas seguintes condições gerais relativas às
aprendizagens infantis a serem seguidas pelo educador em sua prática educativa.
Outro aspecto importante da brincadeira é o fato de possibilitar a criança a satisfação de
atuar livremente sobre determinadas situações. Muitas vezes o adulto impede que a criança
desenvolva suas habilidades por não estar ciente de que a brincadeira para a criança é
necessária uma vez que ela traz enormes contribuições ao desenvolvimento dessas
habilidades, visto que as brincadeiras facilitam o crescimento corporal, de força e resistência
física, de coordenação preceptora.

Brincando a criança aprende a decidir, ter opinião própria, descobre seu papel e seus
limites. Através do brinquedo ela descobre o prazer e satisfação de criar. Expressa sua
necessidade de explorar o mundo, a partir do domínio das habilidades de comunicação, nas
mais variadas formas, facilitando a auto-expressão. Além de colaborar no desenvolvimento
intelectual por meio de exercício de atenção, e também pelo uso progressivo de processos
mentais mais complexos como comparação e discriminação, e pelo estimulo à imaginação.

“A criança em idade pré-escolar envolve-se num
mundo ilusório e imaginário onde os desejos não
realizáveis podem ser realizados e esse mundo é o
que chamamos de brinquedo!” VYGOTSKY
(1992,p.92).

As brincadeiras quer através de jogos ou não, propiciam ainda a socialização, pelo
exercício de vários papeis sociais, com as suas normas de conduta e pela formação de
lealdades sociais. Ajudam a descoberta do EU e do OUTRO (social e cultural) contribuindo
para a difícil construção da identidade cultural.
“Jogo supõe relação social, interação. Por isso, a
participação em jogos e brincadeiras contribui para a
formação de atitudes sociais, respeito mútuo,
solidariedade, iniciativa pessoal e grupal. É jogando
e brincando que a criança aprende o valor do grupo
como força integradora e o sentido de competição e
da colaboração consciente e espontânea” RIZZI e
HAYDT (1987,p.15).

Quando brinca a criança, alivia tensões, descarrega energia, assimila a realidade do
mundo que a cerca. Beneficia-se culturalmente, pois os modelos de comportamentos,
conhecimentos, crenças e valores são graças as brincadeiras mais facilmente transmitidas de
uma geração a outra, e cujo desdobramento é instigado pelas atividades criadoras.


“Sendo parte integrante da vida em geral, a atividade
lúdica tem uma função vital para o indivíduo, não só
para distração e descarga de energia, mas
principalmente como forma de assimilação da
realidade, além de ser expressão de idéias
culturalmente útil para sociedade como
comunitárias” RIZZI e HAYDT (1987,p.9).

As atividades lúdicas são valiosas para o indivíduo particularmente nos anos cruciais da
infância, nos quais se assentam os alicerces da personalidade, e para a sociedade, cujo bem
estar é condicionado pelo ajustamento dos seus membros e por sua ascensão social, ambos
capazes de serem ajudados pelas atividades lúdicas.

Através da atividade lúdica, a criança faz pequenos ensaios sobre os papéis que
possivelmente irá desempenhar quando adulta, pois quando brinca por exemplo, de faz de
conta, a criança geralmente assume a identidade do adulto. Segundo RAABE “Brincando a
criança se inicia na representação de papeis do mundo adulto que irá desempenhar mais
tarde” (1987,p.132).

Tudo aquilo que na vida real passa despercebido pela criança, passa a receber destaque
quando esta começa a brincar. Daí é que através das atividades lúdicas, a criança exercita sua
capacidade de percepção e assimilação do real.

Em suma, BRINCAR é VIVER. Mesmo quando se é adulto, o lúdico não desaparece de
nossa experiência. Apresenta-se de formas especializadas. E enquanto existir vida, sempre
existirá brincadeiras. Assim:

“O lúdico significa a construção criativa da vida
enquanto ela é vivida. É um fazer o caminho
enquanto se caminha; nem se espera que ela esteja
pronto, nem se considera que ele ficou pronto; neste
caminho criativo foi feito (esta sendo feito) com a
vida no seu ir e vir, no seu avançar e recuar. O
lúdico é a vida se construindo no seu movimento”
LUCKESI (1994,p.115).

Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no
mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os
conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina e outras possam
ser de grande valia para revelar o universo infantil apontando algumas características comuns
das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.

*NATUREZA  E SOCIEDADE NA PRÉ-ESCOLA=(FENÔMENOS NATURAIS/COSTUMES DE DIFERENTES CULTURAS/RESPEITAR E VALORIZAR A DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL/NORMAS DA VIDA EM SOCIEDADE):http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/natureza-sociedade-pre-escola-636865.shtml

*

Nenhum comentário:

CAUCULE SEU IMC-Clique na imagem!

CAUCULE SEU IMC-Clique na imagem!
Índice De Massa Corpórea

Projeto social comunitário, com foco no esporte social!...-CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA ESSE PROJETO!

Projeto social comunitário, com foco no esporte social!...-CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA ESSE PROJETO!
FUTEBOL E CIDADANIIA...AJUDEM!

SALVE O PLANETA

SALVE O PLANETA
Preserve o meio-ambiente!...Clique na Imagem!