Educação Física Adaptada: Esporte e Inclusão Social
- Podemos analisar que no decorrer dos anos, as escolas do ensino fundamental e médio passaram por transformações tanto no nível do quadro docente, quanto à forma de trabalhar,
- em virtude destas mudanças muitas escolas passaram por reformas estruturais bem como os objetivos a serem alcançadas.
- Sabe-se que o professor de educação física e sua qualificação ao trabalho com crianças portadoras de deficiência, , onde a metodologia adotada, vem a realizar-se nas escolas particulares, estaduais e municipais.
- Sabe-se que a função do esporte na inclusão social de deficientes físicos é muito importante e positiva para os mesmos.
Educação Física Adaptada e Inclusão no Meio Escolar
- No atual sistema educacional nos deparamos com uma proposta de ensino/aprendizagem, priorizando a diversidade e a inclusão.
- Nos dias de hoje é comum encontrar pessoas com necessidades especiais nas escolas regulares.
- Este novo sistema educacional requer conhecimentos, e idéias novas que tenham o objetivo maior de incluir todos, independente de qualquer de condição física.
- Segundo James (2010, p. 20):
- já afirmava que a educação é a organização dos recursos biológicos do indivíduo, de todas as capacidades de comportamento que fazem adaptável ao meio físico e mental.
- Se indivíduos são seres adaptáveis, as formas de integração de qualquer meio e situação, com certeza podem ser adaptadas.
- Sendo assim defende-se que a Educação Física é uma ferramenta educacional de interação e cooperação, deve ser trabalhado a fim de atender a todos os alunos; desenvolvendo atividades físicas, recreativas e psicomotoras que desenvolvam as habilidades, que socializem as potencialidades individuais.
- Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S, 1997) o ensino da Educação Física deve respeitar o que a criança traz em si mesma, uma educação que priorize poderes sobre ela, desafiando-a a que lhe dê autodomínio, autoconfiança e autonomia.
EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR E INCLUSAO DE ALUNOS COM SD-SÍNDROME DE DOWN
- A Síndrome de Down (SD) é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra.
- Geralmente está associada à alguma dificuldade de habilidade cognitiva (abaixo da média) e desenvolvimento físico, tendo uma tendência maior à problemas cardíacos, respiratórios, hipotonia e a instabilidade atlanto-axial:
- * Atlanto-axial, que significa um movimento maior do que o usual entre a primeira e a segunda vértebra do pescoço. Estima-se que 15% das crianças com síndrome de Down apresentem essa condição. A instabilidade atlanto-axial, é uma preocupação por causa do risco presumido de danos na espinha dorsal, caso uma das vértebras pressione a mesma.
- A instabilidade atlanto-axial, sem a pressão sobre a coluna não apresenta sintomas. A instabilidade atlanto-axial, com pressão pode apresentar os seguintes sintomas: fadiga, dificuldades para andar, modo de andar anormal, dores no pescoço, mobilidade do pescoço limitada, inclinação da cabeça, falta de coordenação, espasmos musculares e reflexos exagerados. As crianças com síndrome de Down que apresentarem esses sintomas precisam ser avaliadas imediatamente, tendo sido ou não diagnosticadas com instabilidade atlanto-axial.
- A natação é considerada um dos esportes mais completos e proporciona uma estimulação motora aquática fundamental ao progresso de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. Durante a aula ou a execução dos exercícios a água serve como um grande aliado ao estímulo tátil.
- A interação das pessoas com SD na natação influencia o aluno na relação de segurança junto ao professor, melhora da confiança no meio líquido e aproxima a comunicação com outros alunos.
- O objetivo da atividade será proporcionar o fortalecimento da musculatura; melhorar o condicionamento cardiorrespiratório,equilíbrio, postura e coordenação; proporcionar relaxamento das estruturas de sustentação (coluna vertebral) e favorecer a interação do aluno Síndrome de Down com o professor e os demais alunos;
- Considerem a importância da inclusão social de um aluno Síndrome de Down num ambiente aquático. com duração, em média, de 40 minutos que avaliam o comportamento e o desenvolvimento de um SD.
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
- Os profissionais de Educação devem de realizar um trabalho pedagógico para promover a inclusão e a permanência desses alunos no ambiente escolar. Mas afinal, como promover a inclusão de um aluno com deficiência física em sala de aula ou numa aula de Educação Física?
- A escola precisa buscar alternativas para que ele tenha acesso a uma educação inclusiva de qualidade.
- Promover a acessibilidade atitudinal e instrumental de modo a garantir a inclusão e a permanência do aluno em sala de aula.
- Permitir que o aluno desempenhe suastarefas escolares de forma mais autônoma possível.
- Desenvolver a aprendizagem no aluno.
- Desenvolver a aprendizagem no aluno.
- Atividades
- Estratégias
CONCEITOS BÁSICOS
http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=248
http://www.efdeportes.com/efd131/educacao-fisica-escolar-e-inclusao-educacional.htm
Pessoa com Deficiência - pessoa que está "abaixo" dos padrões estabelecidos pela sociedade como "normalidade", por motivos físicos, sensoriais, orgânicos ou mentais, e em consequência dos quais se vê impedida de viver plenamente.
Por essa classificação são conceituadas:
Incapacidade: restrição, resultante de uma deficiência da habilidade para desempenhar uma atividade considerada normal para o ser humano. Surge como consequencia direta ou é resposta do individuo a uma deficiência psicológica, física, sensorial ou outra. Representa a objetivação da deficiência e reflete os disturbios da própria pessoa, nas atividades e comportamentos essenciais à vida diária.
Desvantagem: prejuízo para o individuo, resultante de uma deficiência ou uma incapacidade, que limita ou impede o desempenho de papéis de acordo com a idade, sexo, fatores sociais e culturais.
Educação Física Adaptada - Programa individualizado de atividade física motora, que desenvolva os padrões fundamentais e as habilidades esportivas, como: danças, jogos e esportes, desenhados para ir de encontro às necessidades especiais de cada individuo na educação física.
Esporte Adaptado - Esporte modificado ou criado para ir de encontro às necessidades especiais de indivíduos com deficiências.
*A pratica Favorece:
- Melhoria e desenvolvimento de auto-estima, autovalorização e auto-imagem;
- o estimulo à independencia e autonomia;
- a sociabilização com grupos;
- a experiência com suas possibilidades, potencialidades e limitações;
- a vivencia de situações de sucesso e superação de situações de frustação;
- a melhoria das condições organo-funcionais;
- melhoria na força e resistência muscular global;
- ganho de velocidade;
- aprimoramento da coordenação motora global e ritmo;
- melhora no equilibrio dinâmico;
- a possibilidade de acesso a pratica do esporte como lazer, reabilitação e competição;
- prevenção de deficiências secundárias;
- promover e encorajar o movimento;
- motivação para atividades futuras;
- manutenção e promoção da saúde e condições físicas;
- desenvolvimentos de habilidades motoras e funcionais para melhor ralização das atividades diarias;
- desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas.
CLASSIFICAÇÃO DE DEFICIÊNCIA
- Definitiva
- Congênita
- Adquirida- Progressiva
- Não Progressiva
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