Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Seguidores

VAMOS TREINAR?

Instagram

Translate

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERDISCIPLINARIDADE

LIVRO:http://www.submarino.com.br/produto/1/21478714/educacao+fisica+-+interdisciplinaridade+aprendizagem+e+inclusao

http://www.webartigos.com/artigos/educacao-fisica-e-interdisciplinaridade-no-ensino-fundamental/3045/
 
Muito se tem falado sobre a contribuição da interdisciplinaridade na ciência e na educação. No campo do ensino, constitui condição para a melhoria da qualidade mediante a superação contínua de sua já clássica fragmentação, uma vez que orienta a formação global do homem. Essa formação integral ocorre na medida em que os educadores estabelecem o diálogo entre suas disciplinas, eliminando barreiras artificialmente postas entre os conhecimentos produzidos e promovem a integração entre o conhecimento e a realidade concreta, as expressões da vida, que sempre dizem respeito a todas as áreas do conhecimento.


Acreditamos que as atividades propostas pela Educação Física Escolar além de aprimorar e melhorar os movimentos desenvolve o bem estar geral e preparam também para uma melhor convivência social, política, biológica e ecológica, assim, de uma forma prazerosa, e vinculando a experiência prática aos aspectos corporais estará contribuindo para o processo de aprendizagem e inclusão escolar.

Aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim, uma série de procedimentos cognitivos que devem ser favorecidos e considerados na construção do conhecimento.


O pensamento interdisciplinar na Educação Física sugere relacionar a aprendizagem escolar com o processo de desenvolvimento motor da criança. Acredita que a chave de toda educação e aprendizagem está no domínio do Esquema Corporal corresponde à organização psicomotora global. Compreendendo todos os mecanismos e processo nos níveis motores, tônicos, perceptivos, sensoriais e expressivos da criança.


O papel da Educação Física sob esta ótica, adquire a função de instrumento facilitador quando na prática, demonstra o sentido, o significado concreto, a intenção e aplicabilidade dos conteúdos adquiridos em sala de aula na teoria. Transcendendo para a vida em sociedade. A atividade motora é um meio de adaptação, de transformação e de relacionamento com o mundo, dessa forma é que se percebe a teia de relações que a Educação Física esta inserida e as conexões estabelecidas com as demais áreas do conhecimento.


No esporte a criança está em constante contato com a matemática, seja para contar pontos, dividir times, ler tabelas, construir gráficos, estudar linhas de marcação das quadras e também com ciências ao conhecer seu próprio corpo, suas partes e o funcionamento do seu organismo de um modo geral. Enfim, muitos pontos podem ser encontrados com todas as áreas e assim obter resultados positivos na aprendizagem.


O esporte, pela atividade coletiva, é um meio de socialização muito grande, desenvolve a consciência comunitária, a cooperação e a participação. Se ministrado sob a forma de treinamento de habilidades e competências individuais, respeitando a diversidade e as diferenças, passa a ter fundamental importância na inclusão escolar e também social. Deve ter a finalidade de dar oportunidade, de formar para a cidadania e apoiar-se no princípio da busca de superações, qualidade de vida e oportunidade para todos.

QUANDO A CRIANÇA LÊ, ESCREVE OU CALCULA, MOBILIZA AS NOÇÕES LÓGICAS DE PENSAMENTO, COMO CLASSIFICAÇÃO, SERIAÇÃO E CONSERVAÇÃO. SE NA SALA DE  AULA TRABALHA-SE COM ESSAS NOÇÕES  , A EDUCAÇÃO FÍSICA, DEPENDENDO DE COMO SEJA ORIENTADA, TRABALHA EM PARTE COM ESSAS NOÇÕES  E EM PARTE COM AS NOÇÕES INFRALÓGICAS COMO ESPAÇO E TEMPO  OU AINDA MAIS DIRETAMENTE COM A INTELIGÊNCIA SENSÓRIO-MOTORA(AS COORDENAÇÕES MOTORAS). É DESSAS DUAS ÚLTIMAS NOÇÕES QUE  QUE PROVÊM AS NOÇÕES DO PENSAMENTO!


NOÇÕES DO PENSAMENTO FORMA-SE ATRAVÉS DE ATIVIDADES QUE INCLUEM EM SEU CONTEXTO:


-SERIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, CONSERVAÇÃO


-ESPAÇO-TEMPO


-COORDENAÇÕES MOTORAS OU SENSÓRIO-MOTORAS (PSICOMOTRICIDADE, LATERALIDADE....)

Nenhum comentário:

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!
Índice De Massa Corpórea

SALVE O PLANETA

SALVE O PLANETA
Preserve o meio-ambiente!...Clique na Imagem!