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sexta-feira, 30 de novembro de 2012

EXERCÍCIOS CONVENCIONAIS X ATIVIDADES RECREATIVAS



# MATERIAIS E MÉTODOS:

- 40 Crianças subdividas em dois grupos A= MENINAS  e B=MENINOS treinados, isto é, acostumados a atividade física, isto é, habituados à pratica de esporte, saudáveis, com peso normal, Solicitação muscular sem muita diferença, na faixa etária de 8 anos e aos 10 anos incompletos.

- GRUPO A: Submetidos à uma bateria de testes tradicionais como: flexões de braços, canguru-flexões de membros inferiores e corrida na pista de atletismo(esforço submáximo).

- GRUPO B: Submetidos à exercícios recreativos conhecidos como: brincar de pique, queimada, corrida do saco e amarelinha.

- A frequência cardíaca, a ventilação pulmonar e a pressão arterial foram repetidamente conferidas após cada série de exercícios, em ambos os grupos, sempre em decúbito dorsal durante o primeiro minuto de repouso.

-RESULTADOS DOS PARÂMETROS ESTUDADOS:



  • A Ventilação pulmonar máxima (VO2 MÁX.) durante as atividades citadas, foi muito semelhante nos 2 grupos, com diferenças insignificantes estatisticamente.
  • A Frequência Cardíaca Média conferida durante todo o período dos exercícios foi maior em cerca de 15 % no grupo B em relação ao grupo A.
  • observou-se aumento significativo na Ventilação Basal.
  • A Pressão Arterial Média aumentou de maneira semelhnta em ambos os grupos, sem diferenças significativas.
-AVALIAÇÃO:

  • Sem maiores mudanças ou alterações no organismo das crianças.
  • GRUPOS A e B semelhantes nos parâmetros ventilação pulmonar e pressão arterial. Isto sugere que o nível de esforço exigido foi semelhante em ambos os grupos.
  • A explicação para maior frequência cardíaca no GRUPO B (exercícios recreativos) pode sugerir que em alguns momentos este grupo tenha sido mais solicitado que o outro grupo.

- CONCLUSÃO:

  • A escolha entre um treinamento  de EXERCÍCIOS CONVENCIONAIS ou EXERCÍCIOS RECREATIVOS  não deve ser  influenciada por aspectos fisiológicos, pois não há mudanças significativas.
  • Um fator mostrou grande importãncia na avaliação final: "A MOTIVAÇÃO PARA O EXERCÍCIO", isto é, EXERCÍCIOS RECREATIVOS, além de em nada perder para exercícios convencionais, MOTIVA MAIS!...

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