# MATERIAIS E MÉTODOS:
- 40 Crianças subdividas em dois grupos A= MENINAS e B=MENINOS treinados, isto é, acostumados a atividade física, isto é, habituados à pratica de esporte, saudáveis, com peso normal, Solicitação muscular sem muita diferença, na faixa etária de 8 anos e aos 10 anos incompletos.
- GRUPO A: Submetidos à uma bateria de testes tradicionais como: flexões de braços, canguru-flexões de membros inferiores e corrida na pista de atletismo(esforço submáximo).
- GRUPO B: Submetidos à exercícios recreativos conhecidos como: brincar de pique, queimada, corrida do saco e amarelinha.
- A frequência cardíaca, a ventilação pulmonar e a pressão arterial foram repetidamente conferidas após cada série de exercícios, em ambos os grupos, sempre em decúbito dorsal durante o primeiro minuto de repouso.
-RESULTADOS DOS PARÂMETROS ESTUDADOS:
- A Ventilação pulmonar máxima (VO2 MÁX.) durante as atividades citadas, foi muito semelhante nos 2 grupos, com diferenças insignificantes estatisticamente.
- A Frequência Cardíaca Média conferida durante todo o período dos exercícios foi maior em cerca de 15 % no grupo B em relação ao grupo A.
- observou-se aumento significativo na Ventilação Basal.
- A Pressão Arterial Média aumentou de maneira semelhnta em ambos os grupos, sem diferenças significativas.
-AVALIAÇÃO:
- Sem maiores mudanças ou alterações no organismo das crianças.
- GRUPOS A e B semelhantes nos parâmetros ventilação pulmonar e pressão arterial. Isto sugere que o nível de esforço exigido foi semelhante em ambos os grupos.
- A explicação para maior frequência cardíaca no GRUPO B (exercícios recreativos) pode sugerir que em alguns momentos este grupo tenha sido mais solicitado que o outro grupo.
- CONCLUSÃO:
- A escolha entre um treinamento de EXERCÍCIOS CONVENCIONAIS ou EXERCÍCIOS RECREATIVOS não deve ser influenciada por aspectos fisiológicos, pois não há mudanças significativas.
- Um fator mostrou grande importãncia na avaliação final: "A MOTIVAÇÃO PARA O EXERCÍCIO", isto é, EXERCÍCIOS RECREATIVOS, além de em nada perder para exercícios convencionais, MOTIVA MAIS!...
Nenhum comentário:
Postar um comentário