Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Follow by Email

Seguidores

VAMOS TREINAR?

Instagram

Translate

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CONTRAÇÃO ISOTÔNICA





  • É A CONTRAÇÃO MUSCULAR "DINÂMICA"  QUE PROVOCA UM MOVIMENTO OU DESLOCAMENTO ARTICULAR.



  • HÁ ALTERAÇÃO DO COMPRIMENTO DO MÚSCULO SEM ALTERAR SUA TENSÃO MUSCULAR MÁXIMA(CONTRAÇÃO MÁXIMA).



  • POSSUI ALTO CONSUMO CALÓRICO E GERALMENTE É DE RÁPIDA DURAÇÃO.



  • A CONTRAÇÃO MUSCULAR ISOTÔNICA SE DIVIDE EM DOIS TIPOS DE FORÇAS:
CONCÊNTRICA E EXCÊNTRICA
 


1- CONTRAÇÃO CONCÊNTRICA OU "DINÂMICA": 

Resultado de imagem para contração isométrica

Ocorre quando ao realizar um movimento de flexão, o músculo "APROXIMA                                   SUAS INSERÇÕES" , COM ENCURTAMENTO DE SEUS                                                                 SARCÔMEROS(Contração), provocando "ACELERAÇÃO DO MOVIMENTO"


  • O MÚSCULO ENCURTA ENQUANTO  CONTRAI AO FAZER O MOVIMENTO DE FLEXÃO.



  • "FORÇA ATIVA"

  • ERGUER UM PESO, USANDO "A TENSÃO MUSCULAR MÁXIMA DO MÚSCULO "(CONTRAÇÃO)  NUMA FLEXÃO.

  • "A CONTRAÇÃO CONCÊNTRICA PERMITE ERGUER O PESO"


 Contração concêntrica: Vem do fato do músculo se encurtar em direção ao centro. Também é chamada de contração dinâmica, pois o movimento acompanha a contração. Há quem chame a contração concêntrica de isotônica ("força igual"), porém o nome não é muito adequado,



2- EXCÊNTRICA:  


Ocorre quando ao realizar o movimento de extensão, o músculo "AFASTA                                           SUAS INSERÇÕES", COM AUMENTO DO COMPRIMENTO DOS  SEUS                                       SARCÔMEROS(Alongamento), provocando "DESACELERAÇÃO DO MOVIMENTO"


  • O MÚSCULO ENCURTA E ALONGA ENQUANTO DESFAZ O MOVIMENTO DE FLEXÃO.



  • "FORÇA PASSIVA"


  • "SEM A CONTRAÇÃO EXCÊNTRICA O PESO DESABARIA AO INVÉS DE DESCER EM  MOVIMENTO CONTROLADO OU DESACELERADO"



  • CEDER CONTROLADAMENTE A UM PESO, DESFAZENDO O MOVIMENTO, USANDO "A TENSÃO MUSCULAR MÁXIMA(CONTRAÇÃO) E ALONGAMENTO DO MÚSCULO" RESPONSÁVEL PELA FLEXÃO REALIZADA PRIMEIRAMENTE.



É assim chamada em oposição a concêntrica, devido ao músculo se contrair enquanto alonga-se em sentido oposto ao centro.


Arte força concêntrica eu atleta (Foto: Editoria de Arte/Eu Atleta)



 Antes de mais nada, precisamos sacar que músculos apenas puxam, jamais empurram. Podem até ceder controladamente como elásticos, mas nunca empurrar como uma barra rígida. Portanto, força ativa como erguer um peso só pode ser produzida pelo encurtamento do músculo. Já a força passiva, que seria ceder controladamente a um peso, pode ocorrer enquanto o músculo estica. Vai ficar mais fácil entender conforme estudarmos os tipos de contração, o que vamos iniciar com afirmações aparentemente contraditórias, mas que logo serão esclarecidas. As contrações são chamadas de concêntricas quando o músculo contrai-se encurtando,excêntricas quando contrai-se alongando e isométricas (força estática) quando durante a contração não há alongamento nem encurtamento. As contrações isocinéticas serão abordadas adiante.





UM EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DAS 3 CONTRAÇÕESMUSCULARES:





Sem a contração excêntrica o peso desabaria ao invés de descer. A contração concêntrica permite erguer o peso. A contração isométrica possibilita manter o peso numa posição intermediária.
Como prevenimos, parece estranho falar em músculos se alongando enquanto se contraem, ou mantendo o mesmo comprimento durante a contração. Vamos explicar. Imagine-se "fazendo barras". Ao erguer-se, seus bíceps e sua musculatura dorsal contraem-se encurtando (contração concêntrica), erguendo seu corpo. Parando o movimento, a contração passa a ser isométrica, mantendo o corpo suspenso sem alteração do comprimento dos músculos e, deixando o corpo descer lentamente, a força é produzida por contração excêntrica, pois os bíceps e os dorsais estão se alongando, porém mantendo uma contração que, se não existisse, resultaria em queda livre, ao invés de uma descida controlada.
Imagine o interior das fibras musculares ao erguer, manter parado e depois abaixar um peso: Sarcômeros vão sendo ativados até resultar em força suficiente para levantar o peso até a altura desejada (contração concêntrica), então o número de sarcômeros ligados se estabiliza, imobilizando o peso (contração isométrica). Em seguida, sarcômeros vão sendo desativados até que o músculo comece a esticar sob a tensão do peso (contração excêntrica), permitindo que este desça.



Nenhum comentário:

CAUCULE SEU IMC-Clique na imagem!

CAUCULE SEU IMC-Clique na imagem!
Índice De Massa Corpórea

Projeto social comunitário, com foco no esporte social!...-CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA ESSE PROJETO!

Projeto social comunitário, com foco no esporte social!...-CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA ESSE PROJETO!
FUTEBOL E CIDADANIIA...AJUDEM!

SALVE O PLANETA

SALVE O PLANETA
Preserve o meio-ambiente!...Clique na Imagem!