Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Follow by Email

Seguidores

VAMOS TREINAR?

Instagram

Translate

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

ATIVIDADES FÍSICAS X BENEFÍCIOS

Atividades físicas beneficiam ao cérebro

A atividade física refere-se a qualquer atividade ou exercício que tenha como consequência o gasto de energia e coloque em movimento uma grande quantidade de fenômenos a nível corporal, psíquico e emocional na pessoa que realiza. A atividade física pode ser realizada de maneira planejada e organizada, ou até mesmo, espontânea e involuntária, embora em ambos os casos os resultados sejam semelhantes.

Normalmente, a atividade física é uma capacidade que possuem todos os seres vivos que se movimentam: animais e humanos. Entretanto, no caso do ser humano, a atividade física pode ser pensada e propriamente organizada a fim de obter resultados específicos. A atividade física popularizou-se nas últimas décadas como uma maneira direta para o bem-estar não só físico, mas também psíquico e emocional, já que se considera que o exercício físico elimina o estresse, permite eliminar toxinas e desperta componentes químicos que tem a ver com a satisfação pessoal.


A atividade física pode ser exercida ou realizada de diversas maneiras. Quando ela é involuntária ou não planejada, o simples fato de caminhar e realizar tarefas domésticas se torna um exercício. Já a atividade física planejada também é muito variada e podemos encontrar numerosos tipos de exercícios pensados para diferentes tipos de públicos e necessidades a fim de obter diferentes resultados.
A atividade física apresenta muitos benefícios como a melhoria da saúde corporal (melhora a circulação, permite perder gordura, ativa o metabolismo, fortalece os músculos), mas também a um nível emocional e psíquico, pois permite ao organismo se equiilibrar, renovar energias, recarregar as baterias e usar toda a força que nós temos de sobra.

As academias, clubes e centros de ginástica são hoje em dia extremamente populares, pois costumam oferecer uma importante diversidade de atividades para que os associados e clientes encontrem aquela que cumpra melhor com seus objetivos e necessidades.

ATIVIDADES FÍSICAS BENEFICIAM O CÉREBRO


Atividades físicas beneficiam ao cérebro
Que a prática de esportes faz bem para o corpo, tonifica os músculos e melhora a capacidade respiratória, todo mundo já sabe. Mas os cientistas descobriram que, muito além dos benefícios para o corpo, os exercícios são ótimos para a saúde do cérebro. Fazer artes marciais, dança, natação, e outros esportes favorece o bombeamento de sangue, o que indica mais oxigênio pelo corpo, inclusive para as células da massa cinzenta. Isso significa que quem faz exercícios físicos regularmente tem risco menor de sofrer AVCs (acidentes vasculares cerebrais).

Os exercícios aeróbicos também estimulam a criação de novos neurônios, o que era impensável até o fim dos anos 90, quando se acreditava que nascíamos com uma quantidade certa de neurônios (cerca de 86 milhões) e que esse número só diminuiria com os anos.

“Além de possibilitar o ganho de novos neurônios, o exercício aumenta a capacidade de interação e comunicação entre eles, que é o que chamamos de sinapse”, afirma Li Li Min, professor do Departamento de Neurologia da Unicamp. Isso quer dizer que os exercícios físicos não só aumentam a quantidade de jogadores em campo no cérebro (que seriam os novos neurônios) como também melhoram a qualidade do passe entre eles (sinapse).
Os pesquisadores coordenados por Min analisaram imagens cerebrais de oito lutadores de judô, oito corredores de maratonas de longa distância e 20 sedentários. E perceberam um aumento na massa cinzenta daqueles que praticavam esportes.
“A pesquisa serviu para mostrar a capacidade adaptativa do cérebro aos exercícios. Se a prática de esportes pode influir inclusive na plasticidade da massa cinzenta, fazendo com que áreas do cérebro se desenvolvam mais, isso indica que os benefícios das atividades físicas são mesmo inegáveis à mente”, diz Min.

Assim como a questão dos neurônios, o aumento da massa do cérebro era outro tabu: acreditava-se que ela só podia ser desenvolvida por algumas doenças que fariam o órgão se tornar maior em alguma parte. O estudo do professor Min mostrou que, como qualquer músculo do corpo, o cérebro também pode “ganhar massa”, dependendo da região à qual aquela prática esportiva está associada.

Nenhum comentário:

CAUCULE SEU IMC-Clique na imagem!

CAUCULE SEU IMC-Clique na imagem!
Índice De Massa Corpórea

Projeto social comunitário, com foco no esporte social!...-CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA ESSE PROJETO!

Projeto social comunitário, com foco no esporte social!...-CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA ESSE PROJETO!
FUTEBOL E CIDADANIIA...AJUDEM!

SALVE O PLANETA

SALVE O PLANETA
Preserve o meio-ambiente!...Clique na Imagem!