Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Seguidores

VAMOS TREINAR?

Instagram

Translate

quarta-feira, 27 de abril de 2016

ÓLEO DE CÁRTAMO: origem, como tomar e benefícios para quem quer emagrecer

suplemento de óleo de cártamo emagrece

Saiba tudo sobre o  óleo de cártamo: para que serve, se emagrece, indicações, efeitos colaterais e se faz mal, formas de consumo e todos os seus benefícios.

Óleo de cártamo: benefícios e para que serve


Sempre queremos melhorar algo no nosso corpo e sempre tem uma gordurinha sobrando aqui e ali e ela precisa desaparecer. Além de boa alimentação e exercícios físicos constantemente, você pode fazer uso de alguns pequenos aliados na busca de um corpo mais saudável e livre da temida gordura localizada. O Óleo de Cártamo vem sendo utilizado para essa finalidade cada vez mais por muitas pessoas e tem se mostrado eficaz no assunto.

A busca por alternativas, gostosas e eficazes, para diminuir a ingestão de gorduras, e, também, auxiliar no emagrecimento cresce muito, principalmente entre as mulheres que lutam em busca do corpo perfeito. Para tanto, diferentes alimentos são analisados, principalmente aqueles encontrados na natureza em sua forma primária, os quais são benéficos para a saúde humana.

Entre tantos alimentos que vêm ganhando espaço por suas propriedades condescendentes à melhora da saúde e, consequentemente, auxiliam no emagrecimento, existe um tipo de óleo, extraído de uma planta chamada Cártamo que tem ganhado espaço e evidência entre as pessoas.

O cártamo é uma planta ramificada, com flores amarelas, alaranjadas ou vermelhas, florescendo, normalmente, no mês de julho. Com propriedades similares ao óleo de girassol, o cártamo, atualmente, tem sido utilizado para fins culinários e, agora, como auxiliar no processo emagrecedor.

O que é o Óleo de Cártamo

O Óleo de Cártamo é extraída das sementes de uma planta com aspecto muito semelhante ao açafrão. As sementes sempre foram muito utilizadas pelos povos, principalmente hebreus (de onde a planta tem sua origem) para tingir tecidos e também para corantes e aromatizantes alimentícios. Também pode ser utilizado como componentes de tintas e, por fim, em saladas e outros alimentos durante as refeições, substituindo o óleo de cozinha tradicional.

Composição

Não é por acaso que o Óleo de Cártamo oferece tantos benefícios para o corpo, tanto para a saúde quanto para a parte estética. Ele possui: ômega 6 e ômega 9, ácidos graxos importantes para a função cerebral, sistema nervoso e também para o cardiovascular; vitamina E, já bastante conhecida pela sua propriedade antioxidante; fitoesterois que contribuem para a redução do colesterol; vitamina A e K. Em 9 g de Óleo de Cártamo temos 30% de vitamina E, 16% de gordura (saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas) e 4% de calorias.

todos os Benefícios do óleo de cártamo


Seus principais benefícios são advindos do elevado teor de ácido linoleico e oleico, além da pequena quantidade de ácido linolênico. O composto linoleico é um ácido graxo essencial para a alimentação humana e para conservação das funções primárias no organismo. Ele é responsável por deixar a pele viçosa, proteger os fios capilares, causar a cicatrização, entre outras coisas. Esse ácido, ao ser associado com exercícios físicos, diminui os teores de colesterol plasmático, além de diminuir a gordura e aumentar a massa magra.

Leia também: CLA (Ácido linoléico conjugado) – Para que serve, benefícios e efeitos colaterais

Devido ao alto teor de ácido linoleico no óleo de cártamo, a diminuição das gorduras localizadas e o aumento de massa magra podem ser vistos, especialmente quando o uso é adicionado a uma alimentação saudável e moderada, e a exercícios físicos regulares.

Com todos esses nutrientes é de se esperar que os benefícios do Óleo de Cártamo sejam muitos. Por exemplo, por ser rico em ômega 6 consegue suprir até 70% das necessidades diárias do nosso corpo. Ele consegue trazer vários benefícios como melhorar o funcionamento do sistema imune, ajuda na cicatrização de feridas, tanto internas quanto externas, ajuda na redução da gordura localizada e diminui a queda capilar. Veja abaixo outros benefícios que o Óleo de Cártamo apresenta.

Ação antioxidante

A presença de vitamina E em abundância é a grande responsável por essa propriedade tão importante do Óleo de Cártamo. Ela é uma vitamina lipossolúvel e como toda substância antioxidante tem como função principal eliminar os radicais livres que envelhecem as células e são responsáveis por causar doenças e participar do desenvolvimento do câncer. Essa vitamina é o composto de 8 substâncias com funções específicas e entre elas temos o a-tocoferol, o que possui maior poder antioxidante. A vitamina consegue agir no nosso corpo 200 vezes mais rápido do que antioxidantes sintéticos.

Sistema cardiovascular

A doença crônica que mais mata, atualmente, é a hipertensão arterial. Ela se desenvolve devido ao acúmulo do LDL, um tipo de colesterol, que se fixa na parede das artérias aumentando a pressão sanguínea dentro dos vasos. Um estudo realizado em 2014 com ratos, durante 30 dias, conseguiu verificar uma redução de peso e aumento do HDL (colesterol bom) nos grupos que realizaram uma dieta normolipídica com suplementação de óleo de cártamo. Isso acontece porque o óleo consegue reduzir uma lipoproteína responsável por carrear o LDL para a corrente sanguínea.

Promove maior saciedade

Esse mesmo estudo com ratos também pode constatar que, as cobaias que se ingeriram a suplementação de óleo de cártamo se alimentaram com menos frequência. Isso sugere que essa substância aumenta a sensação de saciedade e assim, ajuda na perda de peso. O óleo promove um esvaziamento mais lento do estômago e isso faz que o os receptores presentes na parede desse órgão mande sinais de satisfação por mais tempo ao nosso cérebro.


O óleo de cártamo ajuda a perder peso?

Bem, esse benefício ainda se encontra em estudo. O que se sabe até agora é que o ômega 6 presente no óleo ajuda a reduzir um tipo de gordura chamada de “marrom”, também chamada de gordura visceral. Recebe esses nomes por causa da sua coloração (por conta dos vasos sanguíneos que passam por esse tecido) e porque ficam ao redor dos órgãos para geração de manutenção de calor. Mas, a gordura que o nosso corpo usa como fonte de energia é a branca, aquela gordura localizada que a gente não gosta. Portanto, até agora não se sabe se o óleo de cártamo é mesmo capaz de fazer esse tipo de gordura sumir do nosso corpo.

De qualquer forma, ainda que não atinja a gordura branca, é muito importante reduzir as taxas de gordura visceral porque ela é a causadora de muitos problemas de saúde.

Como age no organismo

O óleo age na gordura localizada, principalmente na área do abdômen, a qual é utilizada como energia. O cártamo proporciona saciedade às pessoas que o consomem, diminuindo a ingestão de alimentos ricos em caloria. Para aqueles que realizam atividades físicas, o óleo proporciona um aumento da energia e uma melhora no sistema imunológico. O metabolismo de lipídios e a produção da insulina são normalizados com o uso reincidente do produto. Regularizando a produção dessas duas, o corpo retém menos gordura, principalmente na área do abdômen inferior.

Devido às substâncias graxas contidas no óleo, o organismo fica protegido contra oxidantes, além de melhorar a produção de substâncias anti-inflamatórias.

Porém, não existem muitos estudos em relação ao uso do cártamo, principalmente no que tange a quantidade necessária e benéfica para o corpo. É possível que ingerir uma grande quantidade do óleo possa, ao invés de proporcionar bons resultados, fazer mal ao organismo.

Efeitos colaterais do óleo de cártamo: DOSES ALTAS

Alguns dos efeitos colaterais que é possível ver em pessoas que consomem mais do que o necessário do óleo são um aumento da glicose e da insulina, as quais foram vistas em exames de jejum em pacientes submetidos a doses altas do cártamo:

assim como aumento de resistência à insulina;
aumento da peroxidação lipídica;
diminuição do colesterol bom em pessoas com hipertensão, entre outros.
Por isso, é imprescindível o consumo correto do óleo depois de uma consulta a um profissional.

suplemento de óleo de cártamo emagrece

Contraindicações do Óleo de Cártamo

Não há uma quantidade significativa de contraindicações para o óleo de cártamo a não ser as comuns. Por exemplo, o grupo de risco como gestantes, lactantes, idosos e crianças devem evitar o consumo já que ainda não existem estudos específicos para os mesmos. E para os adultos, a orientação é a de procurar um profissional como um nutrólogo ou nutricionais para saber se você realmente precisa de suplemento e qual a quantidade.

Quantidade ideal e formas de consumo

A quantidade base é a de 9 g por dia. Você pode consumir o óleo na sua forma líquida, no tempero de saladas e alimentos ou então, como cápsula em suplementos. Na primeira hipótese, o ideal é ingerir 2 colheres de chá por dia e na segunda, 2 cápsulas por dia dão conta do recado. Caso deseje utilizá-lo para fazer refogados e outros alimentos que são levados ao fogo, o ideal é colocar o alimento em fogo brando. Quando o óleo fica superaquecido as suas moléculas começam a se desfazer e tendem a se unir de forma a transforma em gordura saturada, ou seja, que faz mal ao nosso organismo.

Como tomar o óleo de cártamo

Você pode acrescentar esse benéfico óleo aos alimentos, acrescentando-o à comida ou o ingerindo em cápsulas. Várias receitas podem ser feitas para dar ainda mais sabor ao alimento com o óleo. Usado como tempero, seja em saladas ou em outras receitas, o óleo deve ser usado, normalmente, em uma quantidade não superior a uma colher de sopa.

Já o óleo comercializado em cápsulas já vem em doses corretas, prontas para o consumo. Algumas das marcas que produzem o óleo em cápsulas são a Herbarium, a Vital Natus, entre outros, e podem ser encontradas em lojas especializadas em produtos naturais e em farmácias.

Preços do óleo de cártamo como suplemento
A média de preços dos laboratórios nacionais é de R$58,00 a embalagem com 90 cápsulas, os importados vendidos aqui no Brasil pelo nome de LA que possui junto a sua fórmula também vitamina E, tem média de preço de R$100,00 embalagens com 100 cápsulas.

Consumo em excesso

O nosso corpo é bastante complexo e como já dizia a frase “somos o que comemos” é preciso ter cuidado. Existe uma proporção a ser seguida entre os níveis de ômega 3 e ômega 6 que é de 5/1. Esse equilíbrio é importante já que este, em excesso, pode desencadear um processo inflamatório e, aquele é um agente anti-inflamatório. O excesso de ômega 6 no corpo pode causar problemas artrite, depressão e até mesmo piorar doenças cardiovasculares preexistentes.

Qual óleo consumir?

É possível encontrar no mercado os mais diversos tipos de óleos naturais e que fazem bem a nossa saúde. Um já bastante divulgado é o óleo de coco e também o de girassol. Em comparação a eles, o óleo de cártamo oferece uma quantidade menor de calorias e também possui uma taxa muito menor de gordura saturada. Porém, em matéria de ação antioxidante, o óleo de girassol sai na frente com vantagem pois possui muito mais vitamina E em sua composição.

Referências:
BATISTA, Ellencristina da Silva; COSTA, André Gustavo Vasconcelos; PINHEIRO-SANT’ANA, Helena Maria. Adição da vitamina E aos alimentos: implicações para os alimentos e para a saúde humana. Rev. Nutr., Campinas, v. 20, p. 525-535, Oct. 2007.
CAMPANELLA, Luciane Coutinho de Azevedo; SILVA, Aline Correa da; FREYGANG, Joseane; MAGRO, Débora Delwing Dal. Efeito da suplementação de óleo de cártamo sobre o peso corporal, perfil lipídico, glicídico e antioxidante de ratos wistar induzidos à obesidade. Rev. Ciênc. Farm. Básica Apl., v. 35, n. 1, p. 141-147. 2014

Nenhum comentário:

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!
Índice De Massa Corpórea

SALVE O PLANETA

SALVE O PLANETA
Preserve o meio-ambiente!...Clique na Imagem!