A mistura é perfeita para ser consumida no pré-treino e favorece o emagrecimento
Em tempos de musas fitness, café com óleo de coco virou estrela nas redes sociais. A bebida de propriedades termogênicas é consumida com frequência por famosas como Fernanda Souza, Yasmin Brunet e a blogueira Martha Graeff. Todas são adeptas de rotinas saudáveis e adotaram a bebida da vez como pré-treino e lanchinho. Bruna Vilela, consultora nutricional do casal Fê Souza e Thiaguinho, é favorável ao consumo e garante: “Essa combinação possui vários benefícios.”
A fórmula turbinada foi criada por Dave Asprey, um investidor em tecnologia do Vale do Silício, nos Estados Unidos, depois de 15 anos de pesquisa. Batizada de “bulletproof coffee”, a bebida testada por ele leva também um pouquinho de manteiga. A ideia era descobrir um produto simples que pudesse fazer uma pessoa se tornar boa em tudo. O tal blend se mostrou eficaz na melhoria de níveis de atenção e energia, assim como na redução de peso. E o empresário garante ter conseguido elevar seu QI em 20 pontos após o consumo.
De acordo com Dave, a ingestão regular funciona quase como uma adaptação. A ideia é estimular o organismo a usar óleo e proteína como fontes de saciedade. E o poder de emagrecimento estaria concentrado na cetose, processo em que o corpo usa gordura em vez de glicose para produzir energia. A mistura logo ganhou o mundo e desembarcou recentemente no Brasil de maneira adaptada e como poderoso aliado de quem pratica atividades físicas com frequência.
PROPRIEDADES DO ÓLEO DE COCO
Segundo Bruna, o óleo de coco extra virgem “favorece o emagrecimento pela presença dos triglicerídeos de cadeia média, estimula atividades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de melhorar o perfil lipídico [índices de colesterol]”. Além disso, ele é responsável por aumentar as enzimas de saciedade que inibem a fome.
PROPRIEDADES DO CAFÉ
Rico em cafeína, substância estimuladora do sistema nervoso central, o café melhora o estado de alerta e também o desempenho em exercícios de força e aeróbicos. “Ele pode, inclusive, reduzir a percepção da dor durante a atividade física”, explica a especialista. “Como o efeito da redução é leve, não acarreta risco quando o exercício é executado corretamente.”
A COMBINAÇÃO...
Juntos, os dois ingredientes somam propriedades termogênicas e, por isso, funcionam como excelente pré-treino. “Mas a bebida também pode ser consumida como lanche, para saciar a fome e melhorar o estado de alerta durante o trabalho ou estudo”, ensina Bruna.
O preparo é simples: 200ml de café forte e quente misturado a uma ou duas colheres (de sopa) de óleo de coco extra virgem. Para que os ingredientes fiquem bem diluídos, vale lançar mão de um mixer ou liquidificador. “O sabor é leve e agradável”, conta a nutricionista. “A textura fica um pouco oleosa, mas nada que incomode.”
Pensou em adoçar? Desista! “Não é recomendado usar nenhum tipo de açúcar ou adoçante. O sabor doce é reconhecido como glicose pelas papilas gustativas, que como resposta liberam insulina.” Porém, quando nenhum carboidrato é consumido na sequência, o resultado é aquela vontade incontrolável de comer doce no meio da tarde.
O ideal é que a bebida seja consumida apenas uma vez ao dia, se possível pela manhã. “O óleo de coco tem a função de melhorar a atividade intestinal e seu excesso pode soltar o intestino”, explica Bruna. “Além disso, esse café turbinado pode alterar o sono se for tomado à noite.” A especialista acrescenta ainda que pessoas com intolerância à cafeína devem evitar o consumo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário