Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Follow by Email

Seguidores

VAMOS TREINAR?

Instagram

Translate

terça-feira, 9 de maio de 2017

NUTRIÇÃO ESPORTIVA FUNCIONAL

“NUTRIÇÃO ESPORTIVA FUNCIONAL”

( NUTRIÇÃO DIÁRIA+PRÉ-TREINO+PÓS-TREINO )

·         ESPECÍFICA PARA CADA DESPORTO

·         MELHORA DA PERFORMANCE

·         PREVENÇÃO DE LESÕES

·         MODULAÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO DE CADA ATLETA

·         MODULAÇÃO DA ACIDOSE METABÓLICA “GERADA” NA SESSÃO DE TREINO E “ACUMULADA” NA ROTINA DE TREINOS DIÁRIOS

·         REPOSIÇÃO DE NUTRIENTES AUSENTES OU GASTOS NO TREINO 

  • MANTÉM OU MELHORA O PESO DO ATLETA,GARANTINDO O MESMO DENTRO DO IMC IDEAL PARA SUA ÓTIMA PERFORMANCE DENTRO DO DESPORTO



está na base da pirâmide oficial do Desporto, ou seja, muitas vezes “é mais importante do que o próprio treinamento em si”(PREPRAÇÃO FÍSICA + TREINAMENTO TÉCNICO E TÁTICO). Ela tem papel fundamental para que o praticante tenha a energia necessária para realizar o treino e para que sua recuperação pós-treino seja efetiva.

Para garantir que o atleta tenha um bom desempenho, melhorando assim sua performance dentro de campo ou em qualquer outra modalidade,é muito importante que ele esteja bem nutrido. Para isso, é preciso que adote uma alimentação adequada e de boa qualidade, contemplando todos os nutrientes”, explica a nutricionista do América Futebol Clube, de Belo Horizonte, Sarah Maria Lopes de Almeida Raydan, pós-graduada em segurança alimentar e qualidade nutricional pela Universidade Gama Filho (RJ). “Os jogadores taitianos parecem ter gostado mesmo da nossa comida. Quando entravam no refeitório do América, comiam pão, banana, laranja e beberam muito café”, conta Sarah. 

SEGUE ORIENTAÇÕES QUANTO A NUTRIÇÃO DIÁRIA+ PRÉ-TREINO +PÓS-TREINO, BASEADO  NA  “NUTRIÇÃO ESPORTIVA FUNCIONAL”  :



“ATLETAS DE FUTEBOL DE ALTO RENDIMENTO”:

NUTRIÇÃO DIÁRIA + PRÉ-TREINO+PÓS-TREINO
X
SUPLEMENTOS

“IMPORTÂNCIA”

*NUTRIÇÃO DIÁRIA:

Alimentos que têm a função de modular a acidose metabólica Acumulada nos treinos diários e na rotina dos treinos semanais são: 
semente de abóbora, grão de bico, inhame, lentilha, brócolis e frutas vermelhas e arroxeadas (açaí), suco de tomate, de cereja e de romã. Frutas, verduras e legumes também devem compor a dieta de um Atleta de alto rendimento (com treinos de intensidade alta)

*NUTRIÇÃO “PRÉ-TREINO”:

IMPORTANTE  FAZER ANTES DE CADA SESSÃO DE TREINO INTENSO PARA:

  • ·         GARANTIR ENERGIA NECESSÁRIA PARA O ESFORÇO,

  • ·         GARANTIR OS ESTOQUES DE GLICOGÊNIO DO FÍGADO E DOS MÚSCULOS, COM FONTES DE CARBOIDRATOS COM BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO

  • ·          E ASSIM,CONSEQUENTEMENTE, OBTER  MAIOR  RENDIMENTO  DURANTE  A  PREPARAÇÃO FÍSICA  DE ALTA INTENSIDADE VOLTADA PARA ATINGIR  MELHORES RESULTADOS  QUANTO A: 


1-      FREQUÊNCIA CARDÍACA  IDEAL OU ABAIXO DA IDEAL,

2-      VO2  Máx(Capacidade de consumo de oxigênio durante o exercício físico),

3-      IMC,

4-      4- QUALIDADES FÍSICAS ENVOLVIDAS NO DESPORTO COMO: FORÇA EXPLOSIVA (POTÊNCIA), RESISTÊNCIA CADIO-RESPIRATÓRIA(Resistência aeróbica), RML-RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA(Resistência anaeróbica), AGILIDADE, COORDENAÇÃO, VELOCIDADE, FLEXIBILIDADE, ENFIM, CAPACIDADES  NEUROMUSCULARES  E NEUROMOTORAS.

SUGESTÕES DE ALIMENTOS:

– Pré-treino: batata-doce roxa com a casca, batata inglesa com casca, milho com fio de azeite, açaí puro batido com morango ou banana, abacate amassado ou batido com banana, smoothies com castanhas e frutas vermelhas ou suco de  melância, gengibre e beterraba crua.

*NUTRIÇÃO “PÓS-TREINO”:

IMPORTANTE FAZER APÓS CADA SESSÃO DE TREINO INTENSO PARA:

  • ·         GARANTIR UMA EXCELENTE RECUPERAÇÃO FÍSICA ( em termos metabólicos e fisiológicos),  APÓS O  ESFORÇO  OU TREINO,

  • ·          RECUPERAR  OS ESTOQUES DE GLICOGÊNIO GASTOS NO TREINO

  • ·          REPARAR  O DANO MUSCULAR INDUZIDO PELO EXERCÍCIO.


SUGESTÕES DE ALIMENTOS:

– Pós-treino: após o exercício, a preocupação é recuperar os estoques de glicogênio gastos no treino e reparar o dano muscular induzido pelo exercício. Isso pode ser solucionado com alimentos contendo carboidrato de baixo para médio índice glicêmico, aliados com proteínas. Crepiocas (tapioca e ovo) com aveia, batata-doce roxa ou abóbora com frango desfiado, milho com atum,  suco de açaí batido com proteína de fácil digestibilidade e absorção (proteína hidrolisada de whey ou vegetal ou colágeno hidrolisado), macarrão japonês ou massa sem glúten com sardinha (que contém coenzima Q10, auxiliando na oxidação de gordura pós-exercício), suco de uva orgânico com colágeno hidrolisado, smoothies batidos com proteína hidrolisada de frutas vermelhas ou de açaí (que contém polifenóis, antioxidante que reduz a inflamação gerada pela semana contínua de treinos).


“SUPLEMENTAÇÃO”


– Suplementos: suplementos como creatina, bcaa, complexo B, beta-alanina e coenzima Q10 podem ser utilizados, mas a individualização da necessidade de cada nutriente e composto ativo é sempre necessária. 







Nenhum comentário:

CAUCULE SEU IMC-Clique na imagem!

CAUCULE SEU IMC-Clique na imagem!
Índice De Massa Corpórea

Projeto social comunitário, com foco no esporte social!...-CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA ESSE PROJETO!

Projeto social comunitário, com foco no esporte social!...-CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA ESSE PROJETO!
FUTEBOL E CIDADANIIA...AJUDEM!

SALVE O PLANETA

SALVE O PLANETA
Preserve o meio-ambiente!...Clique na Imagem!