- COMPREENDER O MOVIMENTO: Fazer analogias, comparações, usando o lúdico, a fantasia, variações de movimentos mais simples para chegar ao movimento mais complexo, pois o objetivo, a meta é atingir a "APRENDIZAGEM".
- EXECUTAR O MOVIMENTO"L I V R E M E N T E": O movimento proposto pelo professor.
- REPETIR O MOVIMENTO ATÉ ADQUIRIR AUTOMATIZAÇÃO DO MESMO: Assimilação, amadurecimento, individualidade.
- ESTÍMULOS:
- # Quanto mais claros e positivos forem os "estímulos" emitidos pelo professor, tanto mais rapidamente o cérebro do aluno receberá e compreenderá.
- # Os estudos físicos normalmente trabalham em combinação uns com os outros e quanto maior for o número de sentidos físicos estimulados como: "PERCEPÇÕES VISUAIS, AUDITIVAS, TACTEIS...os movimentos paralelos que levam ao aprendizado do movimento em si são as variações mais simples, maior será a receptividade pelo cérebro do aluno.
- # Não basta apenas preparar a atividade mental do aluno(dentro da sala de aula). é necessário manter essa atitude sempre favorável: "TEORIA X PRÁTICA".
- PARA ISTO, DEVE O PROFESSOR ESTABELECER EM SUAS NOVAS APLICAÇÕES.
A- Elos com os conhecimentos já adquiridos pelos alunos:
EX: 1- Vamos fazer 2 diagonais em "V", feito a letrinha, diz que a diagonal que se direciona para o lado direito, começa com a perna direita e a outra que se direciona para o lado esquerdo começa com a perna esquerda.
2- Vamos fazer 2 diagonais fazendo o sinal de maior(usado na matemática como ">")
- COMO PROPORCIONAR EXPERIÊNCIAS REAIS?
1- Dar uma visão clara do que pretende ensinar(vamos fazer isso para chegar naquilo, para atingir o objetivo, a proposta da aula)
2- Fazer o aluno sentir seu aproveitamento e sucesso, elogiando.(ex:Muito bem, parabéns você conseguiu, que lindo, olha você no espelho e veja que está fazendo movimento, no caso de dança, perfeito, está fazendo perfeito,bater palmas para o aluno, proferir palavras de ânimo e motivação.)
3-Dar oportunidade ao aluno para apresentar suas dúvidas, fazendo perguntas no decorrr da aula.(ex: você já viu algo parecido com esse movimento?você não entendeu porque?qual a dúvida?você conhece algum movimento parecido?poderia demonstrar?e por ai vai...)
4-Motivar sempre para não cair o interesse do aluno.
5-Levar em consideração os fatores AFETIVO-COGNITIVO-SOCIAL-PSÍQUICO dos alunos, suas individualidades,ao elaborar as atividades para que se atinja os objetivosmotivação,interesse, bom rendimento , aprendizado.
6-Horário interfere também:O sistema que controla a alternância entre o sono e a vigília é um complexo regulador que fica na base do cérebro, chamado pelos especialistas de núcleo supraquiasmático. É graças ao funcionamento dessa região que as pessoas sentem sono, fome, acordam sempre no mesmo horário e conseguem ter noção sobre se é dia ou noite mesmo sem saber que horas são. Mas esse sistema de percepção não é ajustado exatamente da mesma maneira para todas as pessoas nem para todas as faixas etárias. Sabe-se que mudanças hormonais e estímulos externos modificam o mecanismo do relógio biológico muitas vezes durante a vida.
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/hora-certa-aprender-467203.shtml
A investigação sobre o ensino tem revelado que os processos cognitivos dos alunos influenciam de forma determinante a sua aprendizagem. Com efeito, o professor pode ter um comportamento de ensino muito adequado (utilizando destrezas de ensino de modo eficaz) mas, por exemplo, se os alunos apresentarem níveis de atenção ou desmotivação reduzidos, certamente a sua aprendizagem será afetada.
Este livro convida-nos a uma reflexão sobre a complexidade das variáveis que intervêm no processo de ensino-aprendizagem, enfatizando a importância de alguns processos de pensamento dos alunos para a aprendizagem, bem como dos benefícios dos professores recorrerem a determinadas estratégias, no sentido de os potenciar.
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3-Dar oportunidade ao aluno para apresentar suas dúvidas, fazendo perguntas no decorrr da aula.(ex: você já viu algo parecido com esse movimento?você não entendeu porque?qual a dúvida?você conhece algum movimento parecido?poderia demonstrar?e por ai vai...)
4-Motivar sempre para não cair o interesse do aluno.
5-Levar em consideração os fatores AFETIVO-COGNITIVO-SOCIAL-PSÍQUICO dos alunos, suas individualidades,ao elaborar as atividades para que se atinja os objetivosmotivação,interesse, bom rendimento , aprendizado.
6-Horário interfere também:O sistema que controla a alternância entre o sono e a vigília é um complexo regulador que fica na base do cérebro, chamado pelos especialistas de núcleo supraquiasmático. É graças ao funcionamento dessa região que as pessoas sentem sono, fome, acordam sempre no mesmo horário e conseguem ter noção sobre se é dia ou noite mesmo sem saber que horas são. Mas esse sistema de percepção não é ajustado exatamente da mesma maneira para todas as pessoas nem para todas as faixas etárias. Sabe-se que mudanças hormonais e estímulos externos modificam o mecanismo do relógio biológico muitas vezes durante a vida.
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/hora-certa-aprender-467203.shtml
Ensinar Educação Física vai muito além de trabalhar as modalidades esportivasconvencionais, como o futebol, o basquete ou o vôlei. Saiba tudo sobre como trabalhar os esportes, claro, e a cultura corporal nas aulas, do 1º ano ao final do Ensino Médio. http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/
A investigação sobre o ensino tem revelado que os processos cognitivos dos alunos influenciam de forma determinante a sua aprendizagem. Com efeito, o professor pode ter um comportamento de ensino muito adequado (utilizando destrezas de ensino de modo eficaz) mas, por exemplo, se os alunos apresentarem níveis de atenção ou desmotivação reduzidos, certamente a sua aprendizagem será afetada.
Este livro convida-nos a uma reflexão sobre a complexidade das variáveis que intervêm no processo de ensino-aprendizagem, enfatizando a importância de alguns processos de pensamento dos alunos para a aprendizagem, bem como dos benefícios dos professores recorrerem a determinadas estratégias, no sentido de os potenciar.
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