- os indivíduos que têm uma degeneração neuronal ao nível da substância negra e uma baixa concentração de dopamina nesta estrutura e no corpo estriado apresentam o mal de Parkinson ou paralisia agitada.
- Muitos neurônios, que da substância negra se projetam para o corpo estriado utilizam a dopamina como seu neurotransmissor.
Assim, a doença de Parkinson parece ser decorrente de uma deficiência de dopamina a nível de corpo estriado. Essa doença passou a ser tratada satisfatoriamente com a droga Levedopa, que no organismo se transforma em dopamina e logo aumenta a quantidade desse neurotransmissor.
http://labs.icb.ufmg.br/lpf/revista/revista1/volume1_loucura/cap6.htm
- #PS: SUBSTÂNCIA NEGRA:
- É UM GRUPAMENTO DE NEURÔNIOS SITUADOS NA PARTE ANTERIOR DO MESENCÉFALO, ACIMA DA PONTE DE VARÓLIO, QUE SECRETA OU ELIMINA DOPAMINA(DOPAMINÉRGICOS).
- AS FIBRAS QUE PARTEM DESSE NÚCLEO SÃO ASCENDENTES , SUBINDO EM DIREÇÃO AO HIPOTÁLAMO(INSTINTOS), AO SISTEMA LÍMBICO(EMOÇÕES), AOS GÂNGLIOS DA BASE(MOTOR) E AO CÓRTEX(REGISTROS).
- A DOPAMINA TAMBÉM É ELABORADA NO STRIATUN(SISTEMA LÍMBICO), ELA É LIBERADA EM SENSAÇÕES PRAZEROSAS DE QUALQUER ESPÉCIE,
- ESTANDO TAMBÉM RELACIONADA AO USO DE DROGAS E TABAGISMO,
- EM ANIMAIS EXPERIMENTAIS, A DOPAMINA É LIBERADA QUANDO O ANIMAL RECEBE UMA RECOMPENSA APÓS TER EXCUTADO UMA TAREFA, SENDO QUE ELE VOLTA A REPETIR A TAREFA NOVAMENTE PARA SER RECOMPENSADO(A NÍVEL CEREBRAL).
- POR SER UM NEUROTRANSMISSOR INIBITÓRIO, A DOPAMINAESTÁ RELACIONADA AO CONTROLE DAS ORDENS MOTORAS PROVINDAS DO CÓRTEX MOTOR.(CONTROLE DOS MOVIMENTOS)...A SUA FALTA CAUSA O MAL DE PARKINSON
EXCESSO DE DOPAMINA
O EXCESSO DE DOPAMINA NAS SINAPSES LÍMBICAS CAUSA AS "MANIFESTAÇÕS QUÍMICAS" DA ESQUIZOFRENIA COM ALTERAÇÕES EMOCIONAIS, ALUCINAÇÕES, ALUCINAÇÕES EMOCIONAIS, POSTURA RÍGIDA ETC...
COMO ESTÁ RELACIONADA A SENSAÇÕES PRAZEROSAS HÁ EVIDÊNCIAS QUE A SUA FALTA OU DEFICIÊNCIA ESTÁ RELACIONADA OU ENVOLVIDA COM OS ESTADOS DEPRESSIVOS.
FALTA DE DOPAMINA
PODE CAUSAR:
- TREMORES,
- DEPRESSÃO,
- ESQUIZOFRENIA,
- MAL DE PARKSON
Nenhum comentário:
Postar um comentário