A radiculopatia cervical significa que a raiz de um nervo é comprimida ou danificada na área onde sai do cordão espinhal na região do pescoço (cervical).
Embora existam outras causas de radiculopatia, a artrose cervical é uma causa frequente.
As alterações degenerativas das articulações entre as vértebras e a formação de osteófitos provocam áreas de encolhimento que podem comprimir o nervo.
Outra causa é um prolapso do disco (sai do lugar).
Este dano também é chamado ‘hérnia de disco‘, mesmo se o disco não desliza em realidade. O que acontece é que uma parte da área interna mais macia do disco sai para fora (hérnia) através de uma lesão na parte externa do disco. O disco pressiona o nervo que passa entre duas vértebras.
Além de dor no pescoço, os sintomas de uma radiculopatia incluem:
Perda de sensibilidade (dormência),
Formigamento,
Dor,
Fraqueza no braço e na mão inervada pelo nervo.
Estes sintomas podem ser pior que a dor no pescoço.
Geralmente os sintomas são piores em um braço, mas podem afetar ambos os braços. A dor pode ser grave o suficiente para interferir com o sono.
As vértebras cervicais inferiores (C4-C5-C6-C7) são aqueles que podem causar dor no braço e mão.
A artrose cervical na parte superior do pescoço (C1-C2-C3), no entanto, pode causar sintomas na nuca e na cabeça até a testa.
O médico pode suspeitar de uma braquialgia com base nos sintomas. O exame físico pode detectar uma perda de sensibilidade (parestesia), força e reflexos na área do braço inervado pelo nervo afetado.
O exame mais indicado é a ressonância magnética que mostra se as raízes nervosas são comprimidas.
A hérnia de disco e a artrose dificilmente ocorrem juntos porque aos 55/60 anos o disco está desidratado e portanto não pode sair da substância do núcleo central.
Os osteófitos são os bicos ósseos que são formados com a artrose e podem pressionar o nervo causando dor intensa.
Uma protusão discal pode empurrar um osteófito para o nervo causando a redução do espaço disponível.
O problema é que uma excisão cirúrgica de remoção dos osteófitos não resolve o problema definitivamente dado que pode voltar depois de um tempo, portanto o cirurgião deve fazer uma operação mais ampla para liberar o nervo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário