Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Seguidores

VAMOS TREINAR?

Instagram

Translate

sexta-feira, 29 de abril de 2016

ARTROSE CERVICAL ou ESPONDILOSE CERVICAL

perda da lordose cervical

A artrose cervical ou espondilose cervical 

é a degeneração crônica das articulações e dos discos entre as vértebras do pescoço.


A inflamação das articulações cervicais e a dor são a conseqüência de anormalidades anatômicas da coluna vertebral.

artrose cervical, tonturas, dor, nervos

A artrose no pescoço é uma doença relativamente comum, caracterizada pelo desgaste das articulações cervicais ao longo do tempo.
Geralmente ocorre em idosos (com mais de 60 anos de idade) e pode causar vários sintomas como dor e rigidez no pescoço.

A coluna vertebral é composta de muitos ossos, chamados de vértebras, cada uma delas tem um buraco grande no centro. As vértebras são localizadas uma acima da outra, em maneira que os furos estão alinhados e formam o canal vertebral.
Este canal oferece proteção e espaço para a medula espinhal e os nervos que vão do cérebro para o resto do corpo. Cada vértebra conecta a vértebra superior e inferior através de dois tipos de articulações:

As facetas articulares em ambos os lados da coluna vertebral
O disco central.
Também existem pequenos buracos em cada lado da coluna vertebral, conhecidos como forame intervertebral.
Estes estão localizados entre duas vértebras adjacentes e permitem que os nervos saem do canal vertebral.
Com o tempo, o desgaste dos discos, articulações e ossos podem causar alterações degenerativas na coluna vertebral.
Essas alterações degenerativas podem incluir a redução da altura do disco, perda da cartilagem articular, formação de esporões ósseo (osteófitos) e espessamento do osso.

Este conjunto de mudanças é conhecido como artrose cervical. Com a progressão da artrose, o canal vertebral e o forame intervertebral podem diminuir. A conseqüência é que ossos podem pressionar sobre a medula espinhal e os nervos que provocam muitos sintomas.

Quais são as causas da artrose cervical ?

O envelhecimento é o fator mais importante para o desenvolvimento da espondilose cervical. Na maioria das pessoas com mais de 50 anos, os discos entre as vértebras tornam-se menos esponjosos e tem dificuldade em suportar o peso e o movimento da cabeça.
Os ossos e ligamentos são mais grossos e invadem o espaço do canal medular.
Outro fator poderia ser uma lesão anterior no pescoço.
As pessoas que realizam determinadas profissões ou esportes como ginastas ou outros atletas podem causar mais estresse no pescoço.
A má postura pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento de anormalidades na coluna que causam a espondilose cervical.

Quais são os sintomas da artrose cervical?

A artrose da coluna cervical pode ser assintomática durante anos, mas um movimento violento, um trauma ou manter uma posição errada pode causar inflamação das articulações da coluna vertebral.
Estes sintomas podem variar da leve a grave.

Os sintomas da artrose cervical podem ser:

1. Dor no pescoço:
O incômodo pode se espalhar aos ombros e a base do crânio. Os movimentos do pescoço podem agravar a dor.
A dor pode irradiar do braço para a mão e os dedos. Este fenômeno é causado pela irritação de um nervo que vai da medula espinhal do pescoço para o braço.
A dor tende a ir e vir quase de repente.

Pode ocorrer o aparecimento de uma dor intensa após um movimento incomum do pescoço, com um rasgo de um músculo do pescoço ou ligamento.
No entanto, uma dor súbita pode se desenvolver sem uma razão aparente. Algumas pessoas têm uma dor crônica (persistente).

A umidade e a mudança de pressão atmosférica (dois dias antes de chuva ou neve) aumentam a intensidade da dor e rigidez.

1.1 Rigidez do pescoço com forte limitação de todos os movimentos, especialmente de manhã por cerca de meia hora.

2. Distúrbios visuais ou zumbido.

3. Estalos durante os movimentos

4. A artrose cervical pode causar dor de cabeça. A dor de cabeça muitas vezes começa no pescoço apenas acima do pescoço e se estende até a parte superior da testa.

5. Pode haver uma sensação de alfinetadas e agulhadas em um braço ou uma mão, bem como formigamento e fraqueza. Estes sintomas são causados pela compressão de um nervo espinhal entre uma vértebra e outra.
Os sintomas dos nervos do pescoço são típicos de uma discopatia que provoca uma forte pressão sobre um nervo. Esta doença é chamada de radiculopatia cervical ou nevralgia cervicobraquial porque afeta o plexo braquial (nervos do pescoço).

6. Ocasionalmente, a falta do toque, a astenia (fraqueza) das pernas ou incontinência ocorre quando uma vértebra ou disco pressionam a medula espinhal. Este problema é chamado de ‘Mielopatia cervical’. É importante relatar esses sintomas a um médico

Vertigem de origem cervical

A tontura que se origina do pescoço representa um diagnóstico difícil porque não existe nenhum exame diagnóstico para confirmar que a artrose cervical é a causa da tontura.
Se o paciente tem dor no pescoço e todas as doenças que causam tonturas foram excluídas, o médico prescreve um tratamento para a coluna cervical.
Este tipo de tontura se agrava durante os movimentos da cabeça ou depois de manter uma determinada posição por um longo tempo.
As vertigens começam geralmente depois da dor no pescoço e podem ser acompanhadas por dores de cabeça.
Muitas vezes a tontura diminui quando ocorre a redução da dor cervical. Os sintomas geralmente duram de alguns minutos a algumas horas e não são incapacitantes.

O médico deve excluir a labirintite que é outra causa de tontura, mas é muito mais grave, na verdade o paciente por alguns dias está tão mau que não pode se levantar da cama.

Outra possível causa é a aterosclerose onde é necessário fazer a Ultrassonografia com Doppler colorido das artérias carótidas para excluir uma origem circulatória
.
O tratamento deste tipo de vertigem

é o tratamento para a artrose cervical, em particular os exercícios mckenzie, massagem terapêutica e a correção da postura.

Nenhum comentário:

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!
Índice De Massa Corpórea

SALVE O PLANETA

SALVE O PLANETA
Preserve o meio-ambiente!...Clique na Imagem!