Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Seguidores

VAMOS TREINAR?

Instagram

Translate

terça-feira, 5 de julho de 2011

DANÇA X DESENVOLVIMENTO FÍSICO, PSIQUICO, AFETIVO, SOCIAL!






-A DANÇA DESENVOLVE A PERSONALIDADE, AFETIVIDADE, SOCIALIZA  A CRIANÇA NO TRABALHO EM GRUPO, GERA DISCIPLINA, ESPÍRITO DE COOPERAÇÃO, CRIATIVIDADE, ESTIMA, VALÊNCIAS FÍSICAS COMO A COORDENAÇÃO, AGILIDADE, FLEXIBILIDADE,TODO O DESENVOLVIMENTO NEURO-MUSCULAR, ESTIMULA A COGNIÇÃO LEVANDO AO DOMÍNIO DA LATERALIDADE, COMPREENSÃO ESPAÇO-TEMPO, QUANTIDADE...

A dança é uma forma de expressão corporal. Por meio de coreografias, os alunos aprendem a interpretar gestos e a conhecer diferentes ritmos. Todo esse aprendizado deve fazer parte do planejamento da Educação Física, como preveem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) - assim como os esportes, as lutas e a ginástica.

Para realizar um bom trabalho, é importante ir além da velha e conhecida fórmula: mostrar à turma uma coreografia pronta, ensaiá-la e apresentá-la. "Quando as danças são trazidas para a Educação Física, deve haver um estudo sobre elas", explica Marcos Garcia Neira, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Mais do que colocar a turma para se mexer, é preciso refletir sobre os diferentes tipos de dança, apresentar novos gêneros e permitir que os alunos criem passos próprios. "Cabe à disciplina proporcionar experiências que viabilizem práticas significativas com as danças presentes no universo cultural próximo e afastado", aponta o artigo As Danças Folclóricas e Populares no Currículo de Educação Física: Possibilidades e Desafios, escrito por Neira e pela professora Silvia Pavesi Sborquia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ou seja, é preciso extrapolar o que é conhecido pelas crianças, aproveitando suas vivências para apresentar novas referências.

Quatro etapas não podem ser esquecidas: mapeamento, aprofundamento, ampliação e ressignificação (veja a sequência didática). Veja como colocá-las em prática a seguir.http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/quatro-etapas-trabalhar-dancas-educacao-fisica-608046.shtml

A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal. Ela aparece em duas formas: a teatral e a social. No primeiro caso, é executada num palco, tendo como estilos principais o medieval e o balé (clássico, moderno e contemporâneo). No outro, ela é praticada ao ar livre ou em clubes de baile. Nesse grupo estão os gêneros populares - como o frevo, o forró, o carimbó etc. - e as danças de salão, do ventre e de rua. Nos dois casos, os passos cadenciados são acompanhados de música e transmitem sensações e sentimentos por meio de um conjunto ordenado (teatral), chamado coreografia. http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/corpo-movimento-aprendizagem-514704.shtml

Nenhum comentário:

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!
Índice De Massa Corpórea

SALVE O PLANETA

SALVE O PLANETA
Preserve o meio-ambiente!...Clique na Imagem!