-A CRIANÇA APRENDE DO MAIS FÁCIL PARA O MAIS COMPLEXO!
-O PAPEL DO PROFESSOR É SABER LIDAR COM ESSES CONFLITOS QUE APARECEM QUANDO O CONHECIMENTO NOVO, PROBLEMA OU ATIVIDADE A SEREM ASSIMILADOS, SOLUCIONADOS OU EXECUTADOS NÃO SÃO SUPERADOS PELA CRIANÇA!
-DIANTE DO NOVO, A CRIANÇA TENDE A ASSIMILÁ-LO, A INCORPORÁ-LO A SI, USANDO, PORÉM, SEUS ESQUEMAS, SEUS RECURSOS MOTORES E MENTAIS JÁ ADQUIRIDOS.
-ATRAVÉS DE UM INSTRUMENTAL PRÉ-EXISTENTE, OU SEJA, O CONHECIMENTO ATUAL(MENTAL OU MOTOR),MAIS RECENTE, ISTO, É O QUE JÁ É CONHECIDO, ASSIMILADO, A CRIANÇA PODERÁ APRENDER OUTRAS NOVIDADES, AS QUAIS SÃO TAMBÉM DENOMINADAS DE DESEQUILÍBRIOS, COISAS INUSITADAS OU DESCONHECIDAS A SEREM INSERIDAS NO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM NUMA ESCALA EVOLUTIVA É CLARO,POIS DO CONTRÁRIO, QUANDO FALTA ALGO IMPORTANTE PARA UM PRÓXIMO PASSO FUTURO, QUANDO FALTA ALGO QUE AINDA NÃO SE CONSTRUIU NA FORMA MENTAL OU MOTORA, O RESULTADO SERÁ O FRACASSO, NÃO HAVERÁ APRENDIZAGEM!
-ENTÃO, O PAPEL DO PROFESSOR, SEJA QUAL FOR A DISCIPLINA, "INCLUINDO A EDUCAÇÃO FÍSICA", É CRIAR NO ALUNO CONDIÇÕES, INSTRUMENTOS MENTAIS E MOTORES PRÉVIOS À ATIVIDADE PROPOSTA À SEGUIR, AFIM DE QUE O MESMO POSSA SOLUCIONAR, ENTENDER OU ASSIMILAR O CONHECIMENTO NOVO PROPOSTO, O DESCONHECIDO, O DESEQUILÍBRIO QUE IMPLICA EM INCORPORAR NO QUE JÁ SE APRENDEU ALGO NOVO, DIFERENTE, MAIS COMPLEXO.
AS CONTRADIÇÕES QUE SE SEGUEM AO DESEQUILÍBRIO SÓ SERÃO SUPERADAS SE SE A CRIANÇA PUDER ESTABELECER UMA LIGAÇÃO ENTRE O CONHECIDO E O DESCONHECIDO, O VELHO E O NOVO, A SITUAÇÃO ANTERIOR COM A ATUAL. CASO CONTRÁRIO, SE INSISTIR EM ENSINAR ALGO NOVO QUE A CRIANÇA NÃO TENHA TIDO UMA CONSTRUÇÃO PRÉVIA,HAVERÁ O FRACASSO E FRUSTRAÇÃO, MAS ELA CONSTRUIRÁ POR SUA CONTA AQUILO QUE LHE FALTA PARA DAR CONTA AO PROBLEMA, QUE É INCORPORAR O NOVO QUE SURGIU, ISTO É, TORNAR CONHECIDOO QUE LHE ERA DESCONHECIDO...
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