Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Seguidores

VAMOS TREINAR?

Instagram

Translate

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

ALONGAMENTO PRÉ-TREINO DE HIPERTRFIA É RUIM?

Durante muito tempo, o praticante de musculação era considerado encurtado, com hipertonia, hipertrofia supra fisiológica. É claro que esse cara será travado, certo? Bom, hoje sabemos que a musculação é sim capaz de manter ou aumentar o nível de flexibilidade em indivíduos destreinados, mas jamais irá ocorrer o oposto, que seria perder a flexibilidade por conta de treino de musculação.

Alguns indivíduos têm, por condição genética, uma melhor elasticidade do que outros (mas genética é assunto para outro texto). “Mas e eu professor, devo treinar minha flexibilidade?”. Absolutamente. Não me venha como papo de que você é o Van Damme e pode abrir espacate, porque, se puder, nem precisa alongar mesmo!
 
Entenda que quanto mais encurtado, mais desequilíbrio você causa em seu físico, e são estes erros posturais que podem lhe acarretar lesão e descompensação de funções no seu corpo.

Apenas um exemplo para você entender: imagine que seus isquiotibiais (músculos de trás das coxas) estão encurtados a ponto de você não conseguir tocar nem as pontas dos dedos no solo. Imagine também que seu quadríceps está tão encurtado que você mal consegue segurar seu pé ao dobrar a perna, ou pior (por favor, faça esse teste), ao tentar sentar em uma cadeira e cruzar a perna formando um quadrado com o joelho dobrado na altura do joelho de apoio, você também não consegue sem a ajuda das mãos. Se todas essas alternativas ocorrerem, isso significa que seu glúteo está MUITO encurtado. E, qual o problema disso tudo? Bom, sabe aquela dorzinha no joelho que você sente? Então, pode ser uma patela alta e lateralizada (comum em hipertrofiados supra fisiológicos). E sabe aquela dorzinha na lombar? Pode ser a sua retroversão pélvica que teve origem em uma série de encurtamentos.

Essa série de fatores pode impossibilitar seu desenvolvimento, simplesmente, por você não poder treinar em um determinado período de tempo por conta de uma dor que esses desvios podem lhe causar. Além disso, é importante lembrar que músculo alongado é mais forte e pode hipertrofiar ainda mais, acredite.

Bom, agora que já te convenci a alongar, a questão é: quando e como devo fazer isso? Agora, começa a parte polêmica. Vou falar a minha opinião e, provavelmente, algumas pessoas podem discordar, mas isso é bom, porque toda verdade absoluta é burra!

Um BREVE ALONGAMENTO (simplesmente puxar o músculo suavemente, sem grandes resistências e por alguns segundos apenas), antes de treinar, deve ser feito a fim de evitar lesões e preparar seu músculo para o treino de força, que nada mais é do que o alongamento forçado com carga.

Entenda como é contraditório quando alguém diz que não se deve alongar antes de treinar. Já parou para pensar no que acontece em um treino de musculação?

Imagine você frio, chegando para treinar costas, considerando que sua dorsal é quase a do Dorian Yates, só que não. Você vai lá pra barra fixa com seus 95kg de peso corporal, pendura na barra, sai lá de baixo e puxa até o encurtamento máximo possível e a barra quase toca seu peito, e depois, na segunda repetição, você desce até em baixo e o peso do seu corpo todo faz um tremendo alongamento forçado no seu grande dorsal (romboides, redondos e etc.). E então, ‘trec’. Tome um belo de um estiramento e ruptura parcial (isso se você tiver sorte).

Concorda, agora, que é uma maneira profilática muito interessante? Se questione se você já sofreu alguns estiramentos e lesões musculares, se realmente alongamento pré-treino é ruim.  Agora, concordo plenamente que TREINO DE FLEXIBILIDADE (alongamento ativo, passivo, forçado de longos minutos e repetidas séries) é contra produtivo logo antes do treino de força, porque você vai perder um pouco da capacidade de contração mais vigorosa (vai mexer como fuso muscular).

Então, quando o professor fala: “cuidado com alongamento antes da musculação”, realmente, ele tem uma parcela de razão. Eu mesmo já falei pra muita gente, mas agora estou revendo isso, aprendendo, sempre.

Nenhum comentário:

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!
Índice De Massa Corpórea

SALVE O PLANETA

SALVE O PLANETA
Preserve o meio-ambiente!...Clique na Imagem!