Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Seguidores

VAMOS TREINAR?

Instagram

Translate

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CONTRAÇÃO ISOCINÉTICA

Contração isocinética: 

Significa "de movimento constante" (iso, igual ou constante, e cinética, de movimento). É bastante semelhante a contração concêntrica, ou dinâmica, sendo que a diferença está na tensão exercida, igual durante toda a amplitude do movimento. 

Para explicar melhor, temos que esclarecer que as atividades que geram os outros tipo de contração não produzem a mesma resistência ao longo de todo o movimento, favorecido pela força de alavanca mais em certos ângulos do que em outros.


Na contração isocinética a mesma força é aplicada em todo o curso do movimento. Aparelhos de musculação especiais são uma das formas de treinar isocineticamente.
Por exemplo, ao fazer barra, o início do movimento, quando os braços estão esticados, exige bem mais esforço do que do meio em diante. Isto é importantíssimo para compreender as formas corretas de realizar os movimentos dos exercícios, principalmente de musculação. 

Aliás, na seção Musculação, ao falarmos da "roubada", que é a gíria para designar certos arranques e descontinuidades no movimento ao trabalhar com pesos, remetemos o leitor a presente seção para melhor compreensão do assunto. 

Aqui fazemos a recíproca, ou seja, sugerimos ver, em Musculação, como são aplicados os conhecimentos sobre as contrações.


Bem, voltando as contrações isocinéticas, devemos mencionar que são a forma teoricamente ideal de treinar os músculos, pois a solicitação é plena em todo o curso do movimento. Porém as possibilidades de realizar contrações de forma isocinética são limitadas aos seguintes recursos: natação e hidroginástica, utilização de aparelhos de musculação isocinéticos e certos exercícios típicos de artes marciais, em que os movimentos são realizados com concentrado esforço em toda a amplitude. Exercícios com elásticos também podem ser isocinéticos, ou pelo menos quase isocinéticos.
Stefan Semenoff



                                             


Nas contrações isocinéticas, o músculo se contrai e encurta, em velocidade constante. 

  • Uma contração isotônica é diferente de uma contração isocinética, porque, geralmente, é mais lenta no início.
  • Para este treinamento, é preciso equipamento especial que detecta quando um músculo está acelerando, e aumenta a carga para desacelerá-lo, novamente.


Vantagens: Os músculos ganham força, uniformemente, por toda a extensão do movimento. É o caminho mais rápido para aumentar a força muscular.



Desvantagem: O equipamento é muito mais caro, dificultando sua aquisição, pelas academias.

            Contrações excêntrica e concêntrica.

A contração concêntrica ocorre quando um músculo encurta de comprimento e desenvolve tensão, ex.: o movimento ascendente de um haltere, no exercício de rosca direta. 


Contração excêntrica envolve o desenvolvimento de tensão, enquanto o músculo está sendo estendido, por exemplo: o movimento descendente de um haltere em um exercício de rosca bíceps.

Movimentos excêntricos recrutam mais fibras rápidas.


Uma pesquisa, relatada no "Journal of Sports Science, 20 (2), p83-91", investigou a diferença nos padrões de ativação entre as contrações excêntrica e concêntrica, no quadríceps. Os pesquisadores mediram a quantidade de atividade muscular como revelado através de eletromiografia (EMG) e da freqüência média do sinal EMG. Como regra geral, quanto maior o registro do sinal EMG, mais fibras musculares estão sendo recrutadas, já que a freqüência do sinal indica o quão rápido elas estão sendo recrutadas. A pesquisa demonstrou que uma freqüência EMG maior significa maior rapidez no recrutamento das fibras.
Eles descobriram que o sinal EMG total foi maior durante a fase concêntrica, sugerindo que fibras musculares são mais activas neste momento, enquanto a média da freqüência do sinal EMG foi maior durante a fase excêntrica, indicando mais fibras rápidas estão sendo solicitadas, neste momento. Eles concluíram que, durante uma contração excêntrica máxima total, há menos recrutamento total de fibras musculares, com fibras de contração muscular rápida sendo recrutadas, preferencialmente, enquanto que, durante uma contração concêntrica máxima, todas as fibras musculares são utilizadas.
Esta descoberta é importante para os atletas, pois a pesquisa sugere que, se você quiser trabalhar as fibras de contração muscular rápidas, os movimentos de contração excêntrica são mais úteis do que os de contração concêntricas.
Exercícios pliométricos , que envolvem movimentos de alta força excêntrica, seriam particularmente úteis, para este fim. Um bom exemplo é o salto profundo, que envolve saltos de cima de uma caixa, dobrando os joelhos e quadris, para controlar a aterragem suave e, em seguida, pulando para cima novamente. Alguns atletas também podem desejar realizar exercícios usando apenas a força excêntrica. Isto, significa que terão que ser capazes de focar somente as fibras rápidas, executando menos trabalho total, tornando o treino, potencialmente, mais eficiente. Será necessário um amigo ou técnico, para ajudá-lo em cada fase concêntrica, deixando o atleta completar o esforço, de cada fase excêntrica, sozinho.
O Ataque Retardado da Dor Muscular (D.O.M.S. em inglês).
A dor muscular que ocorre cerca de 24 a 48 horas, após um exercício intenso, geralmente envolve contrações excêntricas. Isso causa aumento na pressão intracelular que irrita as terminações nervosas, produzindo inchaço e dor local. A dor pode ser uma indicação da adaptação do potencial muscular a seguir, mas se persistir ou debilitar, pode significar treinamento exagerado ou grandes danos nos tecidos musculares. Um aquecimento e um resfriamento adequados, no início e fim do treino, podem ajudar a evitar ou reduzir o A.R.D.M. (D.O.M.S.).

BLOG:http://correrparaperder.blogspot.com.br/2010_03_29_archive.html
Fonte: http://www.brianmac.co.uk/mustrain.htmFoto:http://www.performbetter.com/ImagesProducts/6689PS.jpg

Nenhum comentário:

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!
Índice De Massa Corpórea

SALVE O PLANETA

SALVE O PLANETA
Preserve o meio-ambiente!...Clique na Imagem!