Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Seguidores

VAMOS TREINAR?

Instagram

Translate

domingo, 22 de novembro de 2015

TREINAMENTO FUNCIONAL

  Resultado de imagem para fotos de treinamento funcional na praia

  

Resultado de imagem para fotos de treinamento funcional na praia Resultado de imagem para fotos de treinamento funcional na praia Resultado de imagem para fotos de treinamento funcional na praia

A ginástica funcional é a maneira mais simples e fácil para perder peso, pois usa movimentos do cotidiano para queimar as calorias indesejadas.

Os adeptos da ginástica funcional têm aumentado a cada dia graças aos resultados positivos que vêm surgindo. Ela usa movimentos do cotidiano para dar equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência aos seus praticantes, além de fazer com que percam aqueles quilinhos indesejáveis. Gostou? Então conheça melhor a ginástica funcional para começar a praticá-la agora mesmo! 

Benefícios do Treinamento Funcional


A ginástica funcional provê inúmeros benefícios aos seus adeptos, que já podem senti-los após o primeiro treino. Com o uso de ações do dia-a-dia como agachar para varrer embaixo da cama ou para encerar o chão, pendurar um quadro na parede, dar banho no cachorro ou até carregar um bebê são simuladas no treinamento funcional. Você pode nem imaginar, mas esses exercícios mexem com vários músculos ao mesmo tempo e, se forem feitos repetidamente, melhoram o seu condicionamento e, consequentemente, ajudam na perda de peso.

Quando movemos com mais frequência as nossas fibras musculares, há um aumento dos batimentos cardíacos, o que leva à elevação da queima de calorias. Assim, o metabolismo se mantém acelerado mesmo após o término do treino.

Ela é também de grande importância para os atletas, que a utilizam para ganhar equilíbrio, força e agilidade nos movimentos. Então, os jogadores de basquete, por exemplo, recebem empurrões na hora de jogar a bola à cesta para conseguirem se equilibrar em um dia de jogo comum. Por outro lado, os jogadores de futebol usam essa ginástica para ganharem agilidade na hora do drible e força na hora do chute.

Os idosos podem fazer a ginástica funcional sem medo, pois ela contribui para que os seus movimentos sejam mais coordenados e ágeis, principalmente naqueles que desenvolvem doenças como o Mal de Parkinson e o de Alzheimer.

Sendo assim, a ginástica funcional veio para ficar porque pode ser realizada por quaisquer pessoas e em quaisquer lugares. Basta ter disciplina e disposição para começar. E se o seu objetivo for emagrecer com ela, não se esqueça de manter uma alimentação saudável e balanceada.


treinamento-funcional  

  

  

  

 Resultado de imagem para fotos de treinamento funcional na praia 

 Os treinamentos funcionais vêm ganhando as academias e sendo praticados pelos mais variados tipos de atletas. Principalmente por promover uma melhora no condicionamento físico, além de ser um ótimo exercício tanto para a prevenção como para a recuperação de lesões.

Esse tipo de treinamento surgiu nos Estados Unidos há alguns anos, mas somente agora vem ganhando espaço no Brasil. Ele abrange exercícios fundamentais ao corpo humano, como empurrar, agarrar, girar, lançar, entre outros.

Esse tipo de treinamento envolve coordenação motora especifica, especialmente no controle do sistema musculoesquelético. É uma forma de melhorar os seu desempenho, seja na parte esportiva ou estética. O ponto forte desse tipo de treino é que além de melhorar o condicionamento físico garante a perda de gordura corporal e a definição e manutenção da massa magra corporal.

O treinamento funcional traz vários benefícios, como a melhora no teor de colesterol e açúcar no sangue. Além da melhora na postura, diminuição das lesões, melhoria no desempenho atlético, aumento na resistência cardiovascular e muscular, melhor  flexibilidade corporal, entre outros.

A característica principal dessa modalidade é a integração do movimento corporal. Através de sessões de mobilidade e estabilidade, o corpo trabalha sob grande impacto, principalmente na área do tronco e da musculatura abdominal, os quais devem dar sustentação ao corpo.

Caso o praticante queira além de ganhar condicionamento físico, também à hipertrofia muscular, ele deverá recorrer a variados tipos de treino, como por exemplo, extensores do quadril, estabilização do tronco e dos ombros, mobilização do quadril, entre outros.

Para as pessoas que queiram iniciar essa modalidade, é necessário ter o acompanhamento de um profissional da educação física que tenha grande conhecimento nesse tipo de esporte. Além disso, é necessário uma avaliação física com um médico para ver se o esportista poderá praticar tais exercícios.
No inicio é importante que esse esportista comece com um período de adaptação, ou seja, com exercício do corpo inteiro, a partir dos músculos motores primários, indo para os sinergistas, todos intercalados com exercícios para o abdômen. Especialistas indicam no mínimo seis semanas de adaptação, para que os tendões e ligamentos estejam protegidos.

Durante as primeiras semanas de treino, faça 20 repetições, com o intuito de treinar o cérebro, que gravará a imagem do exercício na memória. Intercale a semana com descansos ou exercícios aeróbicos.

É indicado que você faça 2 séries de 20 movimentos, com um descanso curto de 20 segundos, durante quatro ou seis semanas, nas segundas, quartas e sextas. O exercício aeróbico como o descanso vai depender do condicionamento físico do praticante, eles ficariam para os outros dias da semana.

Muitos exercícios durante a adaptação ou após esse período podem ser feitos com o peso do próprio corpo, cabos, pesos, bolas, elásticos, entre outros.  Na sua maioria os exercícios são motivacionais, fazendo com que o praticante emprenha-se e dedique-se ao treino.

OUTRA DEFINIÇÃO

  

Resultado de imagem para fotos de treinamento funcional na praia  Resultado de imagem para fotos de treinamento funcional na praia

O que exatamente é treinamento funcional? Como aplicá-lo? Para que serve? Ele substitui ou complementa a musculação?
Essas são dúvidas constantes para a maioria das pessoas que treinam — e também para boa parcela dos profissionais do fitness. Bem, vamos lá. O treinamento funcional é uma modalidade similar à musculação, que pode utilizar os aparelhos tradicionais de peso ou não. Existem alguns equipamentos específicos, também, para o treinamento funcional. Como bolas, elásticos, escadas, kettlebells e outros.
Mas para que serve? O treinamento funcional, por definição, é um treinamento que vai lhe deixar pronto para as necessidades da vida diária. Então, se você for um atleta, irá prepará-lo para o seu esporte; se costuma cuidar da casa, irá ajudá-lo na execução das tarefas domésticas e lhe deixar fisicamente bem, além de, claro, auxiliá-lo a alcançar o objetivo que deseja, seja hipertrofia, força, definição, emagrecimento ou qualquer outro aspecto. Resumindo, o treinamento funcional é uma ferramenta para alcançar seu objetivo.

“Agora, por que o treinamento funcional é melhor ou pior que a musculação?”, você pode perguntar. A grande diferença é que o treinamento funcional engloba uma série de aspectos que visam desde a saúde da sua articulação, até a velocidade dos resultados. Os exercícios funcionais trabalham, em sua maioria, movimentos que englobam todo o corpo (onde ocorre uma ativação de diversas musculaturas da forma mais natural possível) e que se aproximam ao máximo dos executados no dia a dia.

* EX: Vamos figurar: um lutador de sumô empurra o seu oponente estando em pé. Portanto, em vez de treinar essas musculaturas deitado em um banco de supino, o treinamento funcional colocaria ele para trabalhar na mesma posição (em pé) usando, por exemplo, um par de elásticos.

Por conta da grande variedade de exercícios que o treinamento funcional trabalha, é possível elaborar diversos tipos diferentes de treinos, fugindo um pouco da monotonia de executar sempre exercícios em máquinas e trabalhando as mesmas musculaturas de diversos ângulos. Assim, muitas vezes o treino funcional acaba sendo mais efetivo e mais interessante.


Nenhum comentário:

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!
Índice De Massa Corpórea

SALVE O PLANETA

SALVE O PLANETA
Preserve o meio-ambiente!...Clique na Imagem!