Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Seguidores

VAMOS TREINAR?

Instagram

Translate

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

CONDICIONAMENTO FÍSICO E LONGEVIDADE

  

Resultado de imagem para foto de pessoa fazendo aerobico  Resultado de imagem para foto de pessoa fazendo aerobico

Resultado de imagem para foto de pessoa fazendo aerobico Resultado de imagem para foto de pessoa fazendo aerobico Resultado de imagem para foto de pessoa fazendo aerobico

Resultado de imagem para foto de pessoa fazendo aerobico

O condicionamento físico nada mais é do que o estado de saúde relacionado à saúde física. Ele diz respeito à forma como o seu coração, vasos sanguíneos, pulmões e músculos têm de resistir às tarefas diárias e ocasionais.

É relativo, também, aos desafios físicos inesperados e às situações de mínimo de cansaço e desconforto. Refere-se ao quanto de reserva de energia torna-se necessária para as tarefas que deseja realizar.

A busca por um bom condicionamento físico deve ser contínua e permanente. Foto: Shutterstock
A busca por um bom condicionamento físico deve ser contínua e permanente. Foto: Shutterstock
Estar bem condicionado fisicamente não demanda atividade física intensa, desgastante ou exercícios monótonos. Para obter um bom condicionamento físico,você precisa apenas manter periodicidade na prática de exercícios.

Busca pelo condicionamento físico

A busca por um bom condicionamento físico deve ser contínua, sendo promovida ao longo dos anos para a obtenção de uma condição de vida saudável.

Se você fizer apenas um programa com duração de 10 a 12 semanas, por exemplo, este não trará benefícios eternos. Com o tempo, tudo o que você conquistou em termos de condicionamento físico, estará perdido se você parar de se exercitar.

Você sabe quais os fatores relacionados a saúde e que compõem um bom condicionamento físico? Dentre eles, estão a capacidade aeróbia (a capacidade de o corpo captar e utilizar o oxigênio para produzir energia), a capacidade muscular (a força e a resistência de seus músculos), a composição corporal (a relação entre a quantidade de tecido adiposo e a de outro tecido no seu corpo) e a flexibilidade (a capacidade de flexionar as articulações e os músculos por meio de uma série de movimentos).

Benefícios à saúde

Pode-se dizer que o conceito de condicionamento físico está diretamente relacionado a uma pessoa afastada do sedentarismo, podendo, a partir daí, elencar uma série de benefícios à saúde quanto se está em dia com ele.

Um bom condicionamento físico diminui a frequência cardíaca em repouso (período em que a pessoa está descansando, seja sentada, almoçando ou deitada). Um exemplo é quando uma pessoa tinha a frequência cardíaca de 90 batidas por minutos e, após iniciar uma atividade física, a frequência reduz para 70. São economias de batimentos do coração ao final de 24 horas, ou de 365 dias, partindo para o resto da sua vida.

Em segundo lugar, a pressão arterial diminui, porque há uma melhora significativa no fluxo sanguíneo e, por consequência, na contração do coração. Também ocorre um melhor retorno venoso e há melhora, inclusive, com relação à diminuição da resistência periférica, uma vez que os vasos sanguíneos tornam-se mais elásticos e limpos de gordura, facilitando a circulação do sangue.

Outro aspecto positivo relacionado ao condicionamento físico, diz respeito às taxas de colesterol e gordura. A prática de exercícios faz com que a gordura seja usada como fonte de energia, diminuindo assim o seu peso corporal e o colesterol.

Além disso, o coração passa a se contrair melhor e a distribuir com maior eficácia o sangue para o corpo. O número de mitocôndrias aumenta, o que é bastante positivo, pois este elemento presente em nossas células é que usa o oxigênio, transformando os nutrientes em energia para o corpo.

Nenhum comentário:

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!

VEJA SEU IMC-Clique na imagem!
Índice De Massa Corpórea

SALVE O PLANETA

SALVE O PLANETA
Preserve o meio-ambiente!...Clique na Imagem!